«Baião: Seminário “Eça e o Romance Oitocentista” começa hoje com o filme “Os Maias”
23/07/2015, 09:37
O filme “Os Maias”, do cineasta João Botelho, e que resulta da adaptação para o cinema da obra literária de Eça de Queiroz, irá ser apresentado hoje, no Auditório Municipal de Baião. A exibição começa às 21h00 e tem entrada livre.
A visita de João Botelho a Baião – concelho que este ano dedicou o evento “Recriação Histórica” à figura de Eça, escritor que se inspirou nas paisagens locais para a escrita de “A Cidade e as Serras” - insere-se no programa do Colóquio Internacional de Tormes, que se realiza durante os dias 24 e 25 de julho na Fundação Eça de Queiroz (freguesia de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas). Este ano o tema do colóquio é “Eça e o romance oitocentista – Transformações cinematográficas e televisivas”.
Para além de apresentar “Os Maias”, João Botelho irá participar no primeiro dia do colóquio na mesa redonda de debate “Os Desafios Transmediáticos d´Os Maias”. O evento contará ainda com a participação de outros académicos e especialistas portugueses e estrangeiros na obra de queirosiana como Carlos Reis, Carolin Overhoff, Orlando Grossegesse ou Édima de Souza Mattos.
O colóquio internacional queirosiano é organizado pela Fundação Eça de Queiroz em parceria com o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, com o apoio do Município de Baião, do Instituto Camões, do Ministério da Educação e da Ciência de Portugal e do Goethe Institut.
Durante esta semana a fundação Eça de Queiroz está a promover a XVIII edição do curso internacional de verão – Seminário Queirosiano, que conta com a participação de estudantes nacionais e estrangeiros, oriundos de universidades do Brasil, Inglaterra, Itália, Estados Unidos da América, e das Universidades portuguesas de Évora, Porto, Lisboa e Coimbra.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTgiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NToiMTA4NjUiO30=
(Os.Maias.2014.PORTUGUESE)
Sem comentários:
Enviar um comentário