26/06/22

Ciência - Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu uma espécie de besouro que come plástico, mais especificamente poliestireno.


«Cientistas descobrem larvas que conseguem comer plástico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu uma espécie de besouro que come plástico, mais especificamente poliestireno. Este tipo plástico está presente em placas de esferovite, copos e embalagens.

Durante o estudo o grupo alimentou, ao longo de três semanas, várias larvas da espécie Zophobas morio com farelo e espuma de poliestireno, colocando outras em jejum. Os resultados demonstraram que não só o animal consegue sobreviver quando alimentado por este material, como consegue ganhar peso. Esta capacidade deve-se às bactérias presentes no seu intestino, que permitem degradar o poliestireno.

“Os super vermes são como mini centros de reciclagem, que trituram o poliestireno com a boca e depois alimentam as bactérias no seu intestino”, explica o autor Christian Rinke. “Os produtos de decomposição resultantes desta reação podem ser utilizados por outros micróbios para criar compostos de alto valor, como os bioplásticos”.

O próximo passo é analisar a função destas bactérias intestinais em laboratório, para que futuramente o processo possa ser aplicado a uma maior escala e contribuir para a reciclagem, reduzindo a deposição em aterro.» in https://greensavers.sapo.pt/cientistas-descobrem-larvas-que-conseguem-comer-plastico-video/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover