07/02/24

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 82 vs Göttingen 64 - FC Porto atingiu os “quartos” da FIBA Europe Cup após vencer o Göttingen no Dragão Arena.



«A HISTÓRIA REPETE-SE 
6 DE FEVEREIRO DE 2024 22:00

FC Porto atingiu os “quartos” da FIBA Europe Cup após vencer o Göttingen no Dragão Arena (82-64).

Com Omlid ao leme – 29 pontos, seis triplos convertidos em oito tentativas, sete desarmes e seis ressaltos - e Cleveland Melvin a mostrar serviço – 20 pontos e seis ressaltos -, o FC Porto navegou até aos quartos de final da FIBA Europe Cup, um patamar atingido pela primeira vez na época transata, pelo segundo ano consecutivo. Os Dragões venceram por 82-64 na receção ao Göttingen e fizeram a multidão que apareceu para apoiar a equipa exultar de alegria. Segue-se um duelo com os turcos do Bahcesehir, vencedores do grupo L, na próxima etapa da competição.

Os alemães até entraram melhor no encontro (6-2), mas o FC Porto não tardou a responder. Os Dragões conseguiram chegar à primeira vantagem do encontro com um triplo de Tanner Omlid que encerrou um parcial de 7-0 a favor dos portistas (9-6). Seguiu-se outro tiro de três pontos do camisola 15, seguido de mais um assinado por Cleveland Melvin e de um contra-ataque finalizado com um espetacular alley oop do número dois (17-9). Omlid foi mesmo o homem em maior foco nos primeiros dez minutos: quatro triplos convertidos em tantas tentativas, 14 pontos totalizados e vários desarmes defensivos do norte-americano ajudaram os da Invicta a colocar-se a nove de vantagem no final do primeiro quarto (27-18).

No segundo período, o Göttingen respondeu, mas o FC Porto voltou a mostrar-se sólido na defesa da vantagem. A dois minutos do intervalo, os azuis e brancos lideravam por 39-32 e Phil Fayne forçou um desconto de tempo adversário com um alley oop que fez levantar os adeptos presentes no pavilhão. A 41 segundos do interregno, para o qual os Dragões saíram com dois pontos à maior (40-38), Miguel Maria entrou sob fortes aplausos em campo depois de um longo período de paragem por lesão.

No regresso dos balneários, os oponentes colocaram-se na dianteira do placar (44-43), mas Omlid entrou em cena e o desfecho dos acontecimentos mudou. O camisola 15, que chegou aos derradeiro quarto com 26 pontos, dos quais seis triplos em sete tentativas, impulsionou a equipa para uma reta final de excelência em que Cat Barber protagonizou um dos melhores lances do encontro nos últimos segundos. Já em desequilíbrio, o 12 conseguiu encestar e ainda ganhar direito a um lance livre, que converteu com sucesso e deixou o FC Porto com oito de vantagem à entrada para o momento das decisões (60-52).

No último período, o alarme soou quando Omlid teve de recolher aos balneários numa altura em que já somava dois dos três pontos da equipa no quarto e havia roubado duas bolas consecutivas na defesa, mas o 15 voltou rapidamente ao recinto e a multidão azul e branco reagiu com euforia. Não era para menos. Poucos momentos depois, o protagonista destacado do encontro conseguiu desarmar um adversário no meio-campo ofensivo e assistir Melvin, que converteu mais três pontos que deixaram os portistas a nove de distância. Com a mão quente, o camisola dois voltou a repetir o feito por duas vezes poucos segundos mais tarde para dar a maior vantagem da partida ao FC Porto e deixar todo o Dragão Arena, incluindo Fernando Sá, ao rubro (74-59). A vitória confirmou-se por 82-64.

“Eu acho que temos conseguido fazer aquilo de que falamos. Só com atletas com o caráter que estes têm é que isto é possível. A intensidade que conseguem aplicar deixa-me muito satisfeito e otimista em relação ao futuro. Estamos nos quartos de final mais uma vez, penso que esta passagem ainda é mais valiosa do que a do ano passado, há mais valia das equipas que cá estão, vamos tentar fazer o melhor possível para continuarmos nesta prova. Estamos em primeiro no campeonato, na Taça Hugo dos Santos e na final 4 da Taça de Portugal, o mais difícil é continuar. Há coisas que vão para além do basquetebol. A ligação que têm entre eles e a preocupação que têm uns com os outros deixam-nos muito otimistas para o futuro. A vitória de termos o Dragão Arena com o número de pessoas que tem vindo a ter ninguém nos tira, há uma grande cumplicidade entre os adeptos e a equipa. Para além de grandes atletas, são boas pessoas e assim fica mais fácil. Tenho passado como jogador, alguns troféus no Museu, mas agora é o futuro que interessa”, afirmou Fernando Sá após o duelo.

A 15.ª jornada da fase regular da Liga reserva, no próximo sábado (14h30, RTP2), ao FC Porto uma deslocação à Luz para defrontar o Benfica.


FICHA DE JOGO


FC PORTO-BG GÖTTINGEN, 82-64

FIBA Europe Cup, Grupo K, 6.ª jornada

6 de fevereiro de 2024

Dragão Arena


Árbitros: Alexandre Deman (França), Nemanja Ninkovic (Sérvia) e Valerio Grigioni (Itália)  


FC PORTO: Cat Barber (7), Aaron Harrison (4), Tanner Omlid (29), Cleveland Melvin (20) e Miguel Queiroz (3)

Suplentes: Apolo Caetano, Luís Silva, Miguel Maria, Charlon Kloof (5), Nuno Sá (1), João Guerreiro e Phil Fayne (13)

Treinador: Fernando Sá


BG GÖTTINGEN: Umoja Gibson (14), David De Julius (14), Bodie Hume (8), Mathis Monninghoff (3) e Karlis Silins (12)

Suplentes: Osaro Rich, Peter Hemschemeier, Grant Anticevich (11), Philipp Hartwich, Max Wullner e Fedor Zugic (2)

Treinador: Olivier Foucart


Ao intervalo: 40-38

Parciais: 27-18; 13-20; 20-14; 22-12» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240206-pt-a-historia-repete-se


Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/1256189394?play=true


#fcporto    #basquetebol    #fibaeuropecup    #tanneromlid    #clevelandmelvin    

#phillfayne    #catbarber     #charlonkloof    #miguelqueiroz    #quartos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover