02/11/21

Ambiente e Ecologia - O aquecimento global fez com que eventos extremos de degelo na Gronelândia fossem mais frequentes e intensos nos últimos 40 anos, aumentando o nível do mar e o risco de inundações, avança a Europa Press.


«Gronelândia: Quantidade de gelo derretido na última década é suficiente para cobrir o Reino Unido

O aquecimento global fez com que eventos extremos de degelo na Gronelândia fossem mais frequentes e intensos nos últimos 40 anos, aumentando o nível do mar e o risco de inundações, avança a Europa Press.

Só na última década, 3,5 biliões de toneladas de gelo derreteram da superfície da ilha e fluíram para o oceano, de acordo com um novo estudo das universidades britânicas de Leeds e Lancaster.

Esta quantidade de gelo derretido é suficiente para cobrir todo o Reino Unido em cerca de 15 metros de água, ou cobrir toda a cidade de Nova Iorque com cerca de 4.500 metros, segundo a pesquisa.

O novo estudo é o primeiro a utilizar dados de satélite para detetar esse fenómeno, conhecido como escoamento da camada de gelo, do espaço.

As descobertas, publicadas na Nature Communications, revelam que o escoamento da água de degelo na Gronelândia aumentou 21% nas últimas quatro décadas e tornou-se 60% mais irregular de um verão para o outro.

O autor principal, Thomas Slater, investigador do Centro de Modelagem e Observação Polar da Universidade de Leeds, sublinha que “como vimos em outras partes do mundo, a Gronelândia também é vulnerável a um aumento de eventos climáticos extremos”.

“À medida que o nosso clima aquece, é razoável esperar que eventos extremos de degelo na Gronelândia ocorram com mais frequência – observações como essas são um passo importante para nos ajudar a melhorar os modelos climáticos e prever melhor o que acontecerá neste século”, acrescentou.

O estudo, financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA), no âmbito do seu projeto Polar + Surface Mass Balance Faasibility, utilizou medições de missão do satélite CryoSat-2 da ESA.

A pesquisa mostra que na última década (2011 a 2020), o aumento do escoamento da água de degelo da Gronelândia elevou o nível do mar global em um centímetro.

Um terço desse total surgiu em apenas dois verões quentes (2012 e 2019), quando as condições meteorológicas extremas levaram a níveis recordes de derretimento do gelo nunca vistos nos últimos 40 anos.

O aumento do nível do mar causado pelo derretimento do gelo aumenta o risco de inundações para as comunidades costeiras em todo o mundo e perturba os ecossistemas marinhos do Oceano Ártico, dos quais as comunidades indígenas dependem para se alimentar. Pode ainda alterar os padrões de circulação oceânica e atmosférica, que afetam as condições climáticas em todo o planeta.

Na última década, o escoamento da Gronelândia foi em média de 357 mil milhões de toneladas por ano, com pico de 527 mil milhões de toneladas de gelo derretido em 2012 , quando mudanças nos padrões atmosféricos fizeram com que um ar excecionalmente quente assentasse sobre grande parte da camada de gelo.

Este número foi mais do que o dobro do escoamento mínimo de 247 mil milhões de toneladas ocorrido em 2017. As mudanças estão relacionadas com eventos climáticos extremos, como ondas de calor, que se tornaram mais frequentes e são atualmente uma das principais causas da perda de gelo da Gronelândia, devido ao escoamento que produzem.» in https://multinews.sapo.pt/noticias/gronelandia-quantidade-de-gelo-derretido-na-ultima-decada-e-suficiente-para-cobrir-o-reino-unido/

(O mistério da água da Gronelândia)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover