06/07/15

Amarante Artesanato - A jovem tecedeira de Fridão, Marta Cruz, é a vencedora do Prémio de Artesanato Tradicional e Contemporâneo, conquistado na Feira Internacional de Artesanato – Lisboa 2015.




«Amarante: Marta Cruz venceu 1º Prémio de Artesanato Tradicional e Contemporâneo
06/07/2015, 12:34

A jovem tecedeira de Fridão, Marta Cruz, é a vencedora do Prémio de Artesanato Tradicional e Contemporâneo, conquistado na Feira Internacional de Artesanato – Lisboa 2015.

A peça premiada, com dimensões de 55cmx160cm, é um centro de mesa (napperon) 100% linho, em que a base é linho curado e o relevo é linho cru. Tem duas técnicas de tecelagem, com relevo mais baixo e relevo mais alto, fazendo o efeito de veludo.

Instituído pela Fundação AIP através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, o concurso da Melhor Peça de Artesanato Tradicional e Contemporâneo visa homenagear artesãos portugueses, as suas artes e ofícios, a técnica, a conceção criativa, a qualidade, a promoção de identidade local e nacional bem como a originalidade.

Este prémio privilegia as competências técnicas, a capacidade estética e criativa de cada artesão, assumindo-se, igualmente, como um fator de incentivo à inovação e rejuvenescimento social e cultura das artes e ofícios tradicionais.

O concurso FIA Lisboa decorre todos os anos por ocasião do evento com o objetivo de dinamizar e valorizar o artesanato nacional, contribuindo igualmente para estimular as economias locais por via das atividades artesanais.

As peças premiadas estão anualmente expostas na FIA Lisboa, em lugar de destaque, para poderem ser admiradas por mais de 100.000 visitantes, apreciadores das artes e ofícios portugueses.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/10757


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover