15/09/20

História e Arqueologia - Uma máscara de terracota do rosto do deus grego Dioniso foi encontrada num sítio arqueológica na Turquia.


«Encontrada máscara de Dioniso, deus grego das festa e do vinho, com 2.400 anos

Uma máscara de terracota do rosto do deus grego Dioniso foi encontrada num sítio arqueológica na Turquia. Esta era usada como uma forma de homenagear o deus.

Uma equipa de arqueólogos encontrou na antiga acrópole de Daskyleion, na Turquia, uma máscara de terracota do rosto de Dioniso, datando de há quase 2.400 anos. Dioniso era o deus grego dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insanidade, do teatro e dos ritos religiosos.

A máscara fornece uma nova perspetiva sobre os rituais, alimentos e outros aspetos dos povos antigos que viviam nesta área do ocidente turco. As ruínas de Daskyleion foram encontradas em 1952. A partir de 2012, os arqueólogos focaram a sua atenção na área da acrópole, onde já foram descobertos um palácio e um local de rituais religiosos, escreve o portal Ancient-Origins.

Já em 2018, foi encontrado um edifício com ferramentas relacionadas com a cultura culinária e hábitos alimentares dos antigos lídios, quase como uma espécie de cozinha. Foi precisamente neste local onde agora a equipa de arqueólogos encontrou a máscara de Dioniso.

Os investigadores disseram ao Daily Sabah que a cozinha era provavelmente “votiva” e usada para rituais ligados ao deus grego. O líder da escavação arqueológica, Kaan Iren, explicou ainda que as lendas gregas mencionam o uso de máscaras como uma forma de homenagear o deus Dioniso, porque permitiam que as pessoas se libertassem de “desejos secretos e arrependimentos ocultados”.

Dioniso tinha uma natureza dupla. Por um lado, trouxe alegria e êxtase divino. Por outro, o seu lado mais escuro, incluía uma raiva brutal e cegante. Juntas, essas duas faces de Dioniso refletiam a dualidade da natureza do vinho.

Ainda no ano passado, uma equipa de arqueólogos italianos encontrou uma cabeça de enormes dimensões e em mármore de Dioniso. O achado foi descoberto em Roma e tem mais de 2.000 anos.» in https://zap.aeiou.pt/encontra-mascara-baco-deus-grego-345416

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover