30/09/09

Amarante: Tâmega é "zona sensível" desde 1999 mas é... como se nada fosse! Podem ver na SIC!



Se calhar até havia apoios europeus, mas há quem ache que não se deve candidatar a fundos europeus, para não sacrificar os contribuíntes europeus... e a SIC a dizer que a taxa de cobertura saneamento é muito baixa... pois é de pouco mais de 17%, segundo dados da empresa concessionária...
Parabéns Anabela, os amarantinos que amam o Rio como eu ficam a respeitar-te ainda mais!

«Portugal arrisca-se a não cumprir os prazos fixados pela União Europeia para o bom estado da água dos rios. Há mais de 10 anos que foi publicada a lei que define as "zonas sensíveis" a serem tratadas, mas desde essa altura tem faltado muita sensibilidade no Rio Tâmega.» (sic)

Política Nacional: O que Cavaco disse e o que não disse, a falta de senso de falar quando não devia... agora, o mal já estava feito!

«COMO NESTAS COISAS HÁ SEMPRE MUITO RUÍDO, O QUE EU ESTOU A DIZER À COMUNICAÇÃO SOCIAL É RIGOROSAMENTE ISTO:

1) O que de fundamental o PR disse na sua mensagem é que dirigentes do PS tentaram por duas vezes colar o Presidente ao PSD, uma com uma notícia sobre a participação de assessores de Belém na elaboração do programa do PSD, outra com a publicação do email (cujo conteúdo considerou falso, o conteúdo não o email) no Diário de Notícias. Salientou que o objectivo dos dois casos foi idêntico na sua intenção hostil, associar o Presidente ao PSD. Há pois, agora, necessidade de o PS responder a estas graves acusações do PR;

2) Que vários factos ocorridos nos últimos tempos, e nomeou com clareza a divulgação do email do Público, lhe suscitaram preocupações com a segurança das suas comunicações. Feita uma verificação revelaram-se "vulnerabilidades". Na verdade, como eu próprio sempre disse, nunca o PR falou em "escutas", mas sim em "questões de segurança";

3) Por último e bem, o PSD vem numa declaração do seu secretário-geral lamentar que o PR não tivesse prestado este esclarecimento antes das eleições, porque isso poderia ser esclarecedor para os eleitores que viram a campanha eleitoral perturbada pelas "revelações" do Diário de Notícias. Isto representa substancialmente o que eu próprio disse quando se soube do afastamento do assessor de imprensa.» in Abrupto.

Subscrevo na integra as palavras do Doutor Pacheco Pereira, sobre este estranho caso que abafou uma campanha e serviu... Sócrates!

Amarante: Pequenas Obras e Serviços que a Junta de Fregim já deveria ter realizado; afinal, tantos anos de poder... socialista!




Estas grades metálicas no lugar do Rio Fregim estão assim, perigosamente soltas há muito tempo, até que uma desgraça aconteça. No mesmo local, a recolha de lixos é claramente insuficiente, pelo que urge reivindicar duas visitas semanais dos carros do lixo e mais contentores. Mas claro, em tempo de eleições, o que faz falta é substituir baldes e vassouras no cemitério de Fregim, com anúncio na Missa Dominical! E Esta hein! - Como diria Fernando Pessa...

28/09/09

Elba Ramalho - O Furacão da Bahia, grande voz da música popular brasileira e de toda a Lusofonia!





Elba Ramalho - "De volta pro Aconchego"

Elba Ramalho - "Trem das Ilusões"

Elba Ramalho - "Chão de Giz"

Elba Ramalho - "ENTRE O CÉU E O MAR"

Elba Ramalho - "Canção da Despedida"

Elba Ramalho - "Ai que saudade d'ocê"

ELBA RAMALHO - "ASA BRANCA"

Elba Ramalho - "Frevo Mulher"

Elba Ramalho - "Baião"

Elba Ramalho - "Frisson"

Elba Ramalho e Geraldo Azevedo - "Frisson"

Forróçacana e Elba Ramalho - "Toque de Fole"

Elba Ramalho e Dominguinhos - (Showlivre 2004)

Elba Ramalho e a Orquestra Spok - (Showlivre - 2005)

Vitorino & Elba Ramalho - "Fado Triste"

Elba Ramalho & Geraldo Azevedo - "Petrolina Juazeiro"

Elba Ramalho e Claudia Ohana - "O Meu Amor"

Elba Ramalho e Alceu Valença

Elba Ramalho e Lenine

«Elba Ramalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Elba Ramalho
Elba Ramalho (2005).jpg
Elba Ramalho durante apresentação com Cidade Negra no "Espaço Brasil" em 17 de Julho de 05 (Foto por: Alex de Carvalho).
Informação geral
Nome completo Elba Maria Nunes Ramalho
Apelido Elba, "Madonna do Agreste", "Tina Turner do Sertão" e "Rita Lee da Caatinga"[1]
Data de nascimento 17 de Agosto de 1951
Origem Conceição, Paraíba
País Brasil Brasil
Gêneros MPB
Xote
Baião
Xaxado
Maracatu[2]
Frevo[2]
Caboclinhos[2]
Forró[2]
Instrumentos Bateria[2]
Período em atividade 1968 - Presente[2]
Outras ocupações Cantora, Atriz
Gravadoras Bmg Int'l, CBS, PolyGram, RCA Records, Biscoito Fino e Universal Music Brasil
Afiliações Luiz Gonzaga, Chico Buarque, Caetano Veloso, Zé Ramalho, Gonzaguinha, Alceu Valença, Carlos Vereza, Quinteto Violado, Maurício Mattar, Dominguinhos
Página oficial ElbaRamalho.com.br
Elba Maria Nunes Ramalho mais conhecida como Elba Ramalho (Conceição, Paraíba, 17 de agosto de 1951) é uma cantora, compositora, produtora e atriz brasileira. Vencedera de um prêmio, ainda enquanto atriz, por sua interpretação de “O Nosso Amor” com Marieta Severo em 1977[2]. Em 1996, recebeu o prêmio de "Melhor show do Ano", pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo[2].
Herdou a musicalidade de seu pai. Os ritmos regionais: baião, maracatu, xote, frevo, caboclinhos e forrós, veio pelo solo seco e do clima e vegetação árida do nordeste[2]. Elba é conhecida pelo seu timbre inconfundível e por sua performance eletrizante no palco.
Sua primeira experiência musical veio em 1968, tocando bateria no conjunto famenino “As Brasas”. Posteriormente, o grupo se transformou de musical para teatral. Contudo, Elba continuou a cantar e a participar de festivais pelo nordeste brasileiro. Em 1979, lançou seu primeiro álbum, "Ave de Prata"[2]. Em 2009, Elba fez 30 anos de carreira e celebrou os mais de 6 milhões de discos que vendeu.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Elba nasceu na Paraíba, no interior da cidade de Conceição, mais conhecido como "Conceição do Vale do Piancó". Em 1962, a família se mudou para a Campina Grande, Paraíba. Seu pai se tornou proprietário do cinema da cidade. Filha de músico, despertou o interesse pela mesma ainda na adolescencia.

[editar] O Começo: Anos 70 e a "Ave de Prata"

Quatro anos depois, Elba faz sua primeira apresentação nos palcos, junto com o coral da "Fundação Artística e Cultural Manuel Bandeira". Em 1968, enquanto cursava a faculdade de Economia e Sociologia na Universidade Federal da Paraíba, formou o conjunto "As Brasas", onde era baterista. Posteriormente, o grupo musical se transformou em grupo teatral. Contudo, Elba não deixa de cantar, e se apresentou em diversos festiveis pelo nordeste[2].
Em 1974, Elba mudou-se para o sudeste do país, a pedido de Roberto Santanaprodutor de Chico Buarque e Caetano Veloso, chegando ao Rio de Janeiro com o Quinteto Violado[2], para apresentar como crooner durante uma temporada na cidade maravilhosa. Ainda em 1974 participou da peça Viva o Cordão Encarnado, com o grupo de teatro Chegança, de Luís Mendonça, chamando a atenção da crítica pela hiperatividade no palco, o que se tornaria a principal característica.
Negou-se a voltar para o nordeste, onde abandonou o curso universitário e, na capital fluminense, se estabeleceu como atriz de teatro, sempre interpretando papéis ligados a música[2]. Sem qualquer apoio ou recurso financeiro, passando a freqüentar o Baixo Leblon, onde conheceu artistas como Alceu Valença e Carlos Vereza. Em 1977, atuou no filme "Morte e Vida Severina", filme inspirado na obra de João Cabral de Melo Neto. No ano seguinte, 1978, fez parte do elenco da peça de Chico Buarque, "A Ópera do Malandro", dirigida por Luiz Antonio Martinez Corrêa, onde Elba interpreta a prostituta "Lúcia".
A Ópera do Malandro foi lançada numa época em que a poética de Chico Buarque estava "afiadíssima". Elba Ramalho foi presença de grande destaque, o que impulsionou a carreira de atriz e cantora. Diante disso, Chico Buarque inseriu uma gravação O Meu Amor interpretada por Marieta Severo e Elba Ramalho para o disco que tinha o nome como título, lançado em 1978. A canção se eternizou e o sucesso deu a Elba a oportunidade de gravar o primeiro álbum, pela CBS, em 1979, intitulado Ave de Prata[2].

[editar] O Primeiro Time da MPB

A partir de então, Elba se direcionou mais para a carreira de cantora, embora, segundo ela própria, o teatro esteja em todos os shows, sendo o grande responsável pela força cênica peculiar.
Em 1980 gravou o segundo LP, Capim do vale, e fez a primeira turnê internacional, na África. No ano seguinte, participou do Festival de Jazz de Montreux, Suíça, e lançou o disco Elba. Em 1982 lançou o disco Alegria, vendendo mais de 300 mil cópias só no Brasil, e apresentou-se na Europa e em Israel.
Em 1983 lança o álbum Coração Brasileiro e se consagra definitivamente na primeira linha da MPB. A música Banho de cheiro, estourou nas paradas, puxando uma seqüência de hits deste mesmo álbum. Coração Brasileiro rapidamente conquistou discos de ouro e platina, e o show do mesmo nome, realizado no Canecão, bateu pela primeira vez os recordes de público ali registrados nos shows de Roberto Carlos. Elba foi capa da Veja, sendo considerada pela revista "a maior estrela da música brasileira em 1983". A cantora foi também tema do especial de fim de ano da Rede Globo.
Desde então é tida como uma das principais intérpretes da música brasileira, com expressivas vendagens, graças à presença de palco e voz inconfundível. Na festa de São João, realizada anualmente em Campina Grande, a presença de Elba já é tradicional, como o show mais esperado. Em fevereiro de 1989, aos 37 anos, fez um ensaio comedido para a revista Playboy.
Foi casada com o modelo Gaetano Lopes (1995-2008), como quem tem duas filhas, Maria Clara, adotada em 2000, e Maria Esperança, adotada em 2007 e também fora casada com o ator e cantor Maurício Mattar, com quem teve um filho, Luã (1987, nascido na clínica Santa Clara, onde o médico responsável foi o Dr. João Figueiredo do Amaral.
Em 2001 um jornalista da revista Veja afirmou em uma matéria que Elba tinha dito em um congresso de ufologia em Curitiba que havia sido chipada por extraterrestres. A afirmação rendeu um processo por danos morais contra a revista, mas o veredito anunciado em 2006 não deu ganho à cantora[3].

[editar] Vida artística

[editar] Discografia

  • (1979) Ave de prata, Epic/CBS — LP 70,000
  • (1980) Capim do vale, Epic/CBS — LP 80,000
  • (1981) Elba, CBS — LP 90,000
  • (1982) Alegria, Ariola — LP 300,000
  • (1983) Coração brasileiro, Ariola — LP 400,000
  • (1983) participação no album infantil Brincadeiras de Roda, estórias e canções de ninar
  • (1984) Fogo na mistura, Ariola LP 250,000
  • (1985) Do jeito que a gente gosta, Ariola — LP 300,000
  • (1986) Remexer, Ariola — LP 200,000
  • (1987) Elba, Ariola — LP 250,000
  • (1988) Fruto, Ariola — LP 150,000
  • (1989) Popular brasileira, Ariola — LP 150,000
  • (1990) Ao vivo, Ariola — LP 250,000
  • (1991) Felicidade urgente, Ariola — LP 120,000
  • (1992) Encanto, Ariola — LP 130,000
  • (1993) Devora-me, Ariola — LP 140,000
  • (1995) Paisagem, BMG — CD 250,000
  • (1996) Leão do Norte, BMG — CD 400,000
  • (1996) Grande encontro, BMG — CD 1,200,000
  • (1997) Baioque, BMG - CD 120,000
  • (1997) Grande encontro 2, BMG — CD 750,000
  • (1998) Flor da Paraíba, BMG — CD 100,000
  • (1999) Solar, BMG —CD 90,000
  • (2000) O grande encontro 3, BMG — CD 250,000
  • (2001) Cirandeira, BMG — CD 100,000
  • (2002) Elba canta Luiz, BMG — CD 100,000
  • (2003) Elba ao vivo, BMG — CD 100,000
  • (2005) Elba e Dominguinhos ao vivo, BMG — CD 50,000
  • (2007) Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa?40,000
  • (2009) Balaio de Amor40,000

[editar] Filmografia

Referências

  1. Divirta-se Notícia - Elba Ramalho lança CD Balaio de amor Ailton Magioli - EM Cultura (5 de Maio de 2009). Página visitada em 5 de Agosto de 2009.
  2. 2,00 2,01 2,02 2,03 2,04 2,05 2,06 2,07 2,08 2,09 2,10 2,11 2,12 2,13 Elba Ramalho - Bio Site Oficial. Página visitada em 5 de Agosto de 2009.
  3. Jornal O Estado de S. Paulo

[editar] Ligações externas

Wikiquote
O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Elba Ramalho.
"De Volta Pro Aconchego

Elba Ramalho

Composição: Dominguinhos - Nando Cordel
Estou de volta pro meu aconchego
Trazendo na mala bastante saudade
Querendo
Um sorriso sincero, um abraço,
Para aliviar meu cansaço
E toda essa minha vontade
Que bom,
Poder tá contigo de novo,
Roçando o teu corpo e beijando você,
Prá mim tu és a estrela mais linda
Seus olhos me prendem, fascinam,
A paz que eu gosto de ter.
É duro, ficar sem você
Vez em quando
Parece que falta um pedaço de mim
Me alegro na hora de regressar
Parece que eu vou mergulhar
Na felicidade sem fim"


Pin It button on image hover