20/08/10

Liga Europa: KRC GENK 0 vs F.C. do Porto 3 - Dragões aplicam chapa 3 na primeira mão dos play-offs!

«KRC Genk-FC Porto, 0-3: Três tiros na maldição

Fotos do jogo


Três golos, dois deles magistrais, valem mais do que a primeira vitória portista na Bélgica. Da inversão de uma contrariedade histórica resulta também o apuramento para a fase de grupos da UEFA Europa League, dependente apenas da ratificação de uma lógica de supremacia e qualidade no Dragão, onde André-Villas Boas quer voltar a vencer.

Não foi preciso muito tempo, apenas uns quantos minutos, para perceber que o FC Porto estava na Bélgica para ganhar. Mais do que o jogo, a eliminatória também. Numa sequência de esboços de ataque, gerida a dois ritmos face à retracção suspeita do adversário, as palavras de véspera do treinador eram transferidas com rigor para o relvado num processo consequente e simples que o deixava perto do golo.

Falcao, que ameaçava desde os primeiros segundos, parecia ter desenhado a vantagem no movimento primoroso com que tirava dois adversários do caminho, já no interior da área do Genk, mas o golo que prometia a cada gesto nasceria da marca de grande penalidade, onde o colombiano puniu exemplarmente o derrube de que fora vítima no instante que precedeu o remate com que convencia Courtois a escolher o lado errado.

O domínio, óbvio e indiscutível, só não era azul e branco. O FC Porto vestia de amarelo e quase via a diferença crescer no fulgor de Ukra, que incluiu «túnel» e «trivela», antes de o intervalo chegar. Só depois, e em especial ao longo de 10 minutos, o líder do campeonato belga ousou questionar a supremacia dos Dragões.

Helton brilhou, é bom reconhecê-lo. Muito, mas por pouco tempo. O epicentro de quase tudo quanto se passaria a partir de então estava do lado oposto, onde Falcao reassumia o papel de protagonista, sem, no entanto, voltar a marcar. O grande momento do jogo estava reservado para Souza, autor de um remate imparável, bem fora da área, depois de um passe atrasado e precioso de Rúben Micael.

A inatacável superioridade portista conheceria mais ampla expressão com o final à vista, em mais um golo soberbo, assinado por Belluschi, que rematou em arco sobre o guarda-redes Courtois, depois de um breve bailado na frente de dois adversários, com o qual parecera desafiar a maldição e um histórico desfavorável de confrontos em território belga.

A fase de grupos da UEFA Europa League ficava então mais perto, à distância de novo jogo. Villas-Boas faz questão de ganhar.

FICHA DE JOGO

UEFA Europa League, 1ª mão dos play-offs

19 de Agosto de 2010
Cristal Arena, em Genk

Árbitro: Luca Banti (Itália)
Assistentes: Paolo Calcagno e Riccardo Di Fiore
4º Árbitro: Andrea Gervasoni

KRC GENK: Courtois; Anele, Joneleit, Matoukou e Pudil; Tozsér, Hubert, Buffel e De Bruyne; Vossen e Barda «cap»
Substituições: Vossen por Ogunjimi (46m), Buffel por Ndabashinze (82m) e De Bruyne por Camus (86m)
Não utilizados: Koteles, Huysegems, Duwael e Koita
Treinador: Frank Vercauteren

FC PORTO: Helton «cap»; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Varela, Falcao e Ukra
Substituições: Varela por Souza (60m), Ukra por Rúben Micael (74m) e Falcao por Walter (82m)
Não utilizados: Beto, Sereno, Miguel Lopes e Castro
Treinador: André Villas-Boas

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Falcao (29m, g.p.), Souza (82m) e Belluschi (90m)
Disciplina: cartão amarelo a Ukra (18m), Tozsér (28m), Vossen (32m), Maicon (32m), Fernando (64m), Helton (76m), Alvaro (88m) e Pudil (90m); cartão vermelho a Matoukou (65m)
» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futgenkfcpcro_190810_54701.asp

Resumo de um jogo em que o F.C. do Porto espalhou classe e amealhou, mais uma vez, preciosos pontos, para a participação das equipas portuguesas nas competições europeias! Grande Helton, Grande Capitão!

2 comentários:

  1. Confessoo que vim ver o resultado, que ao intervalo tinha a tv na sic e estava um zero. de parabéns os dragões -- como não poderia deixar de ser. At+e amanhá Helder, q tens novo comment meu no post do dia mundial da fotografia!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover