18/01/10

Amarante Vila Caiz - Festa em honra de São Julião em Passinhos, Vila Caiz, Amarante!






Amarante
View more presentations from hbarros.

A Minha Aluna, Arminda Sousa, de Passinhos, Vila Caiz, Amarante, cedeu-me gentilmente fotografias da Festa em Honra de São Julião, que decorreu no dia 10 de Janeiro, no mesmo dia de São Gonçalo, em Passinhos, Vila Caiz, terra que tanto gosto! Obrigado, Arminda!


«São Julião

Conhecido também como Julião, o hospitaleiro e Juliano , o hospitaleiro.


De acordo com James Voragine, Julião era casado com uma viúva rica e acidentalmente cometeu um crime terrível. Ele estava caçando e uma corça aproximou-se dele e o repreendeu dizendo que em futuro próximo cometeria um crime. Pois bem, um dia ele retornou ao seu castelo e ao entrar em seu quarto deparou com um casal na sua cama. Sem que ele soubesse seus pais haviam chegado inesperadamente e muito cansados foram deitar em seu quarto. Julião supondo que outro homem estava em sua cama com sua esposa, impetuosamente, matou os dois a facadas. Logo depois ela chegava da igreja onde tinha ido orar. Com imensa culpa e desespero ele disse a ela que ia abandona-los pois não era digno de viver no meio de pessoas decentes. Ela recusou-se a abandona-lo e ambos foram em uma jornada de peregrino para tentar amenizar o seu crime. Ele transformou seu castelo em um hospital para pobres e ao chegar em Roma ele construiu outro hospital para pobres e viajantes junto ao rio. Alem disso ele construiu uma pequena barcaça com a qual ele transportava a todos os viajantes a cruzarem o rio de graça. Após vários anos neste trabalho, Julião foi acordado em uma noite gelada, por uma voz do outro lado do rio, gritando por socorro. Ele atravessou o rio e descobriu que o homem estava morrendo gelado e que o mesmo era um leproso. Apesar disso Julião o carregou através do rio e o colocou em sua cama esquentado-o ate que ele recobrasse os sentidos. Quando o homem se recobrou ele se revelou como sendo um anjo mensageiro especial de Deus enviado para testar a sua bondade. O leproso disse : “ Julião, Nosso Senhor me envia para dizer que aceitou sua penitencia”.

Existem vários santos de nome Julião e algumas historias se confundem como a de Julião o Mártir, cuja esposa se chamava Basilissa. Não obstante Julião o hospitaleiro tem sua historia gravada nos sermões de Antoninus de Florença, no 13° século, nos escritos de Vincent Beauvais e no “Trois Contes” de Gustave Flaubert. Alem disso várias instituições de caridade, igrejas e hospitais tem o nome de São Julião para honrar este herói muito popular na Idade Média.

São Julião é mostrado na arte litúrgica da Igreja 1 ) como um jovem com um falcão em seu dedo, ( o que dificulta sua distinção com São Bravo); ou 2) carregando um leproso , 3) numa barca carregando um leproso e com sua esposa o aguardando na margem do rio.

São Julião é retratado em vários vitrauxs em cristais no 13° século em igrejas em Chartes, em Rouen e em varias pinturas medievais.

Ele é o padroeiro dos pilotos de barcaças, hoteleiros, viajantes, turistas e dos que trabalham no circo.
Sua festa é celebrada no dia 12 de Fevereiro.» in http://www.cademeusanto.com.br/sao_juliao_hospitaleiro.htm


8 comentários:

  1. Suponho que tal S. Julião não é o mesmo que o S. Julião que dá nome à igreja cá em Setúbal no Largo ou Praça do Bocage. O S. Julião da igreja de cá, e que dá também nome à freguesia onde moro, é um santo mártir dos tempos de Roma. Sua vida e morte estão ilustradas em azulejo nesse templo que referi.
    És capaz de deslindar, Helder?
    Aguçou-se-me a curiosidade.

    ResponderEliminar
  2. amarante
    bons tempos que eu lá passei
    um parque campismo muito bom
    um rio maravilhoso
    boas recordações dessa terra

    ResponderEliminar
  3. Grandes Amores que aquele campismo inpirou... ainda bem!
    Fica bem Mãe que Ama!

    ResponderEliminar
  4. Ângelo das pesquisas que fiz é o mesmo e todas referiam a estória resumida da Vida do São Julião!

    Grande Santo que Primeiro foi um Grande Homem de Cristo!

    Agora são vívemos tempos complicados em que a corrupção material e imaterial tomou conta da humanidade!

    ResponderEliminar
  5. Caro Helder,
    A paroquia de São Julião de Passinhos, em Amarante, ainda existe? Penso que meus antepassados Domingos Fernandes e Luiza da Silveira se casaram lá antes de 1712 e depois se mudaram para o local de nascimento do Domingos Fernandes, isto é, para a freguesia de S.João Batista de Louredo, em Amarante, onde batizaram 9 filhos de 1712 a 1729. Gostaria de escrever para o paroco da paroquia de São Julião de Passinhos para pedir o registro de casamento destes meus antepassados, bem como o registro de batismo da Luiza da Silveira. Se souber o e-mail do padre entao por favor envie para deciomedeiros@gmail.com Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Caro Decio:

    Não existe mais a paróquia de São Julião de Passinhos. Passinhos é agora um lugar da Freguesia de Vila Caiz, Concelho de Amarante. O Pároco que poderei contatar é o de Vila Caiz, que muito dificilmente terá esses dados.
    Mas vou tentar arranjar o mail do Pároco.
    Ao dispor,
    Helder Barros

    ResponderEliminar
  7. Caro Helder:

    Será que você pode me conseguir o e-mail do abade responsavel pelo Mosteiro de Travanca? Penso que talvez eles possam ter os livros de batismos de São Julião de Passinhos, uma vez que a extinta paroquia já foi um curato do mosteiro.
    Obrigado,
    Decio Medeiros
    Sao Paulo-Brasil

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite:

    Vou procurar e logo lhe envio.

    Muito obrigado,

    Helder Barros

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover