01/09/09

Cineclube de Amarante: Programação de Setembro 2009 - Regresso às Salas!

«Cineclube de Amarante: Setembro - o regresso à sala

Cinema Teixeira de Pascoaes
6ªs feiras às 21: 30
Telefone: 255 431 084
Em Setembro

Dia 04
Che – O Argentino
Título original: The Argentine - Che: Part One
De: Steven Soderbergh
Com: Benicio Del Toro, Julia Ormond, Pablo Guevara
Género: Biografia, Drama
Classificacao: M/12
ESP/EUA/FRA, 2009, Cores, 133 min.
Cuba, 1952, o general Batista toma o poder e anula as eleições. Fidel Castro, jovem advogado, decide confrontar o poder e depois de uma tentativa de levantamento popular, em 53, que o leva dois anos à prisão, exila-se no México. Durante estes anos, um jovem médico argentino, Ernesto Guevara, luta também pelos seus ideais e acaba por ter de se refugiar no México, onde vai conhecer o grupo revolucionário cubano. De um encontro em 55, entre Fidel e Che, nasce o momento chave na história de Cuba. Em 56, Fidel chega à ilha com 80 homens e o objectivo de derrotar a ditadura de Batista. Apenas 12 guerrilheiros sobrevivem, entre os quais Che, que vai provar ao longo dos anos as suas qualidades de combatente que o levam a tornar-se o rosto mítico da revolução.

Dia 11
Che – Guerrilha
Título original: Che: Part Two
De: Steven Soderbergh
Com: Benicio Del Toro, Rodrigo Santoro, Demián Bichir
Género: Drama, Guerra
Classificacao: M/12
ESP/EUA/FRA, 2008, Cores, 131 min.
Segunda parte de um filme em dois tomos: "Che", de Steven Soderbergh, com Benicio del Toro, sobre a figura mítica de Guevara. Neste segundo filme, relatam-se os acontecimentos pós-Revolução Cubana. Depois de se tornar no herói da revolução e no símbolo da luta e do heroísmo, Che desaparece e deixa Cuba. Reaparece na Bolívia, onde se vai juntar novamente a um grupo de guerrilheiros, voltando a envolver-se num novo combate, que desta vez lhe será fatal.

Dia 18
Almoço de 15 de Agosto
Título original: Pranzo di Ferragosto
De: Gianni Di Gregorio
Com: Valeria De Franciscis, Marina Cacciotti
Género: Drama
Classificacao: M/12
ITA, 2008, Cores, 75 min
Apesar de já ser um homem de meia-idade, Gianni continua a viver com a mãe que lhe trata de tudo o que ele precisa. Mas, mesmo assim, Gianni vai acumulando dívidas. A renda do velho apartamento onde moram no centro de Roma está em falta há meses, assim como o valor do condomínio. E, quando lhe exigem os pagamentos em atraso, ele acaba por pagar de uma forma peculiar: fica a tomar conta da mãe idosa do senhorio no feriado de 15 de Agosto. Porém, uma série de outros imprevistos deixa-o a braços, não com duas, mas com quatro velhas senhoras.

Dia 25
Home - Lar Doce Lar
Título original: Home
De: Ursula Meier
Com: Isabelle Huppert, Olivier Gourmet, Adélaïde Leroux
Género: Drama
Classificacao: M/12
FRA, 2008, Cores, 97 min.
Uma auto-estrada por acabar, abandonada há dez anos, degrada-se lentamente até ao dia em que, inesperadamente, se retomam os trabalhos de construção. À beira do asfalto, a poucos metros da barreira de segurança existe uma casa onde vive, pacatamente instalada, uma família que resolveu viver afastada da civilização. Assim começa o pesadelo daquelas quatro pessoas, habituadas ao silêncio e privacidade. Um filme sobre a solidariedade familiar num momento de mudança e sobre todas as consequências nefastas da poluição, quer físicas, quer psicológicas, na vida de cada ser humano.»

(Programa gentilmente cedido pela minha colega e amiga, Professora Elsa Cerqueira! )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover