«Celorico: Castelo de Arnoia e Villa de Basto candidatos a Património Mundial da Unesco
14/07/2015, 16:36
Foi em pleno Centro Interpretativo do Castelo de Arnoia que decorreu, no dia 11 de julho, a apresentação oficial da Candidatura do Castelo de Arnoia e Villa de Basto a Património Mundial da Unesco.
“Será um processo que irá demorar algum tempo mas com muito trabalho, abnegação onde será necessário desenvolver um plano de atividades consistente, com marketing e merchandising que promoverá uma imagem, a do nosso castelo e Villa de Basto, tenho a certeza que iremos conseguir. Em 2020, aquando das comemorações dos 500 anos da entrega do foral, espero já ter conseguido a devida chancela como património da Humanidade” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, na cerimónia de apresentação oficial de Candidatura. “Tivemos muito trabalho para aqui chegar e teremos muito mais trabalho para atingir o objetivo mas acredito que com o empenho das nossas parcerias iremos chegar ao que pretendemos. O nosso castelo apresenta as condições indicadas para arrecadar este título, é um património milenar, identificativo de um território que transporta a nossa história. Uma marca que deverá ficar registada como património coletivo de toda a humanidade”, reforçou.
A apresentação técnica da candidatura foi da responsabilidade de Pedro Mendes Ferreira que salientou tratar-se de “um novo desafio, com trabalhos de preparação e acompanhamento que englobará uma série de etapas”. Esta candidatura contará com uma equipa multidisciplinar que envolverá a comunidade local de forma abrangente.“Será um procedimento detalhado e inventariado com rigor de forma a reforçar substancialmente a candidatura valorizando um fator crucial que é o “valor universal excecional”, disse Pedro Mendes Ferreira.
Esta candidatura conta com uma Comissão de Honra e uma Comissão Científica responsável impulsionar e argumentar no sentido do valor Universal Excecional deste património.
Esta candidatura pretende “destacar o património nacional de forma ampla e abrangente, promovendo assim a região e o país pelo mundo fora” reforçou o edil celoricense.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDgxMyI7fQ==
(Centro Interpretativo do Castelo de Arnoia - Celorico de Basto)
(Celorico de Basto Castelo de Arnoia)
(Castelo de Arnoia)
Sem comentários:
Enviar um comentário