10/04/20

Cidade de Penafiel - Na impossibilidade de reunir milhares de pessoas como em outros anos, as Endoenças apresentaram, este ano, uma versão simbólica mas de esperança.



«"JUNTOS VAMOS VENCER": 3 MIL VELAS ILUMINAM PENAFIEL COM MENSAGEM DE ESPERANÇA

Na impossibilidade de reunir milhares de pessoas como em outros anos, as Endoenças apresentaram, este ano, uma versão simbólica mas de esperança.

Devido à pandemia do covid-19, as Endoenças – conhecidas como um evento secular de turismo religioso, que, todos os anos, na véspera da sexta-feira santa, ilumina as margens dos rios Tâmega e Douro com milhares de tigelinhas – não se realizou, uma vez que é, nesta altura, impossível reunir milhares de pessoas.

No entanto, apesar de não se realizar nos moldes habituais, a autarquia e a Junta de Freguesia de Eja decidiram assinalar a data com cerca de 3.000 velas, acesas durante alguns minutos, no cais de entre-os-rios, para enviar uma mensagem de fé, esperança e união. As velas foram dispostas de forma a exibir uma cruz, as silhueta de Jesus Cristo e de Maria, e ainda a frase “Juntos vamos vencer”.

Esta ideia simples, para celebrar a Semana Santa em isolamento, teve grande repercussão nas redes sociais e um grande nível de adesão. Famílias de todo o país partilharam fotografias das suas cruzes devidamente decoradas de várias formas diferentes e feitas com papelão, madeira, molas da roupa e muitos outros materiais.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, "as Endoenças são mais do que uma tradição secular, são um momento único de união, de fé e de esperança, no fundo, tudo aquilo, que todos nós, além de saúde, mais desejamos neste momento", explica  em comunicado publicado no site da autarquia.

"O COVID 19, mudou, temporariamente, as nossas vidas, mas não vai alterar as nossas crenças mais profundas como comunidade. O ser humano tem uma capacidade especial de encontrar respostas e soluções de forma criativa em momentos difíceis e foi isso que fizemos, ao criar uma alternativa que mesmo sendo simbólica, tem o mérito de manter viva a tradição desta vertente das Endoenças", acrescenta.» in https://viagens.sapo.pt/viajar/noticias-viajar/artigos/juntos-vamos-vencer-3-mil-velas-iluminam-penafiel-com-mensagem-de-esperanca


Endoenças: O Município de Penafiel não deixou cair a tradição e acendeu 3000 velas no Cais de Entre-os-Rios para enviar mensagem de fé, esperança e união!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover