13/01/10

Carlsberg Cup - Académica de Coimbra 0 vs F.C. do Porto 0 - Dragões quase apurados para as meias Finais, apesar do nulo em Coimbra!

«As «meias» ao alcance

Não houve golos, mas houve finos indícios de talento. Perceptíveis em múltiplas acções, que se confundiram com promessas de utilidade e utilização futura. Como os arranques de Orlando Sá ou a aceleração de processos de Sérgio Oliveira. Porque a Taça da Liga também serve para isto. O jogo ficou em branco, mas poderia ter sido diferente, para melhor. E a qualificação permanece intacta.
A primeira parte, por vezes, também se divide. Em Coimbra decompôs-se em duas metades; não forçosamente iguais ou, sequer, separadas por um intervalo. Mais trégua, menos trégua, procurou mandar a Académica à entrada, dominou o FC Porto a fechar. Mas a segmentação de períodos de hegemonia produziu efeitos idênticos em cada um dos exercícios, sem provocar alterações ao resultado. Mudanças sofreu-as apenas o relvado, cada vez mais degradado.
O equilíbrio quebrou-se no descanso. Depois dele, o jogo não foi mais o mesmo, assumindo uma configuração diferente e bem definida, arquitectada pelos Dragões, que encostaram o adversário à sua grande área a cada esboço de ataque. Para a Académica sobrava, então, o contra-ataque, que punha em marcha sem cerimónia, muitas vezes sem nexo ou participação do meio-campo.

Dos dois métodos, claramente opostos, também não surgiu golo, não se desfez o empate, mas Sérgio Oliveira esteve muito perto de exterminar o nulo num remate cruzado, depois de assistido por Guarín, minutos antes da vantagem de Mariano ter esbarrado no corpo de um defesa contrário, que, na ausência do guarda-redes, se atravessou no caminho da bola.
O 0-0 final, curto para o desempenho das duas equipas, em especial para aquela que mais quis vencer e mais produziu, não compromete, contudo, as aspirações de qualificação para as meias-finais da Taça da Liga de qualquer dos opositores, que continuam a partilhar o comando do Grupo A.

FICHA DE JOGO

Taça da Liga, Grupo A, 2ª jornada
13 de Janeiro de 2010
Estádio Cidade de Coimbra
Assistência: 1.607 espectadores

Árbitro: João Ferreira (Setúbal)
Assistentes: Pais António e Luís Ramos
4º Árbitro: Luís Catita

ACADÉMICA: Rui Nereu; Pedro Costa, Berger, Orlando «cap» e Emídio Rafael; Tiero, Paulo Sérgio e Diogo Gomes; João Ribeiro, Licá e Sougou
Substituições: João Ribeiro por Bischoff (62m), Emídio Rafael por Hélder Cabral (76m) e Diogo Gomes por André Fontes (82m)
Não utilizados: Barroca, Luiz Nunes, Miguel Fidalgo e Pedrinho
Treinador: André Villas Boa

FC PORTO: Nuno «cap»; Miguel Lopes, Maicon, Nuno André Coelho e Fucile; Tomás Costa, Prediguer e Guarín; Valeri, Farías e Mariano
Substituições: Prediguer por Orlando Sá (58m), Valeri por Sérgio Oliveira (74m) e Farías por Yero (86m)
Não utilizados: Beto, Abdoulaye, Dias e Alex
Treinador: Jesualdo Ferreira

Disciplina: cartão amarelo a Emídio Rafael (22m), Sougou (90m) e Miguel Lopes (90m)» in site F.C. do Porto.


Resumo de um Jogo em que o F.C. do Porto podia e devia ter feito muito mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover