25/09/09

Amarante: Mais um Operário de Amarante morre a trabalhar em Espanha...




«Operário português perde a vida no País Basco*
António Orlando e Catarina Sampaio

As autoridades locais informaram que o acidente ocorreu quando os trabalhadores estavam a colocar betão num pilar a sete metros de altura.

Um trabalhador português da construção civil morreu quinta-feira num acidente numa obra em Derio (País Basco, Espanha) que causou ferimentos a outro colega de trabalho.

Agostinho Ribeiro Santos, de 42 anos, residia em S. Gonçalo, Amarante, apurou o JN. O outro ferido também é português, mas ainda não foi possível apurar a identidade deste.

As autoridades locais informaram hoje que o acidente ocorreu ao início da tarde, quando os trabalhadores estavam a colocar betão num pilar a sete metros de altura, nas obras da nova Casa da Cultura daquela localidade espanhola.

Segundo as autoridades locais, as chapas de madeira que faziam a cofragem do pilar terão saltado, atingindo a máquina de elevação em que se encontravam os trabalhadores.

Os dois trabalhadores caíram ao solo e um deles, de 44 anos, morreu. O segundo trabalhador ficou ferido, foi hospitalizado e já teve alta, disse ao JN uma fonte do Hospital Cruces.

Segundo as autoridades de Derio, os operários pertenciam à empresa portuguesa Ergolivre Construções, empresa do concelho do Marco de Canavezes. Sem contacto telefónico conehcido, não foi possível, ainda, obter uma reação dos responsáveis da firma, que tinha sido sub-contratada pela empresa espanhola José Antonio Olabarri Construcciones.

Trata-se do segundo acidente da construção civil com vítimas portuguesas no País Basco, depois de um cidadão português ter morrido na semana passada noutro acidente laboral em Eibar, explicaram as autoridades.

Os sindicatos locais criticaram já o que dizem ser "inadequadas medidas de segurança" na obra.

* com Lusa» in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1372234
----------------------------------------------------------------------------
Como sabemos, Amarante é um concelho de emigrantes... mas há políticos que continuam a dizer que não é preciso desenvolver a industria em Amarante e outros com maior responsabilidade prometeram criar 150000 novos empregos, mas levaram os níveis de desemprego real aos dois dígitos...

Os meus sinceros pêsames a mais uma família enlutada em Amarante! É preciso vontade de mudar certas mentalidades, para que não tenhamos que continuar a sair de Amarante!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover