18/04/20

Amarante Saúde - A Misericórdia de Amarante e a autarquia pediram apoio à tutela para profissionais de saúde nas instalações do antigo hospital da cidade que foram preparadas, preventivamente, para acolher idosos com covid-19, foi hoje revelado.



«Amarante pede profissionais de saúde para apoiar idosos

A Misericórdia de Amarante e a autarquia pediram apoio à tutela para profissionais de saúde nas instalações do antigo hospital da cidade que foram preparadas, preventivamente, para acolher idosos com covid-19, foi hoje revelado.

O provedor e o presidente da autarquia disseram hoje à Lusa que o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Tâmega e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) foram sensibilizados para a necessidade de pessoal médico e de enfermagem, para além do equipamento de proteção.

"Tem havido uma evolução no sentido de uma maior ajuda por parte do Governo. Estamos convencidos que vai haver uma inversão do procedimento do Ministério da Saúde no sentido de começar a dar apoio médico e de enfermagem, mas também de equipamento", disse o provedor José Augusto Silveira.

Aquele serviço nas antigas instalações do hospital, propriedade da misericórdia, foi dotado de duas alas, a primeira com 29 camas, pensada para doentes com codiv-19, e a segunda com 14 camas, para idosos que precisem de estar em situação de isolamento.

Falando numa visita às instalações, o provedor sublinhou que coube à Santa Casa da Misericórdia de Amarante disponibilizar o antigo hospital da cidade, em articulação com a câmara municipal. Sinalizou depois que se o espaço vier a ser, na sua totalidade, ocupado por utentes transferidos dos lares devido à covid-19, haveria necessidade de um médico diário, dois enfermeiros para cada um dos períodos da manhã, tarde e noite e cerca de uma dezena de auxiliares.

Em caso de urgência, caso fosse detetado um surto da doença, ressalvou o dirigente, a câmara, a Misericórdia e outras instituições de solidariedade do concelho poderiam disponibilizar algum equipamento de proteção para os profissionais destacados para aquelas instalações de retaguarda.

O presidente da câmara, José Luís Gaspar, que também participou na visita, assinalou que o município está já a trabalhar para a contratação de pessoal de enfermagem e auxiliar na área da geriatria que possa dar apoio ao serviço, se vier a ser necessário.

À Lusa, o autarca disse que, até ao momento, as instalações não foram necessárias, mas foi comunicado à tutela a necessidade de afetar profissionais de saúde, se vier a ser necessário.

"ACES e o CHTS, numa necessidade extrema, poderão ter de ceder algum profissional", reforçou o presidente.

José Luís Gaspar recordou que o concelho conta com 850 idosos, em 15 instituições, e que, até ao momento, não há situações de contágio da doença nos utentes e colaboradores.

Elogiando o "rigor" do trabalho realizado pelas IPSS de Amarante, o autarca informou que já foi iniciado o processo que vai permitir testar todos os profissionais daquelas instituições.

A câmara adquiriu cerca de um milhar de 'kits' para aquele procedimento.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 137 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 629 pessoas das 18.841 registadas como infetadas.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.» in https://www.noticiasaominuto.com/pais/1458719/amarante-pede-profissionais-de-saude-para-apoiar-idosos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover