21/04/20

Ambiente e Ecologia - Um grupo de cientistas alerta para a «forte probabilidade« do oceano Ártico vir a ficar ficar sem gelo durante os próximos verões até 2050, devido ao aquecimento global que faz com a região registe temperaturas médias de dois graus acima da era pré-industrial, de acordo com o ‘Independent’.



«Polo Norte sem gelo no verão? É possível que tal aconteça, alertam os cientistas

Um grupo de cientistas alerta para a «forte probabilidade« do oceano Ártico vir a ficar ficar sem gelo durante os próximos verões até 2050, devido ao aquecimento global que faz com a região registe temperaturas médias de dois graus acima da era pré-industrial, de acordo com o ‘Independent’.

A extensão do gelo no mar está a diminuir cada vez mais rápido, à medida que a crise climática piora, e os cientistas acreditam que apenas a eficácia das medidas de protecção pode determinar nos próximos quantos anos, se o planeta vai conseguir aguentar os glaciares de gelo do norte, o ano inteiro.

Um novo estudo, publicado na revista ‘Geophysical Research Letters,’ que envolveu 21 institutos líderes e a adoção de 40 modelos climáticos diferentes, constatou que independentemente de qualquer que seja o nosso comportamento, estamos a caminho de assistir a verões sem gelo nas próximas décadas.

Os cientistas realizaram várias simulações de um futuro com altas emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e poucas medidas de proteção climática, e os resultados mostraram que o gelo do Ártico desapareceu rapidamente, tal como já era esperado.

Contudo, o estudo descobriu também que o gelo do verão no Ártico também desaparece «ocasionalmente» se as emissões de CO2 forem reduzidas rapidamente.

Dirk Notz, que lidera o grupo de pesquisa de gelo marinho da Universidade de Hamburgo, disse: «Se reduzirmos as emissões globais rápida e substancialmente e, assim, mantivermos o aquecimento global abaixo dos dois graus em relação aos níveis pré-industriais, o gelo marinho do Ártico provavelmente vai desaparecer ocasionalmente no verão mesmo antes de 2050. Um facto que nos surpreendeu».

Atualmente, o Polo Norte está coberto de gelo marinho durante todo o ano. A cada verão, a área da cobertura de gelo marinho diminui, sendo que no inverno cresce novamente.

Devido ao aquecimento global, a área geral do Oceano Ártico coberta por gelo marinho foi rapidamente reduzida nas últimas décadas. Um facto que afeta substancialmente o ecossistema e o clima do Ártico. A cobertura de gelo marinho é um local de caça e habitat de ursos polares e focas, e mantém o Ártico fresco, refletindo a luz do sol.

A frequência com que o Ártico perderá sua cobertura de gelo marinho no futuro depende criticamente das futuras emissões de CO2, segundo os autores do estudo. Se as emissões forem reduzidas rapidamente, os anos sem gelo ocorrerão apenas ocasionalmente. Com emissões mais altas, o Oceano Ártico tornar-se-á livre de gelo durante os próximos anos.» in https://executivedigest.sapo.pt/polo-norte-sem-gelo-no-verao-e-possivel-que-tal-aconteca-alertam-os-cientistas/


(Icebergs Alerta Global - Documentário)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover