10/05/11

Ambiente e Ecologia - Mississipi pode enfrentar piores cheias em cem anos!




«Mississipi pode enfrentar piores cheias em cem anos


A água já ultrapassou os níveis das cheias de 1937 e teme-se agora que quebre o recorde de 1927. Do exército aos presos, todos trabalham para o mesmo fim.



Em New Madrid, a água ultrapassou esta quinta-feira os níveis de 1937. Mais de 14 metros. E o pior ainda pode estar para vir. De acordo com o Instituto de Meteorologia, a água pode subir mais meio metro até sábado. Desde o dia 25 de Abril que chove todos os dias.

É uma catástrofe que chega com pés de lã. Silenciosamente, a água não pára de subir no Mississipi, nos Estados Unidos. Milhares de pessoas do Illinois até ao Louisiana já abandonaram as casas à medida que o nível da água sobe. Pode levar mais uma semana ou duas, mas muitos acreditam que as inundações de 2011 vão quebrar o recorde de 1920.

Parece uma contradição no meio de tanta água, mas Williamson parece uma cidade deserta.

A natureza manda mais, mas o homem combate como pode. Por isso, pode ver-se um exército de homens vestidos de cor de laranja a encher sacos de areia. São os presos da cadeia de Fulton County que, como se se tratasse de uma linha de montagem, enchem sacos sucessivamente desde 26 de Abril. Já lá vão 120 mil, conta a Associated Press.

O exército propriamente dito também está no terreno e ainda esta semana e rebentou um dique que sacrificou terreno agrícola, mas assim salvou as povoações a sudeste do Missouri. Valha o sistema de comportas criado há mais de 70 anos que permitirá baixar os caudais. Assim esperam os americanos.» in http://www.tvi24.iol.pt/internacional/eua-cheias-mississipi-tvi24--/1251145-4073.html






Águas do Mississipi cercam cidade de Memphis | euronews, mundo

(Cheias no Mississipi batem recordes nos EUA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover