TÁXI - "NÃO SEI SE SEI"
TÁXI - "Não Sei Se Sei" - (Live 2009)
Táxi - "Sózinho" - (Alone)
Táxi - "Fio da Navalha"
Taxi - "Chiclete"
Alcoolemia - Chiclete - (Táxi)
Docemania - "Chiclete" - (Táxi)
Táxi - "Cairo"
SEDA - "Cairo" - (Táxi)
Táxi - "Sing Sing Club"
Táxi - "TV WC"
Táxi - "Amanhã"
Táxi - "Tamborim"
TÁXI - "Estranho em Mim" - (Live 2009)
Táxi - "1 - 2 - ESQ - DTO"
Táxi - "Não Mais"
TÁXI - "UTOPIA NACIONAL"
Táxi - "Às dos Flippers"
Táxi - "Meu Manequim"
Táxi - "Táxi"
«Táxi (banda)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Táxi | |
---|---|
Informação geral | |
Origem | Porto |
País | Portugal |
Gêneros | new wave / pop-rock |
Período em atividade | 1979 - 1987 / 1998 - actualidade |
Gravadoras | Polygram |
Página oficial | www.taxi.pt |
Integrantes | |
João Grande Rodrigo Freitas Henrique Oliveira Rui Taborda |
Índice[esconder] |
[editar] Carreira
[editar] Início
Considerada uma das melhores bandas portuguesas de sempre, os Taxi nascem no Porto em 1979, numa formação que incluía João Grande (voz), Henrique Oliveira (guitarra), Rodrigo Freitas (bateria) e Rui Taborda (baixo).Absorvendo as variadas influências musicais de uma época em que reinava o Pós-Punk e o New Wave, compunham e interpretavam temas originais cantados em inglês, situação que alteraria quando em Fevereiro de 1981, num dos seus concertos, são "descobertos" por dois elementos da editora Polygram, que imediatamente os convidam a gravar um álbum.
Para a gravação desse álbum, é-lhes colocada a condição de cantarem em português os temas originais até aí cantados em inglês.
[editar] Anos 1980
Pouco tempo depois, aparece o álbum "Taxi" que incluía temas como "Chiclete", "Tv-Wc", "Taxi", “Vida de Cão” e "Lei da Selva", entre outros. Este álbum vendeu rapidamente mais de 70.000 cópias e passou a ser conhecido como o "primeiro Disco de Ouro do Rock Português", porque "Ar de Rock" de Rui Veloso, apesar de editado antes, não tinha ainda conseguido este galardão.A apresentação deste álbum ocorreu em Cascais em Maio de 1981, num evento de grande mediatismo, com os Taxi a actuarem na primeira parte do espectáculo dos britânicos The Clash.
Em 1982, depois de um ano repleto de concertos, é editado um novo álbum dos Taxi de nome "Cairo", cuja capa, inovadora e polémica para a época, era uma lata em formato circular. Este novo trabalho que incluía, entre outros, temas como "Cairo", "O Fio da Navalha" e "1, 2, Esqº. Dtº.", atingiu o galardão de Prata (mais de 15.000 unidades vendidas) três dias após o seu lançamento, sendo-lhe atribuído, dias depois, o Disco de Ouro. Viria, anos mais tarde, a ser considerado pelo jornal Público como um dos 10 melhores discos de sempre da música portuguesa.
Um ano depois é editado "Salutz", álbum que incluía o tema "Sing Sing Club" também lançado em formato Máxi-Single.
A apresentação deste novo trabalho é realizada em Lisboa, no estádio do Restelo, quando os Taxi actuam na primeira parte do concerto de Rod Stewart.
Já em 1985 é editado o single "Sozinho / In The Twinkling Of An Eye" que foi gravado em Hamburgo, na Alemanha.
Dois anos depois, os Taxi regressam de novo a estúdio para gravar «The Night», um álbum totalmente cantado em inglês.
Abandonam os concertos (por volta de 1986) e a editora lança entretanto as compilações, «Best of Taxi», «Very Best of Taxi» .
[editar] Anos 1990
Mantendo a formação de sempre, os Taxi voltam aos palcos em 1997 e dão concertos em duas queimas da fitas (Coimbra e Porto).No ano seguinte reúnem-se novamente para participarem no Festival Roma Mega Rock e em dois concertos nas Queima das Fitas do Porto e Braga.
Em 1999 é editada uma nova compilação "O Céu Pode Esperar" onde, para além dos seus êxitos de sempre, foi incluída uma versão ao vivo do tema "O Fio da Navalha" (tema este gravado no concerto que a banda deu em 1998 na cidade do Porto), uma nova versão do tema “Sozinho” e o inédito "O Céu Pode Esperar".
[editar] Anos 2000
Em 2006, aceitam regressar aos palcos participando no espectáculo comemorativo dos 25 anos do programa Febre de Sábado de Manhã de Júlio Isidro e são um dos nomes mais bem recebidos nesse dia.Nesse mesmo ano (2006) os Táxi voltam a dar concertos na Casa da Música do Porto, no Festival Porto Soundz (Porto) e no Festival de Vilar de Mouros. É neste ano que os Taxi anunciam que começaram a compor novos temas originais tendo como objectivo a edição de um novo trabalho.
Conciliando o trabalho de estúdio com os concertos, os Taxi actuam em 2008 nas Arenas Sagres (Lisboa e Porto) e no Festival da Juventude de Alfena. Em Setembro de 2008 e mantendo a sua formação de sempre, os Taxi anunciam publicamente, durante a participação num programa da RTP1 ("A Minha Geração", apresentação por Catarina Furtado), a edição do seu novo trabalho discográfico para Maio de 2009. Em julho de 2009 os Taxi dão um mini concerto na empresa TIM w.e. new media entertainement integrado na iniciativa da rádio RFM "Rock In Office".
[editar] Discografia
[editar] Álbuns
- Taxi (LP, Polygram, 1981)
- Cairo (LP, Polygram, 1982)
- Salutz (LP, Polygram, 1983)
- The Night (LP, Polygram, 1987)
- Amanhã (apresentado no Coliseu do Porto a 5 de Junho de 2009)
[editar] 7"/12"
- Chiclete/Vida de Cão (Single, Polygram, 1981)
- 1-2-Esq-Dto/Cairo (Single, Polygram, 1982)
- Sing Sing Clube/Novas Aventuras de Bingo Bongo/Instante (Máxi, Polygram, 1983)
- Sozinho/In The Thinkling Of An Eye (Single, Polygram, 1985) 8830247
[editar] Compilações
- The Very Best of Taxi (Compilação, Polygram, 1993)
- O Céu Pode Esperar - O Melhor dos Taxi (Compilação, Polygram, 1999)
- Ontem - O Melhor de Taxi (Compilação, Universal Music Portugal, 2009)
Muito dancei cantando as músicas dos Táxi!
ResponderEliminarO pub Ante-Maranum e a sua mini-pista de dança toda espelhada ainda existiam no teu tempo de adolescência?
Acredito, Amigo!
ResponderEliminarAnos 80 = Música!