10/01/10

Amarante: Hoje é Dia de São Gonçalo, o Segundo Santo mais venerado do País e que é apenas Beato!




«O segundo santo mais venerado do país é apenas beato
Nacional 2010-01-09 12:58


São Gonçalo morreu há 750 anos e alguns dos seus estudiosos consideram-no o segundo santo mais venerado do país apesar de ser apenas um beato, conhecido pelo seu apego à caridade.
Segundo o padre Amaro Gonçalo, S. Gonçalo "notabilizou-se ao longo da vida por ajudar aqueles que mais precisavam da caridade” e é mesmo o segundo santo mais popular do país, a seguir a Santo António.

Amaro Gonçalo, antigo pároco de Amarante e atual pároco da Senhora da Hora, em Matosinhos, lembra as centenas de peregrinos, de vários pontos do país, que diariamente passam pela igreja de S. Gonçalo, em Amarante.

Já para o atual pároco de S. Gonçalo, em Amarante, José Manuel Ferreira, S. Gonçalo é um dos santos mais difundidos do noroeste peninsular.

O padre conta que S. Gonçalo traz muitos devotos ao Mosteiro de S. Gonçalo, sublinhando que o culto ao santo medieval foi difundido até Santiago de Compostela, em Espanha, sendo muitos os galegos que se deslocam em peregrinação a Amarante.

“O mais importante é que o cristão que vem aqui percebe em S. Gonçalo que esta nova relação com Deus se faz por mediações mais ou menos aproximadas à nossa realidade pessoal e de vida”, conclui.

S. Gonçalo nasceu na freguesia de Tagilde, concelho de Vizela, em 1187.

Dos pais recebeu sempre uma esmerada educação cristã. Mais tarde foi confiado a um sacerdote sob cuja orientação iniciou os seus estudos.

Partiu depois para Braga onde foi ordenado sacerdote, tendo sido nomeado pároco da freguesia de São Paio de Vizela, no concelho de Vizela.

Anos depois empreendeu uma longa peregrinação a Roma e à Terra Santa. Catorze anos volvidos, regressa e resolve percorrer toda a região de Entre Douro e Minho para efectuar as suas pregações.

Instalou-se depois em Amarante, dedicando a sua vida à solidariedade.

Segundo Amaro Gonçalo, S. Gonçalo foi o responsável pela reconstrução da Capela de Nossa Senhora da Assunção, onde foi enterrado e que deu mais tarde lugar ao Mosteiro de Amarante.

É-lhe atribuída também alguma ligação à edificação de uma ponte sobre o rio Tâmega, que terá ajudado a construir. S. Gonçalo de Amarante morreu em 1259 em Amarante. Lusa / AO online.» in http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/198611
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Pena é que a Câmara Municipal de Amarante não soubesse dignificar e potenciar turisticamente a Imagem de Amarante e do Beato S.º Gonçalo; mas já estamos habituados, com o PS, Amarante é sempre a perder... talvez alguns agnósticos e até ateus vão à Missa de hoje, em Amarante, para aparecer nas Câmaras Televisivas...


9 comentários:

  1. ...O blogue do Helder faz referência histórica precisa (e concisa) a este beato nacional, a quem só Stº António passa a perna em popularidade, entre nós. Pode ser que Gonçalinho faça um «provado milagre» e passe a «santo efectivo...» -- Por exemplo... Livrar-nos do Sócrates e sus muchachos?

    Vide: http://anabelapmatias.blogspot.com/2010/01/dia-de-s-goncalo.html

    ResponderEliminar
  2. Eu não fui. À missa.
    Mas fui ao café... kakakakaka... para variar...

    ResponderEliminar
  3. Isso é que era um Milagre Amigo Ângelo Ôchoa!
    Estou triste é por Amarante, na comemoração dos 750 Anos da Morte deste Beato a quem Amarante tanto deve, S.º Gonçalo, e no culminar do Ano Paulino não ter feito uma Promoção maior e tirar mais partido destas datas importantes, pelo menos para nós, Helder e Ângelo de Deus!
    Vale, Amigo Ôchoa!

    ResponderEliminar
  4. Helder Amigo, Aclamemos Com Toda A Nossa Sempre Invencível Alegria:
    Viva São Gonçalo!

    Acreditemos que ele – ou outro (ou outra) qualquer dos santinhos (ou santinhas) das Coortes Benditas das almas das vestes brancas dos tronos dos Céus – mais tarde ou mais cedo nos livrará da ACTUAL PESTE NEGRA CONHECIDA POR SÓCRATES E SUS MUCHACHOS!

    ResponderEliminar
  5. Amiga, Anabela!

    Tu já és um elemento estético daquele café, oxalá vás lá muitos anos... o Café precisa de ti!

    Obviamente, os meus destinatários são outros, tu és como em tudo, agnóstica assumida e isso eu respeito muito!

    Mas Viva São Gonçalo de Amarante!

    Fica bem,

    Helder Barros

    ResponderEliminar
  6. Kakakakaka... elemento estético do café ainda é melhor do que todas as outras... kakakakaka... já rebolei...
    Thanks
    E fica bem também tu... e afinal, deste cabo dela?

    ResponderEliminar
  7. Cabo dela?
    Não sei quem diabo ela é, oh escorpião!

    ResponderEliminar
  8. Oh cum carago! Da sinusite, claro!
    É que a minha resolveu dar sinal de vida... kakakakaka

    ResponderEliminar
  9. A sinusite é uma chatice e o tempo frio e húmido de Amarante não ajuda nada!
    A minha está melhor aparentemente, mas ainda é cedo para tirar conclusões, mas já respiro pela narina esquerda a mais afectada, muito melhor.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover