12/04/20

Religião Páscoa - Que melhor retrato desta Páscoa atípica e que nos interpela, do que o Cristo visto pela jovem artista Marcoense, Cidália Pinto!



(Extraordinário o desenho da Jovem marcoense, Cidália Pinto, que nos transmitiu o Cristo, o seu sentimento mais profundo que a Páscoa representa para cada um de nós, a ela pela Arte das suas Mãos, mas que reflete algo profundo que esta quadra para Ela representa; aqui fica a minha humilde vénia! Não esquecer a sua vertente literária de Poetisa: Borboletas no Coração)

«No calvário, quem estava na cruz, Jesus ou Cristo? E qual é a diferença entre Cristo Jesus e Jesus Cristo?

Pode parecer uma pergunta um pouco ingênua, mas não é.

Respondendo de maneira objetiva, Jesus é um nome próprio e significa "Deus salva". Foi o nome que os pais deram a ele, quando nasceu. Cristo, invés, é um título, dado pela comunidade, pelos primeiros cristãos, que fizeram a experiência e descobriram em Jesus o filho de Deus. Cristo significa "o ungido", ou seja "o messias", aquele que era esperado pelos hebreus, "consagrado por Deus em Espírito Santo e potência" (Atos 10,38). Portanto, Jesus é um nome próprio e Cristo é um título dado pela comunidade. As pessoas que conviveram com Jesus não o chamavam de "Jesus Cristo". É uma expressão que foi usada somente depois da sua paixão.

Esses dois aspectos do filho de Maria mostram como ele era ao mesmo tempo Deus e homem. De fato, acreditamos que era verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Contra aqueles que viam no filho de Deus apenas uma aparência humana (monofisismo), os teólogos, no ano 451, no Concílio de Calcedônia, afirmaram que Jesus Cristo:

é um só e mesmo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, o mesmo perfeito em divindade e perfeito em humanidade, o mesmo verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, composto de uma alma racional e de um corpo, consubstancial ao Pai segundo a divindade, consubstancial a nós segundo a humanidade, "semelhante a nós em tudo com exceção do pecado"

Jesus Cristo ou Cristo Jesus


Não podemos dizer que uma forma está correta e a outra errada; ambas aparecem na Bíblia. Depende do aspecto que gostaríamos de sublinhar em Cristo. De fato, colocando por primeiro a palavra "Cristo" sublinhamos o aspecto salvífico de Jesus, a sua missão como nosso redentor. Trata-se simplesmente de uma questão de estilo.» in https://abiblia.org/ver.php?id=9829

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover