30/06/22

F.C. do Porto Museu - Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu no Museu o troféu de campeão nacional conquistado pela equipa de hóquei em patins.


«“QUANDO SE ACREDITA, TUDO É POSSÍVEL E A VITÓRIA CHEGA” 
30 DE JUNHO DE 2022 15:05

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu no Museu o troféu de campeão nacional conquistado pela equipa de hóquei em patins.

Depois de uma temporada cheia de sucessos, marcada pelas conquistas da Taça Intercontinental, da Taça de Portugal e, mais recentemente, do campeonato nacional, o plantel de hóquei em patins foi ao Museu FC Porto entregar este último troféu – erguido ontem após uma vitória no quinto jogo da final frente ao Benfica (3-2) – a Jorge Nuno Pinto da Costa.

Após a passagem da taça das mãos do capitão Reinaldo García para as do presidente, Pinto da Costa, como é hábito, discursou para os vencedores do triplete de títulos. O dirigente máximo do clube começou por realçar, em jeito de curiosidade, que o hóquei em patins esteve no Museu “este ano mais vezes do que em outros anos seguidos”, o que “é um bom sinal”, antes de recorrer a uma memória pessoal: “Ontem, vivi um dia de grande emoção com a vossa vitória. Há 60 anos – e nenhum de vós ainda existia –, pela primeira vez, recebia um cartão de dirigente como dirigente da secção de hóquei em patins”. Seis décadas depois, viveu o “impensável” de “estar como presidente a ver uma equipa fantástica com um treinador e diretor excecionais, com um público maravilhoso a proporcionar-me e aos que lá estiveram um grande espetáculo”, tendo sintetizado: “Quando se acredita e se quer, quando estamos todos unidos, tudo é possível e ultrapassável, e a vitória chega”. Após agradecer e saudar todos os presentes, Jorge Nuno Pinto da Costa fez ainda questão de lembrar que “para o ano, há mais coisas para ganhar”.

Jorge Nuno Pinto da Costa

“Comentava há momentos aqui com o vosso diretor, Eurico Pinto, e com o vosso treinador que o hóquei em patins já veio aqui este ano mais vezes do que em outros anos seguidos, é um bom sinal. Ontem, vivi um dia de grande emoção com a vossa vitória. Há 60 anos – e nenhum de vós ainda existia –, pela primeira vez, recebia um cartão de dirigente como dirigente da secção de hóquei em patins e pensar que 60 anos depois, eu ia estar como presidente a ver uma equipa fantástica com um treinador e diretor excecionais, com um público maravilhoso a proporcionar-me e aos que lá estiveram um grande espetáculo, era de facto impensável. Foi muito importante lembrar-me disso porque serviu também para me dar força para continuar nestes tempos difíceis porque, de facto, quando se acredita e se quer, quando estamos todos unidos, tudo é possível e ultrapassável, e a vitória chega. Durante estes 60 anos, tive sempre uma paixão especial pelo hóquei em patins, não só por ter iniciado lá a minha carreira de dirigente no FC Porto, mas porque nela tive grandes amigos e encontrei um dos melhores dirigentes com quem lidei durante os meus 40 anos de presidente, que foi o senhor Ilídio Pinto. Está sempre presente na minha memória quando há vitórias do FC Porto no hóquei em patins. Queria dizer-vos, portanto, que a minha alegria foi, como viram, a de toda a gente no pavilhão. Todos estavam felizes porque sentiam que era merecido, que era uma vitória fruto do trabalho, da dedicação, mas muito fruto de competência. Queria, por isso, saudar-vos a todos. Ao meu amigo Eurico, por todos estes anos de colaboração como dirigente. Ao vosso treinador, com quem desde o primeiro dia senti grande empatia e que algo ia mudar no FC Porto. A todo o staff, ao doutor Sousa, sempre presente e a dar o máximo, que é muito. A vós, atletas, que são quem materializa no campo os sonhos dos vossos dirigentes. Fiquei muito feliz, emocionou-me e entusiasmou-me a forma como todos festejaram a vitória. A todos um grande abraço, muitas felicidades, gozem as vossas férias porque, para o ano, há mais coisas para ganhar.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220630-pt-quando-se-acredita-tudo-e-possivel-e-a-vitoria-chega

#fcporto

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Silvestre Varela vai continuar a ser um dos pilares da equipa B do FC Porto em 2022/23, tendo prolongado o vínculo que o liga aos Dragões por uma temporada, até 2023.



«SILVESTRE VARELA RENOVA ATÉ 2023 
30 DE JUNHO DE 2022 16:00

Capitão da equipa B portista vai cumprir a nona temporada de azul e branco.

Silvestre Varela vai continuar a ser um dos pilares da equipa B do FC Porto em 2022/23, tendo prolongado o vínculo que o liga aos Dragões por uma temporada, até 2023. O avançado de 37 anos vai avançar para a nona época na Invicta, um ciclo que começou a traçar em 2009, após ter deixado o Estrela da Amadora. Para esta nova época, o capitão já deu o mote: “Serei mais um no balneário a lutar para vencermos cada desafio que teremos pela frente”.

O internacional português esteve, numa primeira instância, no Dragão durante uma mão cheia de anos até ser emprestado a West Bromwich (Inglaterra) e Parma (Itália) em 2014/15, tendo regressado à que é a sua segunda casa em 2015/16 para mais uma época e meia antes da experiência no Kayserispor, da Turquia, em janeiro de 2017. Envergou ainda a camisola da Belenenses SAD durante duas temporadas antes de agendar novo regresso ao clube pelo qual já conquistou 11 títulos: cinco Supertaças, três campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Liga Europa.

Em 2021/22, o 81 portista cumpriu 2268 minutos pela equipa B do FC Porto distribuídos por 30 jogos, tendo contribuído para uma época tranquila que se traduziu num décimo lugar na segunda liga com quatro golos e seis assistências. Varela foi, inclusive, o primeiro a marcar pelo FC Porto B na temporada transata, tendo também somado golos decisivos de que são exemplos os apontados à Académica (2-1), na oitava ronda, e ao Académico de Viseu (1-0), na 15.ª jornada.

A satisfação de permanecer na Invicta

“Estou muito feliz por continuar mais um ano naquela que é a minha casa.”

A promessa de lutar com tudo para alcançar muitas mais vitórias

“É bom sentir que o clube continua a confiar em mim e, como sempre, vou dar tudo em todos os momentos para ajudar e contribuir para as metas da equipa.”

O contributo individual para o sucesso coletivo

“Espero que, com a minha experiência, possa contribuir para formar um grupo mais forte.”

O contentamento por trabalhar com António Folha e o mote para a nova época» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220630-pt-silvestre-varela-renova-ate-2023


F.C. do Porto Hóquei Patins - F.C. do Porto 3 vs S.L. Benfica 2 - O FC Porto bateu o Benfica e conquistou o 24.º título nacional de hóquei em patins.


«CAMPEÃO ARENA 
29 DE JUNHO DE 2022 22:20

O FC Porto bateu o Benfica por 3-2 e conquistou o 24.º título nacional de hóquei em patins.

O FC Porto é campeão nacional de hóquei em patins! Nesta quarta-feira, no Jogo 5 da final do Play-off do Campeonato Nacional, os azuis e brancos receberam e bateram o Benfica (3-2), no Dragão Arena, e carimbaram a conquista do 24.º título de campeão nacional, registo que isola o FC Porto na liderança deste particular: à entrada para este jogo, FC Porto e Benfica estavam empatados com 23 campeonatos cada um.

Estava jogado pouco mais de um minuto quando Gonçalo Alves provocou a primeira explosão de alegria num Dragão Arena que voltou a justificar as palavras de Ricardo Ares na antevisão: no que diz respeito ao hóquei em patins, é mesmo o melhor pavilhão do mundo. O Benfica ainda chegou ao empate por intermédio de Pol Manrubia, mas Carlo Di Benedetto não deixou que o intervalo chegasse sem que o FC Porto estivesse novamente na frente do marcador.

A etapa complementar não foi tão animada quanto a inicial e o placar só voltou a mexer nos minutos finais, o que diz muito sobre o equilíbrio que marcou o segundo tempo. A pouco mais de seis minutos do fim, Pablo Àlvarez estabeleceu o 2-2 e voltou a deixar tudo igual, mas o clássico não ficaria por aqui. Na cobrança de um livre direto, Gonçalo Alves colocou o FC Porto numa posição privilegiadíssima para conquistar o título e a equipa comandada por Ricardo Ares não vacilou.

Fica assim fechada com chave de ouro uma época verdadeiramente memorável para o hóquei em patins portista, abrilhantada com três troféus erguidos: à Taça de Portugal e à Taça Intercontinental, o FC Porto juntou-lhe o Campeonato Nacional. Ganhou aquela que foi, de muito longe, a melhor equipa ao longo de toda a temporada.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 3-2

Campeonato Nacional, Play-off, final, Jogo 5

29 de junho de 2022

Dragão Arena

Árbitros: Joaquim Pinto e Pedro Figueiredo

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Xavier Barroso, Ezequiel Mena, Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto

Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Telmo Pinto, Reinaldo García, Rafa e Carlitos Ramos

Treinador: Ricardo Ares

BENFICA: Pedro Henriques (g.r.), Edu Lamas, Diogo Rafael (cap.), Pol Manrubia e Pablo Àlvarez

Suplentes: Rodrigo Vieira (g.r.), Poka, José Miranda, Tiago Sanches e Gonçalo Pinto

Treinador: Nuno Resende

Ao intervalo: 2-1

Marcadores: Gonçalo Alves (2m e 45m), Carlo Di Benedetto (17m), Pol Manrubia (21m), Pablo Àlvarez (44m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220629-pt-campeao-arena

Highlights FC Porto vs SL Benfica - (Final play off CN 1ª DIVISÃO)

#fcporto

29/06/22

F.C. do Porto Atletas Internacionais - António Areia já assinou milhares de golos, mas há um que a Federação Europeia de Andebol não quis deixar passar em claro.


«GOLO DE ANTÓNIO AREIA ENTRE OS MELHORES DO ANO NA CHAMPIONS 
29 DE JUNHO DE 2022 11:07

Rosca do ponta direita frente ao Dínamo de Bucareste no top-5 da EHF.

António Areia já assinou milhares de golos, mas há um que a Federação Europeia de Andebol não quis deixar passar em claro. Terminada mais uma edição da Liga dos Campeões, a maior competição de clubes do mundo, a EHF divulgou os dez melhores remates certeiros da prova e entre eles encontra-se o golo do canhoto do FC Porto na receção ao Dínamo de Bucareste.

Na partida relativa à 12.ª jornada do Grupo B que teve lugar no Dragão Arena em fevereiro passado, Areia recebeu a bola de Djibril M’Bengue, partiu da ponta direita e bateu o guardião dos romenos com enorme classe. Tanta que a entidade responsável pela modalidade no Velho Continente elegeu o remate certeiro como o quinto melhor da Champions de andebol.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220629-pt-golo-de-antonio-areia-entre-os-melhores-do-ano-na-champions

("Azul Porto" com António Areia)

#fcporto

Geologia - O risco de um tsunami como o que dizimou Lisboa em 1755 é real e a secretária de Estado da Proteção Civil avisa que “nenhum país está 100% preparado”.


«Risco de tsunami como o de 1755 é real. “Não é uma questão de ‘se’, mas de ‘quando'”

O risco de um tsunami como o que dizimou Lisboa em 1755 é real. A secretária de Estado da Proteção Civil avisa que “nenhum país está 100% preparado”.

O terramoto de 1755 resultou na destruição quase completa da cidade de Lisboa, afetando ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal. O sismo foi seguido por um tsunami — que se acredita ter atingido 20 metros de altura — e por múltiplos incêndios, tendo feito mais de 10 mil mortos. Foi um dos sismos mais mortíferos da História.

Em paralelo com a Conferência dos Oceanos, decorreu a sessão “Alerta costeiro”, na qual especialistas discutiram a prevenção deste tipo de eventos catastróficos.

“Os tsunamis são eventos raros, mas podem ser extremamente mortíferos. Nos últimos cem anos, 58 tsunamis causaram mais de 260 mil mortes, uma média de 4600 por desastre, superando qualquer outro perigo natural”, alerta Mami Mizutori, especialista do Escritório das Nações Unidas para a Redução dos Riscos de Desastres, citada pelo Expresso.

A secretária de Estado da Proteção Civil diz que “não é uma questão de ‘se’, mas de ‘quando'”. Portugal é um país com risco de tsunami e sismo, sendo que a costa algarvia e oeste até Peniche são consideradas “zonas mais críticas”.

O tsunami de 2004 no Sudeste Asiático foi “efetivamente uma chamada de atenção para todo o mundo”, realça a governante. Desde então, vários países, incluindo Portugal, têm feito esforços para fazer a possível prevenção.

O objetivo da ONU é alargar o programa “Tsunami Ready” a 100% das comunidades costeiras até 2030. Atualmente apenas 48% dos países em desenvolvimento estão cobertos por este sistema internacional de alerta de tsunamis.

Em entrevista ao Expresso, Patrícia Gaspar desenvolveu mais a questão do risco de tsunami em Portugal.

“Um evento sísmico da magnitude do que aconteceu em 1755 é um evento para o qual nenhum país está 100% preparado. Não há forma de garantir que perante um evento destes não há danos. É impossível”, atirou.

O impacto seria gigante, com várias “vítimas” e “danos”. Apesar de tudo, estamos hoje “garantidamente mais preparados e mais capazes de reagir a uma situação destas do que estávamos há 10, 20 ou 30 anos atrás”, argumenta a secretária de Estado.

“Não vai existir um dia em que alguém possa dizer que estamos 100% preparados. Isso é um conceito que não existe em Proteção Civil”, acrescentou.

O aviso não chegará com horas ou dias de antecedência, mas sim uma antecipação de minutos “que pode permitir salvar vidas”.

Uma vez identificado o risco, a Proteção Civil alerta a população através do sistema de SMS e, dependendo do município, vão-se ouvir sirenes.» in https://zap.aeiou.pt/risco-de-tsunami-como-o-de-1755-e-real-nao-e-uma-questao-de-se-mas-de-quando-485922

(COMO UM TERREMOTO, UM TSUNAMI E VÁRIOS INCÊNDIOS DESTRUÍRAM LISBOA EM 1755)

#portugal    #geologia    #tsunami    #lisboa    

Arte Cultura - Santa Cruz da Trapa, em São Pedro do Sul, recebeu recentemente a escultura erótica de nove metros de altura, com cerca de 60 toneladas, da autoria de Custódio Almeida.


«S. P. do Sul: Escultura erótica pretende «libertar de preconceito que ainda existe»

Santa Cruz da Trapa, em São Pedro do Sul, recebeu recentemente a escultura erótica de nove metros de altura, com cerca de 60 toneladas, da autoria de Custódio Almeida.

Um trabalho que tem como objetivo «quebrar [tabus], para que as pessoas se possam libertar deste preconceito que ainda existe muito a nível nacional e a nível mundial», confidenciou o artista, em entrevista à TVI.

‘A Foda dos Nus’, assim é denominada a obra, retrata dois corpos em ato sexual: «O envolvimento, dois corpos, a liberdade do sexo. Foi assim que desenvolvi esta obra», explica Custódio Almeida, natural da Gralheira, em São Cristóvão de Lafões, na mesma entrevista.

Esta escultura erótica, inaugurada na entrada do espaço Arte Dança Nua, tem dividido opiniões entre os habitantes do concelho e nas redes sociais do artista podem ler-se comentários como: «A arte é liberdade»; «O amor desnudado. É um monumento com o nome mais acertado!»; e «Grande artista, parabéns pelo talento, gostei de apreciar!».

Fonte: CNN Portugal» in https://viseunow.sapo.pt/sao-pedro-do-sul-recebe-estatua-erotica-que-pretende-libertar-de-preconceito-que-ainda-existe/

Vídeo: https://cnnportugal.iol.pt/videos/estatua-erotica-de-9-metros-esta-a-dar-que-falar-nesta-freguesia/62b9afcc0cf2ea4f0a518f66

#sãopedrodosul    #afodadosnus    #custodioalmeida

F.C. do Porto Natação - Nadadora do FC Porto terminou em sétimo lugar na prova de águas abertas em Budapeste.


«ANGÉLICA ANDRÉ É A MELHOR PORTUGUESA DE SEMPRE NOS MUNDIAIS 
29 DE JUNHO DE 2022 10:38

Nadadora do FC Porto terminou em sétimo lugar na prova de águas abertas em Budapeste.

A melhor classificação da história da natação portuguesa em Campeonatos do Mundo acaba de ser alcançada pela portista Angélica André. Na prova de águas abertas da competição que decorre em Budapeste, capital da Hungria, a atleta do FC Porto nadou a totalidade dos dez quilómetros no grupo da frente - em luta direta com a restante elite mundial - e cruzou a meta no sétimo posto, apenas dez segundos atrás da medalhada de ouro Sharon Van Rouwendaal (Países Baixos).

Com o tempo de 2 horas, 2 minutos, 39 segundos e 30 centésimas que lhe valeu a excelente classificação, Angélica André superou largamente o maior feito de Portugal nos Mundiais de natação - um 19.º posto alcançado em 2019 - e consagrou-se como a melhor representante lusa de sempre.

“Senti-me bem do início ao fim. Pena não conseguir fazer um pouco melhor. Penso que já foi muito bom, mas na parte final poderia ter disputado mais alguns lugares da frente. Cometi uns erros nos abastecimentos, mas estava-me a sentir bem e foi a melhor classificação de sempre”, declarou a nadadora azul e branca no final.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220629-pt-angelica-andre-e-a-melhor-portuguesa-de-sempre-nos-mundiais

#fcporto

28/06/22

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Depois de Diogo Costa, Pepe, Mbemba, Vitinha e Otávio, Mehdi Taremi é o sexto e último jogador do FC Porto a figurar no Onze do Ano da Liga Portugal.


«MEHDI TAREMI ELEITO PARA O ONZE DO ANO DA LIGA 
28 DE JUNHO DE 2022 17:00

Avançado iraniano completa o lote de Dragões na melhor equipa de 2021/22.

Depois de Diogo Costa, Pepe, Mbemba, Vitinha e Otávio, Mehdi Taremi é o sexto e último jogador do FC Porto a figurar no Onze do Ano da Liga Portugal. A eleição resulta dos votos dos treinadores e capitães das equipas participantes na edição 2021/22 do campeonato.

Mehdi Taremi esteve em 32 dos 34 jogos que fizeram do FC Porto campeão nacional, sendo que 27 foram na condição de titular. O avançado internacional pelo Irão, de 29 anos, foi o melhor marcador dos azuis e brancos no campeonato e o segundo melhor da prova, com 20 golos, apenas superado por Darwin Núñez (26), do Benfica. O número 9 portista fez ainda 13 assistências na principal competição interna.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220628-pt-mehdi-taremi-eleito-para-o-onze-do-ano-da-liga

#fcporto

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Quatro campeonatos, três Supertaças, uma Taça de Portugal e um novo contrato válido até 2024.


«DIOGO BRANQUINHO RENOVA ATÉ 2024 
28 DE JUNHO DE 2022 11:00

Ponta esquerda chegou ao FC Porto em 2017.

Quatro campeonatos, três Supertaças, uma Taça de Portugal e um novo contrato válido até 2024. É este o ponto da situação da carreira de Diogo Branquinho, ponta esquerda internacional português que representa o FC Porto desde a época 2017/18 e que assim continuará por mais duas temporadas. Prestes a completar 28 anos, o atleta Olímpico português formado entre os aveirenses do São Bernardo e os minhotos do ABC intrometeu-se na elite do andebol europeu com as cores portistas e é, hoje em dia, um dos melhores da posição no panorama nacional e internacional.

Orgulhoso e motivado

“Continuar ligado ao FC Porto é, evidentemente, um motivo de orgulho acrescido. Temos muito em comum, falamos a mesma língua e temos uma predisposição enorme para lutar e para ganhar. Sei que o sucesso da equipa é fruto do sucesso individual e vice-versa. Quando o FC Porto contrata ou prolonga um contrato é porque vê nele as caraterísticas de um jogador à Porto. Sinto-me muito orgulhoso e motivado por ser considerado um jogador à Porto.”

Um dos tricampeões

“Essa identidade, esse ADN do FC Porto diz-nos que temos de jogar muito melhor para ganhar faz parte daquele patriotismo ligado à região Norte. Sentimos que temos de fazer sempre mais e de ter uma mentalidade super vencedora. Isso é uma motivação, faz-nos acreditar no nosso trabalho e no nosso valor enquanto equipa. Somos um conjunto fantástico de boas pessoas que se dão muito bem dentro e fora de campo. Somos um núcleo muito forte de jogadores que já está junto há muito tempo. Isso é uma das caraterísticas que faz de nós uma equipa muito boa, talhada para o sucesso e sempre pronta a reagir. Jogamos de olhos fechados, como se diz, e acho que essa é uma das nossas valências. Estamos muito motivados para ganhar tudo na próxima época.”

O melhor momento

“Felizmente há vários, aliados à conquista de títulos. Se calhar diria o primeiro campeonato que aqui conquistei, na Madeira, depois de uma viagem muito atribulada. Foi o culminar de um trabalho que começa na pré-época e que se estende até ao final da época. Como foi o primeiro que conquistei pelo FC Porto, foi especial.”

O melhor golo

“Gosto muito mais de olhar para o título na Madeira, para quando ganhámos em Kiel, para a vitória cá contra o Magdeburgo. Falo é disso, nunca de um golo que marquei ou assim. Mas pensando nesta época, recordo um remate habilidoso que costumo fazer, em rosca, contra o Montpellier. Gostei particularmente desse na Liga dos Campeões.”

Metas para a próxima temporada

“No FC Porto temos a boa responsabilidade de ganhar e de ganhar tudo. Esta foi uma época boa, temos que admitir isso, mas nós somos uns eternos insatisfeitos. Na próxima época temos de ganhar todos os jogos e todas as competições. Na Champions, que é a prova onde todos querem estar, ambicionamos ir o mais longe possível, passando o grupo e jogando jogo a jogo. Temos equipa para ganhar a qualquer adversário.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220628-pt-diogo-branquinho-renova-ate-2024 

#fcporto

27/06/22

F.C. do Porto Natação - A equipa de natação do FC Porto sagrou-se, no passado fim de semana, Campeã Regional de Juvenis e Absoluto em femininos, masculinos e em conjunto.


«PORTISTAS SAGRAM-SE CAMPEÕES REGIONAIS DE JUVENIS E ABSOLUTO 
27 DE JUNHO DE 2022 15:15

Nadadores azuis e brancos somaram 90 pódios.

A equipa de natação do FC Porto sagrou-se, no passado fim de semana, Campeã Regional de Juvenis e Absoluto em femininos, masculinos e em conjunto.

Os azuis e brancos somaram 34 medalhas de ouro repartidas por 19 atletas, a que se somaram 35 segundos e 21 terceiros lugares, num total de 90 pódios.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220627-pt-portistas-sagram-se-campeoes-regionais-de-juvenis-e-absoluto

#fcporto

Zoologia - Uma população secreta de ursos polares foi encontrada num sítio que os cientistas acreditavam ser “impossível”, por não oferecer as condições necessários para as criaturas caçarem.


«População secreta de ursos polares foi encontrada num sítio “impossível”

Uma população secreta de ursos polares foi encontrada num sítio que os cientistas acreditavam ser “impossível”, por não oferecer as condições necessários para as criaturas caçarem.

O urso polar vive nas águas geladas do círculo polar ártico, que envolve principalmente Dinamarca, Noruega, Rússia, Alasca e Canadá. Embora os ursos polares também viajem por terra, que é onde se reproduzem, passam grande parte do tempo no oceano coberto de gelo e em áreas onde a camada de gelo derreteu, entrando na água sem qualquer dificuldade.

Agora, uma população secreta de ursos polares foi descoberta num habitat aparentemente impossível da Gronelândia. Esta zona, durante a maior parte do ano, carece das plataformas flutuantes de gelo que os ursos usam para caçar.

Anteriormente, os cientistas pensavam que esta população de ursos vivia junto de outro grupo nas proximidades. No entanto, descobriram agora que esta população de ursos esteve “escondida” neste local durante centenas de anos.

A nova descoberta sugere que alguns ursos polares, pelo menos, podem ser capazes de se adaptar ao desaparecimento do gelo marinho à medida que as alterações climáticas pioram.

“O gelo das calotes pode ajudar um pequeno número de ursos polares a sobreviver por períodos mais longos perante o aquecimento climático, mas não está disponível para a grande maioria dos ursos polares”, disse a investigadora Kristin Laidre, em declarações ao Live Science.

Os cientistas descobriram a população “secreta” quando estavam a analisar uma população de ursos polares na costa leste da Gronelândia. Foi assim que os autores perceberam que, afinal, eram duas populações completamente distintas.

Análises genéticas confirmaram que os ursos do sudeste eram distintos dos seus vizinhos do nordeste. Os resultados do estudo foram publicados, na semana passada, na revista Science.

Assim, esta descoberta constitui a prova de uma nova subpopulação

 de ursos, a 20.ª a nível mundial. Esta subpopulação, desconhecida até agora, tem cerca de 300 espécimes. Os investigadores sugerem que há cerca de 200 anos que está isolada da população vizinha.

A subida das temperaturas no Ártico significam que o gelo está a derreter mais cedo e a congelar mais tarde, deixando os ursos polares à fome. Estimativas apontam que os ursos polares podem ficar extintos até 2100.» in https://zap.aeiou.pt/populacao-secreta-ursos-polares-484669

#zoologia    #ambiente    #ecologia

26/06/22

F.C. do Porto Sub 12 Futebol - Os sub12 do F.C. do Porto venceram o "Mondial Le Mans" ao bater o Manchester United nos quartos de final,o Olympique Lyonnais nas meias-finais e o FC Nantes na final.

 
(Os #sub12 venceram o "Mondial Le Mans" ao bater o Manchester United nos quartos de final,o Olympique Lyonnais nas meias-finais e o FC Nantes na final 🏆🥇 Parabéns, Dragões) in https://twitter.com/FCPorto/status/1541155173023846400

Desporto Futebol: Vila Caiz 4 vs São Lourenço do Douro 2 - O Vila Caiz conquistou hoje a Taça da Associação de Futebol do Porto, ao vencer na final o São Lourenço do Douro.



«Vila Caiz conquista Taça da A. F. Porto

O Vila Caiz conquistou hoje a Taça da Associação de Futebol do Porto, ao vencer na final o São Lourenço do Douro por 4-2. 

O jogo teve lugar no Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, e contou com a transmissão em direto e exclusivo do Porto Canal.» in https://portocanal.sapo.pt/noticia/303184/

#amarante    #vilacaiz    #taçaassociaçãodefuteboldoporto    

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Avançado Sub-15 do FC Porto foi transportado para o hospital após sofrer um traumatismo crânio-encefálico.


«ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO CLÍNICA DE RODRIGO MOREIRA 
26 DE JUNHO DE 2022 16:18

Avançado Sub-15 do FC Porto foi transportado para o hospital após sofrer um traumatismo crânio-encefálico.

Rodrigo Moreira, avançado da equipa de Sub-15 do FC Porto, foi transferido para o Hospital de São João. No final do encontro relativo à última jornada do Campeonato Nacional de Juniores C em Guimarães (0-3), o jovem de 15 anos foi atingido com uma bola e teve de ser assistido em campo pela equipa médica após sofrer um traumatismo crânio-encefálico.

Devido à gravidade da situação, o corpo clínico presente necessitou de apoio no local prestado pelo INEM - que encaminhou o jovem jogador para o Hospital de Guimarães. Após avaliação, os médicos decidiram transferir Rodrigo Moreira para a principal unidade hospitalar da cidade Invicta, onde este se encontra estável e permanecerá em vigilância médica nas próximas horas.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220626-pt-atualizacao-da-situacao-clinica-de-rodrigo-moreira

#fcporto

F.C. do Porto Sub 15 Futebol: Guimarães S.C. 0 vs F.C. do Porto 3 - Dragões venceram em Guimarães na última jornada do Campeonato Nacional de Juniores C.


«SUB-15 FECHAM A ÉPOCA A GANHAR 
26 DE JUNHO DE 2022 13:17

Dragões venceram em Guimarães (3-0) na última jornada do Campeonato Nacional de Juniores C.

A equipa de Sub-15 do FC Porto foi a Guimarães bater o Vitória por 3-0 numa partida a contar para a décima e derradeira ronda da Fase de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores C. Os golos dos azuis e brancos tiveram a assinatura de Léo Fajardo (6m), Rodrigo Mora (47m) e Tiago Silva (60m). O resultado deste sábado em nada altera a posição azul e branca na tabela classificativa (3.º).

Os Sub-15 portistas, orientados por Nuno Pimentel, alinharam com Martim Pereira, Pedro Silva, Duarte Nogueira, Filipe Sousa, Martim Cunha, Gonçalo Pinto (Tiago Silva, 44m), Alassana Baldé, Manuel Miranda, Leonardo Fajardo, Rodrigo Mora e Salvador Cardoso (Miguel Rocha, 50m).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220626-pt-sub-15-fecham-a-epoca-a-ganhar

#fcporto

Ciência - Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu uma espécie de besouro que come plástico, mais especificamente poliestireno.


«Cientistas descobrem larvas que conseguem comer plástico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu uma espécie de besouro que come plástico, mais especificamente poliestireno. Este tipo plástico está presente em placas de esferovite, copos e embalagens.

Durante o estudo o grupo alimentou, ao longo de três semanas, várias larvas da espécie Zophobas morio com farelo e espuma de poliestireno, colocando outras em jejum. Os resultados demonstraram que não só o animal consegue sobreviver quando alimentado por este material, como consegue ganhar peso. Esta capacidade deve-se às bactérias presentes no seu intestino, que permitem degradar o poliestireno.

“Os super vermes são como mini centros de reciclagem, que trituram o poliestireno com a boca e depois alimentam as bactérias no seu intestino”, explica o autor Christian Rinke. “Os produtos de decomposição resultantes desta reação podem ser utilizados por outros micróbios para criar compostos de alto valor, como os bioplásticos”.

O próximo passo é analisar a função destas bactérias intestinais em laboratório, para que futuramente o processo possa ser aplicado a uma maior escala e contribuir para a reciclagem, reduzindo a deposição em aterro.» in https://greensavers.sapo.pt/cientistas-descobrem-larvas-que-conseguem-comer-plastico-video/


25/06/22

Saúde - Um gene vindo dos Neandertais permite que o coronavírus se espalhe mais nos pulmões e deixa os pacientes mais vulneráveis à doença.


«Um humano e um Neandertal fizeram sexo. 60 mil anos depois, causaram um milhão de mortes por covid-19

Um gene vindo dos Neandertais permite que o coronavírus se espalhe mais nos pulmões e deixa os pacientes mais vulneráveis à doença. Este gene terá entrado no genoma humano após um único incidente em que um humano se envolveu com o Neandertal.

Há muito, muito tempo — 60 mil anos, mais precisamente — um Homo sapiens teve relações sexuais com um Neandertal.

Até aqui, nada de especial, mas de acordo com um estudo, as consequências deste encontro ainda se estão a sentir nos dias de hoje e até um milhão de pessoas poderá ter morrido com covid-19 por sua culpa. É caso para dizer que é pena os métodos contracetivos não existirem na altura.

Mas, afinal, o que é que liga a covid-19 a algo que se passou há 60 mil anos? De acordo com o estudo publicado na Nature Genetics, as diferenças genéticas nos pulmões dos doentes infetados com o vírus tiveram raiz na relação entre o humano e o Neandertal há dezenas de milhares de anos.

Os seres humanos têm entre 20 mil e 25 mil genes diferentes que foram codificados com dados ancestrais. James Davies, professor de genómica e um dos autores do estudo, explica que um destes genes, o LZTFL1, “causou uma peculiaridade genética comum que deixa os pulmões suscetíveis à infecção“.

Este gene, segundo Davies, terá entrado no nosso genoma através de “uma única relação interespécies que originou apenas um filho“. 60 mil anos depois, esta mutação que começou numa única criança terá sido responsável por centenas de milhares ou até mesmo, no pior cenário, um milhão de mortes por covid-19.

O gene LZTFL1 leva a que as células produzam uma proteína específica na superfície dos pulmões de algumas pessoas. O coronavírus agarra-se a esta proteína, o que ajuda a que se espalhe mais pelos pulmões, o que origina os casos mais graves da doença. Esta mutação é mais comum na população do sul da Ásia e pode ajudar a explicar porque é que a Índia é um dos países com mais mortes por covid-19.

A hipótese de que um gene Neandertal pode ser culpado por agravar o estado de saúde dos infetados não é nova e um estudo de 2020 já tinha proposto a hipótese de que as pessoas que herdaram este gene tinham um risco até três vezes maior de precisarem de um ventilador caso apanhassem o vírus, relata o Ancient Origins.

O detalhe novo nesta investigação é de que esta mutação se terá propagado ao longo das gerações a partir de apenas uma relação entre um humano e um Neandertal. Os investigadores fizeram os cálculos e notaram que o gene vem de “28 mudanças de uma única letra, que podem ser rastreadas até ao início”, tendo assim nascido de um “evento único”.» in https://zap.aeiou.pt/humano-neandertal-sexo-mortes-covid-485231

#saude    #historia    #neandertal

Amarante São Gonçalo - Capela de Santa Rita, bem no alto de Pinheiro, na Bouça do Pombal.

(Amarante, Pinheiro, Bouça do Pombal, Capela de Santa Rita)

24/06/22

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Depois de Diogo Costa, Pepe, Mbemba e Vitinha, Otávio é o quinto jogador do FC Porto a figurar no Onze do Ano da Liga Portugal.


«OTÁVIO ELEITO PARA O ONZE DO ANO DA LIGA 
24 DE JUNHO DE 2022 17:00

Médio internacional português do FC Porto é o quinto Dragão na melhor equipa de 2021/22.

Depois de Diogo Costa, Pepe, Mbemba e Vitinha, Otávio é o quinto jogador do FC Porto a figurar no Onze do Ano da Liga Portugal. A eleição resulta dos votos dos treinadores e capitães das equipas participantes na edição 2021/22 do campeonato.

Otávio esteve em 32 dos 34 jogos que fizeram do FC Porto campeão nacional, sempre na condição de titular, o que diz muito da sua importância no coletivo azul e branco. O médio internacional português, de 27 anos, terminou o campeonato com três golos, marcados em Portimão (3-0), em Vizela (4-0) e na receção ao Famalicão (3-1), aos quais juntou 12 assistências.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220624-pt-otavio-eleito-para-o-onze-do-ano-da-liga

#fcporto

F.C. do Porto Bilhar - Nuno Santos sagrou-se campeão nacional de pool de Sub-19 depois de vencer Tomás Oliveira (Beira-Mar), por 5-4, no jogo decisivo da fase final organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar em Soure.


«NUNO SANTOS É CAMPEÃO NACIONAL DE POOL DE SUB-19 
24 DE JUNHO DE 2022 14:38

Bilharista do FC Porto já tinha conquistado o título nacional de Sub-17 há três anos.

Nuno Santos sagrou-se campeão nacional de pool de Sub-19 depois de vencer Tomás Oliveira (Beira-Mar), por 5-4, no jogo decisivo da fase final organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar em Soure.

O jovem bilharista do FC Porto, de apenas 18 anos, começou por perder frente a Ricardo Guimarães (5-2), mas a partir daqui foi sempre a ganhar. No segundo jogo bateu Tomás Barros por 5-0 e, logo a seguir, Alexandre Flórido por 5-4.

Nuno Santos, que já se tinha sagrado campeão nacional de pool de Sub-17 em 2019, antes da pandemia, será o representante de Portugal no Campeonato da Europa de Sub-19.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220624-pt-nuno-santos-e-campeao-nacional-de-pool-de-sub-19

#fcporto

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Ricardo Brandão prolongou o vínculo que o liga ao FC Porto até 2024.


«RICARDO BRANDÃO RENOVA ATÉ 2024 
24 DE JUNHO DE 2022 11:00

Pivô de 18 anos estreou-se esta época na Champions e sagrou-se campeão nacional.

Ricardo Brandão prolongou o vínculo que o liga ao FC Porto até 2024. O pivô de 18 anos, que chegou em 2020 à Invicta proveniente do Alavarium, estreou-se esta época no campeonato nacional e na Liga dos Campeões, tendo-se sagrado campeão nacional. O jovem conta ainda com um título do Torneio das 4 Nações, que venceu ao serviço das seleções jovens nacionais.

A felicidade pela renovação

“É incrível renovar com o FC Porto, um clube tão grande, poder treinar com o plantel principal todos os dias e fazer parte dos planos futuros do clube. É incrível.”

A retrospetiva da estreia e da conquista do campeonato na equipa principal

“Foi muito bom poder estrear-me na equipa principal, foi um sonho realizado esta época. Foi fantástico ser campeão, estar ao lado destes colegas de equipa incríveis. Foi muito bom.”

Os exemplos com quem partilha posição

“O Victor Iturriza e o Daymaro Salina são referências, trabalho muito bem com eles nos treinos e aprendo bastante a vê-los e a falar com eles.”

Um olhar para o futuro

“As expectativas são atingir o máximo de objetivos com a camisola do FC Porto.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220624-pt-ricardo-brandao-renova-ate-2024

#fcporto

23/06/22

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Depois de Diogo Costa, Pepe e Mbemba, Vitinha é o quarto jogador do FC Porto a figurar no Onze do Ano da Liga Portugal.


«VITINHA ELEITO PARA O ONZE DO ANO DA LIGA 
23 DE JUNHO DE 2022 17:00

Médio do FC Porto junta-se a mais três Dragões na melhor equipa do campeonato.

Depois de Diogo Costa, Pepe e Mbemba, Vitinha é o quarto jogador do FC Porto a figurar no Onze do Ano da Liga Portugal. A eleição resulta dos votos dos treinadores e capitães das equipas participantes na edição 2021/22 do campeonato.

Vitinha disputou 30 dos 34 jogos que fizeram do FC Porto campeão nacional, 27 dos quais na condição de titular. O médio formado nos Dragões, de 22 anos, fechou o campeonato com dois golos, apontados em Portimão (3-0) e em Arouca (2-0), e três assistências.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220623-pt-vitinha-eleito-para-o-onze-do-ano-da-liga

(Vitinha 2022 - Technical Elegance | Skills, Goals & Assists | HD)

#fcporto

Amarante Fotografia - Inauguração da Exposição de Fotografia "o prazer de fotografar ", de Eduardo Teixeira Pinto, no próximo dia 2 de julho, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Vila do Conde.

(O evento, será seguido de uma conversa, às 22h30, sobre o Fotógrafo e Mestre, Eduardo Teixeira Pinto)

F.C. do Porto Pinto da Costa - Jorge Nuno Pinto da Costa é, desde esta segunda-feira, Cidadão Honorário de Vila Nova de Gaia.


«JORGE NUNO PINTO DA COSTA RECEBEU A MEDALHA DE HONRA DE VILA NOVA DE GAIA 
21 DE JUNHO DE 2022 19:53

Presidente do FC Porto foi distinguido pelo município com o título de Cidadão Honorário.

Jorge Nuno Pinto da Costa é, desde esta segunda-feira, Cidadão Honorário de Vila Nova de Gaia. O presidente do FC Porto foi uma das personalidades agraciadas pelo edil gaiense com a medalha honorífica da cidade “por ocasião da celebração dos quarenta anos de presidência do Futebol Clube do Porto, pela excelência da carreira como dirigente desportivo e pelo notável contributo prestado ao dirigismo do futebol português e mundial”, pode ler-se no site oficial da autarquia.

No final da cerimónia que decorreu esta segunda-feira no Auditório Municipal e a que Eduardo Vítor Rodrigues presidiu, Pinto da Costa mostrou-se surpreendido e orgulhoso: “Foi uma surpresa enorme porque não sabia. Vim aqui porque fui avisado de que o meu irmão ia ser galardoado a título póstumo. Foi por isso que vim com a sua viúva. Quando cheguei começaram a dar-me os parabéns e ainda julgava que era pela dobradinha. É um orgulho enorme levar comigo esta medalha porque gosto muito de Gaia. Gaia e o Porto estão unidas e vão estar mais quando tivermos a ponte D. António. Aí vamos estar unidos até ao céu. Foi uma alegria muito grande e fico muito grato ao presidente Eduardo Vítor Rodrigues, por quem tenho grande estima e consideração."

O líder máximo da instituição portista fez ainda questão de relembrar que a equipa principal trabalha diariamente no CTFD PortoGaia, no Olival, e que a ligação do clube à margem Sul do Douro não se fica por aí: “Existem muitas escolas Dragon Force em Gaia e é uma das cidades onde há mais adeptos e sócios do FC Porto. Porto e Gaia quase que podiam ser a mesma coisa, não sou defensor disso, mas sim de uma aproximação cada vez maior através dos dois presidentes".» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220621-pt-jorge-nuno-pinto-da-costa-recebeu-a-medalha-de-honra-de-vila-nova-de-gaia

Vídeo: https://www.rtp.pt/noticias/desporto/pinto-da-costa-homenageado-por-vila-nova-de-gaia_v1414307

#fcporto

22/06/22

F.C. do Porto Hóquei Patins: F.C. do Porto 9 vs S.L. Benfica 6 - O FC Porto volta a estar na frente da final do Play-off do Campeonato Nacional de hóquei em patins depois de vencer nesta quarta-feira o Benfica, no Dragão Arena, no Jogo 3 de uma eliminatória disputada à melhor de cinco.


«AZUL VIBRANTE 
22 DE JUNHO DE 2022 22:16

O FC Porto voltou a vencer o Benfica (9-6) no Dragão Arena e está novamente na liderança da final (2-1).

O FC Porto volta a estar na frente da final do Play-off do Campeonato Nacional de hóquei em patins depois de vencer nesta quarta-feira o Benfica (9-6), no Dragão Arena, no Jogo 3 de uma eliminatória disputada à melhor de cinco. Perante este resultado, os azuis e brancos estão novamente na liderança da série (2-1) e um triunfo é tudo o que os separa da conquista do título nacional.

O início deste clássico foi em tudo idêntico ao início do primeiro, também no Dragão Arena, pois nem dois minutos estavam decorridos quando Carlo Di Benedetto abriu as hostilidades. O Benfica reagiu, mas o FC Porto não se deixou ficar e manteve-se na frente até ao intervalo, que chegou com vantagem de 3-2 para o coletivo comandado por Ricardo Ares. Xavier Barroso e Ezequiel Mena foram os outros marcadores portistas no primeiro tempo.

Se a etapa inicial foi eletrizante, o que dizer da complementar? O FC Porto chegou rapidamente ao 4-2, mas no espaço de apenas cinco minutos o Benfica virou para 5-4 e passou a liderar o marcador. A resiliência portista foi colocada à prova e os Dragões não desiludiram: com uma reação à Porto, os vencedores da fase regular foram com tudo para cima do Benfica e voltaram a fazer do Dragão Arena uma verdadeira fortaleza. Tal como no Jogo 1, o Mar Azul voltou a fazer toda a diferença.

“Foi um jogo com muitas possibilidades para ambos os lados, mas fomos mais felizes e eficazes nos momentos certos. Estamos na frente da eliminatória e a uma vitória do título, mas temos de manter os pés bem assentes na terra e amanhã já vamos treinar para preparar bem o próximo jogo. Viu-se a garra, a união e o espírito de luta desta equipa pela forma como reagimos quando ficámos em desvantagem no marcador. Este jogo já é passado e agora é preparar bem o próximo”, afirmou o treinador Ricardo Ares após a partida.

O Jogo 4 desta final do Play-off do Campeonato Nacional de hóquei em patins disputa-se no próximo sábado (15h00, FC Porto TV/Porto Canal), no Pavilhão da Luz, em Lisboa.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 9-6

Campeonato Nacional, Play-off, final, Jogo 3

22 de junho de 2022

Dragão Arena

Árbitros: Pedro Silva e Ricardo Leão

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Xavier Barroso, Ezequiel Mena, Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto

Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Telmo Pinto, Reinaldo García (cap.), Carlitos Ramos e Rafa

Treinador: Ricardo Ares

BENFICA: Pedro Henriques (g.r.), Edu Lamas, Diogo Rafael (cap.), Carlos Nicolia e Gonçalo Pinto

Suplentes: Rodrigo Vieira (g.r.), Poka, José Miranda, Pol Manrubia e Pablo Àlvarez

Treinador: Nuno Resende

Ao intervalo: 3-2

Marcadores: Carlo Di Benedetto (2m e 48m), Xavier Barroso (8m e 39m), Pablo Àlvarez (8m e 30m), Ezequiel Mena (8m e 26m), Gonçalo Pinto (16m, 29m e 33m), Reinaldo García (35m e 43m), Telmo Pinto (41m), Carlos Nicolia (46m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220622-pt-azul-vibrante

#fcporto

Ambiente e Ecologia - De repente, massas de neve rolaram pela encosta de Sukkertoppen, a montanha que domina a cidade, e arrastaram duas fileiras de casas.


«ÁRTICO: ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS AMEAÇAM O ARQUIPÉLAGO DE SVALBARD

Tor Selnes deve a vida a uma lâmpada. Selnes conseguiu agarrar-se à lâmpada e sobreviver a uma avalanche de neve que tragicamente expôs a vulnerabilidade às alterações climáticas do arquipélago de Svalbard, localizado na região ártica que mais rápido aquece no mundo.

No sábado, dia 19 de dezembro de 2015, a menos de uma semana do Natal, Selnes, um auxiliar de educação de 54 anos, dormia em casa em Longyearbyen, capital deste arquipélago norueguês, que fica entre a Noruega continental e o Polo Norte.

De repente, massas de neve rolaram pela encosta de Sukkertoppen, a montanha que domina a cidade, e arrastaram duas fileiras de casas.

A casa de Tor Selnes foi deslocada 80 metros e o quarto onde dormia foi completamente destruído.

Para tentar evitar ser atingido pela neve, Selne agarrou-se à lâmpada do teto por alguns segundos. "Era como estar numa máquina de lavar, cercado de tábuas, vidro, objetos pontiagudos, tudo o que consiga imaginar", conta.

Selnes conseguiu escapar, mas com cortes e hematomas. Noutra parte da casa, os três filhos escaparam ilesos.

Mas dois vizinhos, Atle, com quem jogara póquer no dia anterior, e Nikoline, uma menina de dois anos, perderam a vida.

A tragédia, até então considerada impensável, chocou a comunidade de menos de 2.500 habitantes.

"Tem havido muita conversa sobre as alterações climáticas desde que cheguei (...) mas era difícil ver ou assimilar", comentou a escritora e jornalista Line Nagell Ylvisåker, que vive em Longyearbyen desde 2005.

"Quando mora aqui, é como ver uma criança crescer: não vê o recuo dos glaciares" de um dia para o outro, assegura.

PASSADO DE MINERAÇÃO

Em Svalbard, as alterações climáticas significam invernos mais curtos, temperaturas oscilantes, precipitações mais pesadas e degelo do permafrost.

Todas estas condições são propícias a avalanches e deslizamentos de terra.

Nos dias que se seguiram à tragédia, uma chuva caiu sobre a cidade durante o período natalício. Depois vieram chuvas recordes no outono seguinte e outra avalanche que varreu outra casa, sem causar vítimas, em 2017.

"Antes, falava-se muito sobre ursos polares, sobre o que aconteceria na natureza", diz Line Nagell Ylvisåker.

"O urso polar a flutuar num pedaço de gelo era um símbolo disso, mas abriu os meus olhos para como isso afeta também a nós, humanos", acrescenta.

Após as duas avalanches, as autoridades decidiram destruir 144 casas consideradas vulneráveis. Isto representa 10% das casas da cidade, que agora foram substituídas por uma gigantesca barreira anti avalanche feita de grandes blocos de granito.

Um revés para Longyearbyen, cuja história está intimamente ligada aos combustíveis fósseis.

A cidade, repleta de casas de madeira coloridas, foi fundada em 1906 pelo empresário americano John Munro Longyear, que veio para minerar carvão.

Embora quase todas as minas já estejam encerradas - a última encerrará no ano que vem - um enorme galpão de vagões permanece bem acima da cidade, uma lembrança do passado de mineração.

De acordo com Ketil Isaksen, investigador do Instituto Meteorológico Norueguês, a região de Svalbard é "o lugar da Terra com o maior aumento de temperatura".

Na parte norte do Mar de Barents, que circunda o arquipélago, o aquecimento é até sete vezes mais rápido do que no resto do planeta, segundo um estudo da Nature do qual é coautor.

Isto deve-se à redução da banquisa marinha, que, segundo os cientistas, normalmente atua como uma manta isolante que impede o oceano de aquecer a atmosfera no inverno e o protege do sol no verão.

Em Longyearbyen, o degelo do permafrost está a enfraquecer o solo, forçando a reconstrução das fundações das casas.

Nos arredores da cidade, o agora mal chamado Isfjorden ("fiorde de gelo"), que costumava ser atravessado por motos de neve no inverno, não tem formação de gelo real na sua superfície desde 2004.

Nos escritórios do jornal Svalbardposten, o editor-chefe Børre Haugli resume a situação assegurando que hoje, as alterações climáticas, "não se discute, nós vemos".» in https://viagens.sapo.pt/viajar/noticias-viajar/artigos/artico-alteracoes-climaticas-ameacam-o-arquipelago-de-svalbard

#ambiente    #ecologia    #svalbard    #sukkertoppen #longyearbyen

21/06/22

Associação Empresarial de Amarante - Acaba mais uma edição dos Jovens Empreendedores com muito brilhantismo.


História e Arqueologia - Ainda há muito por descobrir sobre a histórica batalha de Waterloo, que pôs fim ao Império Francês de Napoleão e foi uma das mais sangrentas de sempre, tendo 50 mil soldados sido mortos, feridos ou capturados.



«Há uma nova hipótese que explica o desaparecimento dos corpos na batalha de Waterloo

O uso das ossadas humanas para a produção de fertilizantes era comum na época e um novo estudo sugere que as sepulturas das vítimas da batalha podem ter sido saqueadas para este efeito.

Ainda há muito por descobrir sobre a histórica batalha de Waterloo, que pôs fim ao Império Francês de Napoleão e foi uma das mais sangrentas de sempre, tendo 50 mil soldados sido mortos, feridos ou capturados.

Apesar de toda esta carnificina, apenas um esqueleto completo de um soldado que sucumbiu na batalha foi encontrado até aos dias de hoje. O que aconteceu aos restantes? Um novo estudo publicado na Journal of Conflitc Archaeology procurou responder a esta pergunta.

A pesquisa baseou-se nos registos escritos e na arte criada pelos primeiros visitantes, que indicam que os soldados mortos foram enterrados em enormes valas comuns, cada uma com milhares de corpos, revela a Discover.

“Os corpos dos mortos foram claramente depositados em várias localizações pelo campo de batalha, pelo que é um tanto surpreendente que não exista um registo credível de alguma vez ter sido encontrada uma enorme sepultura”, revela Tony Pollard, autor do estudo e diretor do Centro da Arqueologia de Batalhas da Universidade de Glasgow.

O investigador decidiu assim reunir as notícias de jornais a época para mostrar que era comum que as pessoas saqueassem os corpos e ossos humanos para criarem fertilizantes. “Os campos de batalha europeus podem ter sido uma fonte conveniente de ossos que podem ser moídos para fazer farinha de ossos, que são uma forma eficaz de fertilizante”, revela.

“Muitos iam para roubar os pertences dos mortos, alguns até roubavam os dentes para fazerem dentaduras, enquanto outros iam simplesmente para verem o que tinha acontecido. É provável que o agente de um fornecedor de ossos aparecesse no campo de batalha com expectativas altas de assegurarem o seu prémio”.

Posto isto, o especialista acredita que os corpos terão desaparecido por terem sido roubados para a criação de fertilizantes. No entanto, Pollard joga à defesa e lembra que ainda não há provas diretas nas sepulturas que indiquem isto.

“O próximo passo é voltar a Waterloo, tentar encontrar os sítios das sepulturas indicados nos testemunhos dos primeiros visitantes. Se os restos mortais humanos tiverem sido removidos na escala proposta aqui, deve existir, pelo menos em alguns casos, provas arqueológicas das covas de onde foram tirados”, remata.» in https://zap.aeiou.pt/corpos-desaparecidos-batalha-waterloo-484670

(Batalha de Waterloo 200 anos: História, dicas e polêmicas)

Batalha de Waterloo - Guerras Napoleónicas - (Animada)


#historia    #arqueologia    #batalhadewaterloo     #napoleão     #final    #império

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Depois de Diogo Costa e de Pepe, Mbemba é o terceiro atleta campeão nacional com lugar garantido no Onze do Ano da Liga Portugal.


«MBEMBA ELEITO PARA O ONZE DO ANO DA LIGA 
21 DE JUNHO DE 2022 17:00

Central congolês forma dupla com Pepe no eixo da melhor equipa da prova.

Depois de Diogo Costa e de Pepe, Mbemba é o terceiro atleta campeão nacional com lugar garantido no Onze do Ano da Liga Portugal. A eleição resulta dos votos dos treinadores e capitães das equipas participantes na edição 2021/22 do campeonato.

Titular em 31 das 34 jornadas da competição com a camisola do FC Porto, o internacional congolês foi uma das principais figuras da melhor defesa da prova e ainda assinou dois golos no decorrer da campanha portista no principal escalão: em Arouca e na receção ao Vizela.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220621-pt-mbemba-eleito-para-o-onze-do-ano-da-liga

(Chancel Mbemba is a BEAST 2022!)

#fcporto

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Vasco Costa é uma das apostas de futuro do andebol portista e, por isso, renovou o contrato que o liga aos Dragões até 2027.



«VASCO COSTA RENOVA ATÉ 2027 
21 DE JUNHO DE 2022 11:00

Primeira linha de 16 anos esteve emprestado ao Gaia em 2021/2022.

Vasco Costa é uma das apostas de futuro do andebol portista e, por isso, renovou o contrato que o liga aos Dragões até 2027. O jovem de 16 anos, que pode jogar tanto a lateral como a central, fez a formação no Santo Tirso, tendo ingressado no clube campeão nacional em 2020. Após ter sido campeão no primeiro ano, foi emprestado ao Gaia em 2021/2022 e está agora de regresso ao Dragão Arena.

O orgulho em estender o vínculo com o clube

“É um excelente sentimento renovar com um clube como o FC Porto, sempre foi um objetivo jogar num clube desta dimensão e poder estar a este nível. Sinto-me lisonjeado por ser uma aposta e por poder voltar a estar aqui.”

A estreia no Andebol 1

“A estreia tão jovem na primeira divisão foi um momento inesperado porque não estava à espera de poder jogar tão cedo no FC Porto. Fiquei contente porque toda a equipa esteve presente e me apoiou, não tive o meu golo, mas espero marcar muitos na próxima vez que vestir de azul e branco, o que espero que aconteça proximamente.”

O feliz empréstimo ao Gaia

“Foi uma experiência muito boa, tive bastante tempo de jogo apesar das lesões que contraí ao longo da época e que me limitaram um bocado. Acho que fiz boas performances, fui uma boa aposta do treinador e a equipa recebeu-me muito bem. Espero, para o ano, poder jogar mais tempo e melhor, é o meu objetivo.”

Os desejos para o futuro de azul e branco

“Gostaria muito de poder jogar mais no FC Porto, chegar a altos patamares, ser campeão novamente e poder disputar a Champions, que sempre foi o meu sonho.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220621-pt-vasco-costa-renova-ate-2027


#fcporto     #andebol    #vascocosta

Escola Secundária de Amarante - Os nosso alunos são muito criativos e desenvolvidos artisticamente, têm grandes mestres das artes plásticas, o que se revela nesta obra em que aparece uma fotografia da Princesa do Tâmega num estilo Pop muito Andy Warhol!

(Escola Secundária de Amarante e a Arte dos nossos alunos, espalhada pelas paredes dos corredores da nossa Escola!)

20/06/22

F.C. do Porto Basquetebol - Fernando Sá é o novo treinador do basquetebol azul e branco, tendo assinado um contrato válido até 2024.


«FERNANDO SÁ É O NOVO TREINADOR DO BASQUETEBOL 
20 DE JUNHO DE 2022 18:00

Antigo capitão portista assinou um contrato válido até 2024.

Fernando Sá é o novo treinador do basquetebol azul e branco, tendo assinado um contrato válido até 2024. Este é um regresso a casa do técnico de 52 anos que representou o clube enquanto jogador, envergou a braçadeira de capitão e sagrou-se Campeão Nacional por três vezes, venceu a Taça de Portugal em três ocasiões e arrecadou ainda uma Supertaça.

Nascido no Porto a 16 de outubro de 1969, o novo técnico portista deu os primeiros passos no basquetebol no Vasco da Gama, de onde se mudou para o clube mais marcante da carreira aos 15 anos. A quatro anos de formação, em que ganhou um campeonato nacional de juniores, juntou 11 anos como sénior, tendo representado ainda a seleção nacional A por seis vezes.

Aos 30 anos, dividiu o fim de carreira de jogador com o início da de treinador no Vasco da Gama, tendo ainda passado pelo Gaia antes de regressar à casa que o despoletou para a modalidade de forma a terminar o percurso como extremo e a continuar o de técnico. Entre 2006 e 2019, comandou o Vitória de Guimarães, tendo conduzido os vimaranenses a duas Taças de Portugal (2007/08 e 2012/13), um título da Proliga (2006/07), um Troféu António Pratas (2009), três presenças nas meias-finais da Liga (2015/16, 2016/17, 2017/18) e a duas nas finais (2013/14 e 2014/15).

Nas primeiras palavras enquanto treinador do FC Porto, Fernando Sá revelou sentir-se “muito bem em regressar a casa” e apontou objetivos pessoais e coletivos para alcançar durante o período que agora se inicia: “A nível pessoal, gostava que este pavilhão começasse a ter mais gente a ver basquetebol (…) e se, ao mesmo tempo, o Museu tiver alguns títulos nacionais, é muito bom porque é o que todos desejamos para o clube”. Vítor Hugo, diretor do basquetebol, foi ao encontro dos desejos do novo técnico, tendo sublinhado que “as expectativas são as maiores e melhores” e desejado “que o FC Porto saia desta época campeão nacional” com este “fervoroso adepto” no comando da equipa.

Fernando Sá

“Sinto-me muito bem em regressar a casa. Estou extremamente motivado, espero que seja uma aposta do clube. Estou convencido de que as coisas têm tudo para caminhar no sentido correto, sinto bastante união em todos os setores e é um excelente início para as coisas poderem correr bem. Pressão neste momento não sinto, mas se vier a sentir é bom porque gosto de trabalhar sob pressão. Tenho alguns objetivos pessoais e coletivos: a nível pessoal, gostava que este pavilhão começasse a ter mais gente a ver basquetebol, que no final da época eu e os jogadores estejamos num patamar superior e se, ao mesmo tempo, o Museu tiver alguns títulos nacionais, é muito bom porque é o que todos desejamos para o clube. O que reflete o nosso trabalho é a evolução dos jogadores e espero que os jogadores, quando as épocas terminarem, consigam estar melhor para que isso nos leve a objetivos mais altos a nível nacional e internacional.”

Vítor Hugo

“As expectativas são as maiores e melhores. O Fernando, para além de ter sido um atleta brilhante, é um treinador que já deu provas noutros clubes. É um técnico em quem nós depositamos todas as esperanças neste novo ciclo e é um fervoroso adepto do FC Porto. Desejo-lhe as maiores felicidades e que devolva o título nacional ao clube. Este ano, infelizmente, nesta parte final, não tivemos aquela pontinha de sorte necessária, ficamos sem dois jogadores importantíssimos nos últimos jogos. Tenho pena que nenhum jornal desportivo nem nenhum tipo de imprensa tenha referido isso, mas é um facto. O Morrison e o Kloof são dois jogadores fulcrais para a nossa equipa e ficaram afastados dos derradeiros encontros do campeonato. No entanto, demonstrámos grande caráter, soubemos perder e a forma como estivemos no momento da atribuição do título ao Benfica é a forma que o FC Porto demonstra que sabe ganhar e perder. Se o ano passado, relativamente à época anterior, consideramo-nos campeões nacionais porque nos foi sonegado aquele título, este ano temos de dar os parabéns à equipa rival. Desejo que no próximo ano, com este novo treinador e nova filosofia, que acho que vai ter grande recetividade dos nossos adeptos, vamos voltar a ter casas cheias, que é o que desejo, e que o FC Porto saia desta época campeão nacional. Se eu não acreditasse no Fernando, não o contratávamos, ele é um homem da casa, mantivemo-nos em diálogo ao longo destes anos e é um passo normal num atleta que foi ímpar e que espero que, como treinador, continue nessa senda de vitórias.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220620-pt-fernando-sa-e-o-novo-treinador-do-basquetebol

#fcporto