03/09/09

Política Nacional: Estatísticas ignoram 125 mil desempregados, mas o Eng. Sócrates não sabe de nada...

Estatísticas ignoram 125 mil desempregados
«Estatísticas ignoram 125 mil desempregados

A contabilidade oficial do desemprego pode estar a distorcer a realidade ignorando pelo menos 125 mil desempregados, segundo avança hoje o Correio da Manhã, baixando artificialmente a taxa de 11,2 para os 9,1% oficiais.

Conforme explica o jornal, o economista Eugénio Rosa terá feito contas que mostram que tanto o número de desempregados divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) como os contabilizados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) não incluem a totalidade das pessoas sem trabalho.

Assim, o número de desempregados pode chegar aos 635,2 mil, representando 11,2% da população activa, números que estão muito acima dos 9,1% estimados pelo INE para o segundo trimestre.

Segundo o Correio da Manhã, o problema estará na forma como é feita a contabilidade. O INE considera empregado quem tenha trabalhado pelo menos uma hora e recebido remuneração por isso e exclui aqueles que não tenham procurado trabalho, pago ou não, nas três semanas que antecederam os inquéritos.

No IEFP só são contabilizadas as inscrições nos centros de emprego. Neste caso, adianta o jornal, o economista Eugénio Rosa acredita que o Instituto terá apagado dos seus ficheiros os nomes de cerca de 303,6 mil pessoas.» in http://dn.sapo.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1350793

2 comentários:

  1. São uns batoteiros. Acho que no caso deles é mesmo um caso patológico!

    ResponderEliminar
  2. Completamento diabólicos e batoteiros, mas agora com vestes de anjos... ou cordeiros!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover