17/09/09

Amarante Mancelos - Na Casa da Costa em Mancelos, Dona Ana Guedes criou um Sanatório na sua própria casa para combater a Pneumónica, em 1918!

Dona Ana Guedes primeira em baixo (sentada) na fotografia (sentido da direita para a esquerda), da Casa da Costa em Mancelos, aqui com as suas Enfermeiras Voluntárias, fez da sua casa um autêntico hospital de campanha para as gentes de Mancelos, contra a terrível pneumónica em 1918. Recorde-se que Amadeu de Sousa Cardoso, outra grande figura de Mancelos, faleceu prematuramente vitima desta doença, com apenas 31 anos de idade.


«Gripe de 1918

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Pneumónica)
Vírus da gripe espanhola reconstituído
A Gripe de 1918 (frequentemente citada como Gripe Espanhola) foi uma pandemia do vírus influenza que se espalhou por quase toda parte do mundo. Foi causada por uma virulência incomum e cepa mortal do vírus Influenza A do subtipo H1N1.
A origem geográfica da pandemia de gripe de 1918-1919 ( espanhola ) é desconhecida. Foi designada de gripe espanhola, gripe pneumónica, peste pneumónica ou, simplesmente, pneumónica.
A designação "gripe espanhola" deu origem a algum debate na literatura médica da época, que talvez se deva ao fato de a imprensa na Espanha, não participando na guerra, ter noticiado livremente que civis em muitos lugares estavam adoecendo e morrendo em números alarmantes.
A doença foi observada pela primeira vez em Fort Riley, Kansas, Estados Unidos da América em 4 de Março de 1918,[1] e em Queens, Nova Iorque em 11 de Março do mesmo ano.
Os primeiros casos conhecidos de gripe na Europa ocorreram em Abril de 1918 com tropas francesas, britânicas e americanas, estacionadas nos portos de embarque na França.
Em Maio, a doença atingiu a Grécia, Espanha e Portugal. Em Junho, a Dinamarca e a Noruega. Em Agosto, os Países Baixos e a Suécia. Todos os exércitos estacionados na Europa foram severamente afectados pela doença, calculando-se que cerca de 80% das mortes da armada dos EUA se deveram à gripe.

Índice

[esconder]

[editar] Evolução da pandemia

A pandemia desenvolveu-se em três ondas epidémicas:
  • A primeira, mais benigna, termina em Agosto de 1918;
  • A segunda inicia-se no outono e termina entre os meses de Dezembro e Janeiro, tendo sido de extraordinária gravidade, afetando uma grande parte da população e com uma taxa de letalidade de 6 a 8%;
  • A terceira e derradeira, começa em Fevereiro de 1919 e termina em Maio do mesmo ano.
A pandemia, caracterizou-se mundialmente pela elevada morbilidade e mortalidade, especialmente nos sectores jovens da população e pela freqüência das complicações associadas. Calcula-se que afetou 50% da população mundial, tendo matado 20 a 40 milhões de pessoas, pelo que foi qualificada como o mais grave conflito epidémico de todos os tempos. A falta de estatísticas confiáveis, principalmente no Oriente (como China e Índia) pode ocultar um número ainda maior de vítimas.
É provável que o vírus responsável pela pandemia esteja relacionado com o vírus da gripe suína, isolado por Richard E. Shope em 1920.
Em Portugal, verificou-se uma elevadíssima taxa de mortalidade, com duas ondas epidémicas e uma ocorrência muito marcada entre os 20 e os 40 anos, que terá causado cerca de 120 000 mortos[2].
No Brasil a doença chegou em setembro de 1918. No dia 24 daquele mês a Missão Médica enviada pelo país para ajudar no esforço de guerra francês foi atingida pela gripe no porto de Dacar, Senegal, que à época era colônia francesa. No mesmo mês chegou ao país o paquete Demerara, vindo da Europa, e que é apontado por alguns autores como o primeiro navio portador do vírus para dentro do Brasil. Em poucos dias a epidemia irrompeu em diversas cidades: Recife, Salvador e Rio de Janeiro, chegando em novembro de 1918 à Amazônia. Foram registradas em torno de 300 mil mortes relacionadas à epidemia. A doença foi tão severa que vitimou até o Presidente da República, Rodrigues Alves, em 1919.

[editar] Personalidades brasileiras vítimas da gripe

[editar] Personalidades portuguesas vítimas da gripe

  • Amadeo de Souza-Cardoso - pintor modernista
  • Pedro Blanco - Compositor Pianista (Leon 1883 - Porto 1919)
  • António de Lima Fragoso - Compositor Pianista (1897-1918)

Referências

3 comentários:

  1. Obrigado Helder. Francisco Marto, o vidente de Fátima também é uma das vítimas. Um primo de Amadeu , o Dr Francisco Cardoso , da Casa da Pena também. Em Outubro de 1918 faleceram em Vila Caiz, 16 pessoas vítimas da gripe espanhola. Número extraordinariamete elevado para a época.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu valioso contributo, Eliseu! Tudo isso faz parte na nossa história!

    ResponderEliminar
  3. E o Doutor Amadeo do Convento ajudou muito esta Senhora no apoio médico aos seus doentes...

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover