03/01/10

Arte Poesia - O Poeta Ângelo Ochôa volta a Surpreender-nos com Mais Arte, em Forma de Poesia de Grande Qualidade Artística, aquela que apela ao mais profundo...



Poema do "Boi da Paciência Português", Ângelo de Ôchoa!


‘Meus amigos, que desgraça nascer em Portugal!...’
Boi da paciência, que sempre reencontro,
amo-te, e detesto-te até ao vómito.
Quisesse afagar-te os vis corninhos,
e ririas melífluo, como quem padece coceguinhas.
Conheço-te bem demais, engenhoso atávico ruminante!
Conheço e reconheço ‘teu minucioso e porco ritual…’
E ainda aí estás, a ti igual: Anos 0, anos 60.
Marras agora, como já antes marravas,
no tempo em que te detetaram O’Neill e Ramos Rosa.
Pronto resmungas, desmaias, fazes que desfaleces;
como em derriço; como se te sorrisse um incisivo.
Deixa-me que te diga: Com os 60, que conto, na passagem,
já não estou pra ti virado.
Mas, se esse é teu melhor gozo, envolve-me de blandícias,
revolvendo-me p’lo bandulho.
Estou farto.
Desafias-me a que nem a relance te suspeite.
Tal nojo me mete a tua baba.
Tais emboscadas tramas a poético transporte, meu tesouro.

Cerre os dentes firme, Cego A Alta Luz.
Que aspiras ’inda, mansarrão?
Abre os olhos e vê:
Esses não são já os melhores dias.
Ateimas ’inda?
Continuas, boi boizinho?
Pertinaz aderente,
sei que só sumirás quando, por mim, me der o fora.
Espera sentado,
que vou ali e já venho.


Ângelo Ochôa, Poeta

(Agradeço ao Meu Amigo Poeta Ângelo Ôchoa, por nos dar Poesia... afinal o Mundo com Poetas, fica Melhor, sempre Maior, sempre mais Alto!)


2 comentários:

  1. Helder, será para aí o vigésimo ou trigésimo poema meu que posta e com vídeoclip's na sua maior parte de seu trabalho.
    O que para mim só prova que fazer sério trabalho é um seu ponto de honra. Compreendido, incompreendido? Deus sabe.
    A mim -- e ao Helder idem -- sei-o bem -- basta a consolação de poder dormir em paz a cada noite que chega. E esperando uma manhã sem fim!
    Por isso renovo para o Helder o meu abraço inteiro e são! «Homens, sede homens!» disse (que não esqueço) Paulo vi quando veio a Fátima.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover