17/05/11

Política Internacional - A Dinamarca tenciona reivindicar o Pólo Norte, revelou hoje no seu 'site' o jornal dinamarquês Information!

Pólo Norte é nosso, diz a Dinamarca (DE)
«Informação é avançada por um jornal dinamarquês.



A Dinamarca tenciona reivindicar o Pólo Norte, revelou hoje no seu 'site' o jornal dinamarquês Information, citando um documento estratégico do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
"O país tem a intenção de reivindicar a plataforma continental em cinco zonas em redor das ilhas Faroe e da Gronelândia, incluindo o Pólo Norte", refere o documento diplomático que deve ser publicado em Junho, mas ao qual o jornal teve acesso.
A adopção pela Dinamarca deste plano, intitulado "Estratégia para o Árctico 2011-2020" pode provocar tensão nas relações com a Rússia, Estados Unidos, Canadá e Noruega, outros países da região.
Segundo o Instituto de Geofísica Norte-americano, o círculo polar pode conter um quinto das reservas de hidrocarbonetos (petróleo, gás natural) que ainda estão por explorar em todo o mundo.
Os países da região do Árctico dispõem actualmente de uma zona económica de 200 milhas ao largo das suas costas, e as reivindicações quanto ao resto do território devem ser estudadas sob a égide da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.» in http://economico.sapo.pt/noticias/dinamarca-vai-reivindicar-o-polo-norte_118285.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover