13/08/10

Amarante - Vale a pena refletir sobre este artigo do Dr. Pacheco Pereira, acerca do Rio Tâmega!



«UMA PAISAGEM PÓSTUMA: O RIO TÂMEGA EM VAU (QUE VAI DESAPARECER COM A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DO FRIDÃO)

(Fotos de Hélder Barros)

Uma das heranças deste governo é a destruição acelerada de tudo o que resta de paisagem natural em Portugal. As preocupações ecológicas param sempre à porta das energias renováveis e do deslumbramento tecnológico que ofusca o nosso Primeiro. A energia é um bem, mas a paisagem natural é outro e essa ponderação hoje não se faz. Não há cume de monte que não seja povoado de ventoinhas, e nenhum rio vai sobrar no seu estado natural. A destruição do Rio Tâmega atinge uma sucessão de vales, com rápidos e pequenas quedas de água, povoados de uma fauna e flora únicas. Conheço-os bem, tendo feito parte do primeiro grupo que o desceu em canoa em 1979 (junto com Ana Barbosa e Pedro Vilas Boas), o que motivou algum espanto nos jornais da época e uma recepção popular na Ribeira do Porto, porque o rio era tido como impossível de navegar. E na verdade, mais do que descer, era cair por ali abaixo, principalmente em zonas como a de Arcossó em Vidago, em Ribeira de Pena, junto à foz do seu afluente Rio Beça, cujas trutas passavam ao nosso lado, até à entrada no Douro, tão assoreada que se fez quase a pé. O Tâmega tinha várias represas e mesmo uma pequena barragem industrial meia abandonada, mas continuava a ser no essencial um rio, com rochas afiadas pela erosão da água, rápidos e quedas numa paisagem intocada. Vai acabar, como vai acabar o Tua e o Sabor, às mãos de gente de gabinete que nunca olhou para o céu pelo intervalo escuro das margens agrestes de um vale escavado, desconhece o que é água límpida a correr e o cheiro de urze. Quando já for tarde vamos todos lamentar não saber o que é um rio.» in http://abrupto.blogspot.com/2010/07/uma-paisagem-postuma-o-rio-tamega-em.html


6 comentários:

  1. Infâmia, Amigo, infâmia de infâmes, quase pior do que matar Deus!

    ResponderEliminar
  2. Mas Deus não está de olhos fechados, Amigo Ângelo Ôchoa, será que Ele não sabe o que lhe estamos a fazer...
    Peçamos Perdão à Natureza, aos nossos descentes e a Deus, que nada mais nos poderá valer!

    ResponderEliminar
  3. Estão a fazer o mesmo ao rio marão, vao fazer uma mini barragem em candemil e enganam os moradores da zona dizendo que depois se faz uma praia fluvial.
    Tudo mentira ,mas entretanto vão dar cabo de um rio lindissimo.
    aqui vai uma foto do rio Marão isto vai desaparecer.

    http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/2423647.jpg

    ResponderEliminar
  4. É um crime, Bode!
    Estes tipos precisavam era de umas boas marradas...

    ResponderEliminar
  5. Inda dizem mal do Salazar! Quarenta e cinco anos depois de Abril, as práticas que conduziram à destruição de Vilarinho da Furna. Então os moradores foram de lá corridos sem destino projectado. Na democracia mandam-os para contentores! Deve ser a única manifestação de progresso! Com uma diferença agravante. Tudo agora a favor de uma empresa privada!

    ResponderEliminar
  6. Completamente de acordo caro António Lopes!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover