24/06/09


«Ponte de São Gonçalo ( Amarante )

Localizada sobre o deslumbrante rio Tâmega, a Ponte de São Gonçalo é o cartão de entrada para o centro histórico desta belíssima cidade.
A construção actual é setecentista, devido a uma derrocada que ocorreu em 1763 e que levou à reconstrução da anterior estrutura que dataria de 1250, desconhecendo-se no entanto se seria também essa uma reconstrução de uma ainda anterior estrutura.
De facto, aqui passaria a via Romana que ligava Amarante a Guimarães e Braga, existindo portanto as condições para uma ponte romana neste local.
Aquando a derrocada de 1763 foram transferidos para a Igreja de São Gonçalo as imagens de Nossa Senhora da Piedade e o Cristo Crucificado patentes no cruzeiro granítico que a Ponte albergava mesmo no centro.
A Ponte de São Gonçalo ficou ainda conhecida por ser palco da “Defesa da Ponte de Amarante” em 1809, aquando das Invasões Francesas.» in http://www.guiadacidade.pt/portugal/?G=monumentos.ver&artid=20970&distritoid=13

Amarante é a Princesa do Tâmega, uma Cidade Mágica, onde o Rio é um elemento Natural que se casou de forma brilhante com a Ponte de São Gonçalo!

Cidade do Porto - Hoje é Dia de São João, na Invicta!

«Os símbolos do São João do Porto
23 de Junho de 2009, 09:38

Único no mundo, o São João é a maior festa do Porto e chama todos os anos milhares de pessoas ao coração da cidade. A festa começa na Baixa, aquece na Ribeira e termina na Praia da Foz, com um mergulho. Assim manda a tradição que também faz com que em todo o São João não faltem os manjericos, os martelos, as fogueiras, os balões e as sardinhas. Mas conhece o significado dos símbolos do São João do Porto?

Sagrado e Profano
Uma das singularidades do São João é o cruzamento do sagrado e do profano. A festa está ligada ao solstício de Verão, que marca um ritual de passagem e de louvor aos elementos da Natureza e aos sentimentos. Ao mesmo tempo, o dia 24 de Junho é a data de nascimento de São João Baptista, um dos santos mais festejados na Europa. É o santo que baptizou Jesus Cristo e é, além disso, o padroeiro da cidade do Porto.
ManjericoCom um formato e um cheiro inconfundíveis, o manjerico é a erva aromática que celebra o São João e também Santo António e São Pedro. Reza a tradição que se deve comprar o manjerico e conservá-lo até o dia seguinte, não se devendo cheirar mas tocar com a mão para só depois sentir o cheiro. O manjerico está relacionado com o amor, daí as quadras populares, muitas vezes de cariz romântico, que veêm sempre com ele.
Alho-porro e Martelo
Durante o São João do Porto é impossível não levar com um alho-porro e um martelo na cabeça. São símbolos de boa sorte. O martelo de plástico é um substituto moderno do alho-porro.
Fogueira e balãoO fogo das fogueiras de São João e do balão são símbolos de coragem e renovação. Saltar à fogueira é um acto de bravura. Os balões coloridos enchem os céus da cidade na noite de São João.
Cascata de São João
Enquanto o presépio é montado no solstício de Inverno, a cascata deve ser erguida no solstício de Verão. É uma tradição única do São João do Porto e tem a figura de São João no centro. Um elemento obrigatório é a água.
Água
A água enquanto elemento que limpa e purifica está presente na já comum orvalhada de São João e nos mergulhos dos mais corajosos na praia da Foz.
Sardinhas
Prato principal do São João, são acompanhadas com pimentos assados, broa e um bom vinho português. No dia 24, a tradição manda comer cabrito assado.

Ver também:

Mais sobre o São João do Porto
Imagens dos Santos Populares

São João do Porto - (Fogo de Artifício)


23/06/09

Caso Freeport - Era tudo falso, mas os arguídos cada vez são mais...!

Freeport: MP confirma que Carlos Guerra é arguido

«O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) confirmou hoje que Carlos Guerra, ex-presidente do Instituto de Conservação da Natureza, foi constituído arguido no âmbito do inquérito ao chamado "caso Freeport".

"Confirma-se que Carlos Guerra foi constituído arguido", informou o DCIAP, que está a investigar aquele caso relacionado com o licenciamento do outlet de Alcochete, em 2002.Numa nota enviada à Lusa, o DCIAP esclarece também que "ao referir-se que estão a ser realizadas diligências com carácter de urgência, isso significa somente que sendo o processo classificado de urgente todas as diligências o são, informação que se dá a fim de evitar especulações".A notícia de que Carlos Guerra se tornou no quarto arguido do processo foi avançada sexta-feira pela TVI, que revelou que este foi interrogado na passada quarta-feira no DCIAP pelos procuradores Vítor Magalhães e Paes Faria e ainda por inspectores da PJ de Setúbal.Além de Carlos Guerra são também arguidos no inquérito ao caso Freeport Charles Smith e a Manuel Pedro (que prestaram consultoria ao negócio) e o arquitecto Eduardo Capinha Lopes que, em Dezembro de 2001, ficou encarregado do projecto do outlet de Alcochete.Carlos Guerra é actualmente director do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura, sendo, por inerência, gestor da Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), explicou à Lusa fonte daquele ministério.O processo relativo ao Freeport de Alcochete envolve alegadas suspeitas de corrupção e tráfico de influências no licenciamento daquele centro comercial, em 2002, quando o actual primeiro-ministro, José Sócrates, era ministro do Ambiente.» in http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1270836

Cinema Teixeira de Pascoaes - "Gran Torino", de Clint Eastwood - Sexta-feira, 21H30m!

«Gran Torino de Clint Eastwood.

Clint Eastwood é um realizador querido (amado) do Cineclube de Amarante.
Todos os filmes que realizou a partir de 1995 (ano da criação do Cineclube) foram exibidos na sala do Cinema Teixeira de Pascoaes.

Recordo:

1995, The Bridges of Madison County, As Pontes de Madison County.
1997, Absolute Power, Poder Absoluto.
1997, Midnight in the Garden of Good and Evil, Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal.
1999, True Crime, Um Crime Real.
2000, Space Cowboys.
2002, Blood Work, Dívida de Sangue.
2003, Mystic River.
2004, Million Dollar Baby, Sonhos Vencidos.
2006, Flags of Our Fathers, As Bandeiros dos Nossos Pais.
2006, Letters From Iwo Jima, Cartas de Iwo Jima.
2008, Changelling, A Troca.

Encerramos a "temporada" em grande estilo. Com um excelente realizador. Com um magnífico filme. Apareçam.

Até sexta,
Elsa Cerqueira»

«Cineclube de Amarante

Cinema Teixeira de Pascoaes
6ª Feira às 21: 30
Telefone: 255 431 084
Gran Torino
Título original: Gran Torino
De: Clint Eastwood
Com: Clint Eastwood, Geraldine Hughes, John Carroll Lynch
Género: Drama, Thriller
Classificacao: M/12
EUA, 2008, Cores, 116 min.
http://wwws.pt.warnerbros.com/grantorino/
Recensões criticas
Por: Vasco Câmara no PÚBLICO em 12 de Março
O vento levá-lo-á
Espécie ameaçada de extinção nos seus filmes, em "Gran Torino" Clint extingue-se. Sempre a sabotar-se, Clint, incorrigível masoquista. Espalhem ao vento: é uma obra-prima.
Entreguem à brisa de Verão, que já sopra, as cinzas de Joe, Blondie, Walt Coogan, McBurney, Harry Callahan, Josey Wales, Bronco Billy ou William "Bill" Munny, estes e todos os nomes com que Clint Eastwood falou do fundo do seu coração de "dinossáurio", individualista que não reconhece o mundo que o rodeia, corpo de outro tempo, em apuros e sempre desejoso de se colocar em apuros.
Enfim, entreguem à brisa de Verão estes e outros nomes a que Clint Eastwood deu o corpo, ferozmente, fazendo dele ecrã de desadequação, raiva. Espécie sempre ameaçada de extinção, em "Gran Torino" extingue-se. "Requiem" por si próprio, por aquilo que construiu (sempre a sabotar-se, Clint, incorrigível masoquista), este é um adeus às armas. Não por se anunciar aqui a sua última presença, aos 78 anos, como actor (esse é um daqueles "anúncios" que foi sendo espalhado, como que pelo vento, não se sabe bem vindo de onde, e nem se pode jurar pela irreversibilidade da "decisão"), mas por as coisas se darem a ver aqui a partir de uma estação terminal: é um filme em que um viúvo, um reaccionário, um veterano da guerra da Coreia zangado com a vida e com o bairro, que já não reconhece porque está infestado de "gangs", foi invadido pelos imigrantes, já ali não há "americanos" - eis Walt Kowalski/Clint Eastwood -, prepara a sua saída de cena; é um filme tomado por esse clima de antecâmara que precede a rendição final, e é desta forma que Eastwood se despede do(s) seu(s) Kowalski(s):abre o peito à auto-ironia, melhor forma de alguém se desprender do que lhe pertenceu, assume a sua exterioridade face ao mundo e àquilo em que ele se tornou (é ainda a negociação do desprendimento), e, sem ceder à nostalgia, embala a coisa com suaves cintilações. Como uma canção, como a brisa que sopra neste delapidado bairro onde o fulgor do passado, a imagem dourada que dele foi construída - é que a memória pode transformar o inferno no paraíso, e isso aconteceu aos anos 40 e 50 de Kowalski -, é já só fantasma. Mas essa "presença", chamemos-lhe assim, um cineasta como Clint consegue filmá-la. É esse o grande passo em frente de "Gran Torino", consigo levando todo o património de uma "persona" que neste filme desagua: revelar o fantasma que se intromete na imagem, que nela cintila como brisa, indo atrás dele, seguindo-o e passando, finalmente, para o "lado de lá". (Parecerá absurda a associação, mas aqui vai, é uma associação entre dois filmes invadidos por fantasmas: se "Milk", de Gus Van Sant, mostra os anos 70 para falar do presente, que é, na verdade, o fantasma que se intromete na imagem, "Gran Torino" passeia a câmara pelo presente em ruínas para revelar o mundo que ali está desaparecido.)
Podemos, para encontrar conforto, dizer que "Gran Torino" é a história de uma aprendizagem, de uma passagem de testemunho. Que Kowalski "educa" o seu reaccionarismo e xenofobia quando se encontra mais em família com os seus vizinhos asiáticos do que com a sua própria família. E que por aqueles vai ser capaz do gesto sacrificial, redentor.
Mas por quem se sacrifica, afinal, Kowalski: pela família de adopção ou por si próprio? Quem ajuda quem? A "verdade" de todos os Kowalskis de Eastwood, o seu masoquismo, se quisermos, está na extrema fidelidade à sua natureza. A de Kowalski, e isto desde a primeira sequência, no funeral da mulher, é a de ser fantasma. Condição que ele vai cumprir. E a que Clint Eastwood, cineasta, vai ser fiel: com a personagem, com o filme, está sempre do "lado de lá", feroz, fielmente. É por isso que o plano final chega-nos como teimosa oferenda do outro mundo - servida com canção a preceito - e como cintilação de um cinema de outro mundo: aquele, dos anos 50, o clássico, que já morria quando Clint Eastwood, jovem actor, chegou a Hollywood. Como se a Kowalski pertencesse sempre a última palavra.
Espalhem ao vento: "Gran Torino" é uma obra-prima.
Por: Luís Miguel Oliveira no PÚBLICO

Que acrescentar sobre "Gran Torino"? Que Clint se diverte (mas diverte-se muito seriamente) a brincar com a sua "aura", a girar entre o seu lado assustador, quase "fora de controlo" (a cena em que primeiro salva a rapariga asiática), e a proximidade reconfortante com que se encarrega da "educação" do miúdo? Que "Gran Torino" trabalha conscientemente uma "súmula", em simultâneo revisão e reiteração (donde, a sua extraordinária complexidade) do rasto que Clint foi deixando em quarenta anos de filmes como realizador e como actor?
Que o tratamento dos espaços da acção, e da sua articulação com a tensão própria das personagens, na curta escala de uma rua (e pouco mais), é prodigioso? Que tem o mais belo genérico final do cinema americano das últimas décadas? Ou repetir, apenas, "espalhando ao vento": é uma magnífica obra-prima.

O texto seguinte foi publicado no jornal Diário de Notícias a 12 de Março de 2009.
Clint Eastwood, realizador e intérprete de «GRAN TORINO», falou em Paris com
João Lopes sobre este filme, em que personifica um veterano da guerra da Coreia, misantropo e rude, que protege dois jovens vizinhos asiáticos de um `gang` étnico que aterroriza o bairro onde vivem. «Gran Torino» é nesta altura o maior sucesso comercial de toda a carreira de Eastwood.
O encontro com Clint Eastwood aconteceu em Paris, nos cenários acolhedores do Hotel Bristol, perto dos Campos Elíseos. Tendo em conta que muitas entrevistas “internacionais” se tornaram mini-conferências de imprensa, com seis (ou mais) jornalistas, foi simpático poder conversar durante cerca de meia hora com o autor de Gran Torino, partilhando o diálogo apenas com um colega, Ioannis Zoumboulakis, do jornal grego To Vima. Tudo indica que esta contenção decorre de exigências do próprio Eastwood, até porque, ao contrário do que faz a grande maioria dos realizadores e actores americanos, ele não veio à Europa para dar entrevistas televisivas.
Discreto e contido nos seus 78 anos, Eastwood mostra-se também disponível para a deambulação e a ironia. A sua presença integra, sem crispação, a metódica passagem do tempo que temos vindo a descobrir nos filmes. Veste-se em tons suaves, castanhos e esverdeados, apenas os ténis, desatados e de cores mais contrastadas, contrariando a neutralidade da pose.
Quando, num paralelismo com Gran Torino, evoco Bronco Billy (1980), crónica desencantada sobre um circo que mima as glórias do velho Oeste, é evidente a ternura que Eastwood sente por esse filme tão esquecido (e, na altura do seu lançamento, tão mal amado). Mas não há nele qualquer ressentimento. Trata-se apenas de "con-tinuar a aprender". E o seu próximo filme, The Human Factor (sobre Nelson Mandela), irá reflectir essa mesma disponibilidade.
Já na despedida, falamos da sua admiração por Manoel de Oliveira que conheceu, em Maio do ano passado, no Festival de Cannes. Uma das pessoas do staff da Warner recorda-se de, também em Cannes, ter ouvido a “lenda” segundo a qual Oliveira nãoterá 100, mas já 102 ou 103 anos. Com timing perfeito, e em tom muito carinhoso, Eastwood comenta: “Se calhar está a mentir sobre a idade, a ver se lhe servem uma bebida no bar”.
O seu primeiro filme, «Play Misty for Me» («Destino nas Trevas») foi feito em 1971. Desde então, qual o papel da sua companhia, Malpaso, no seu trabalho como realizador?
A Malpaso deu-me a independência, precisamente quando eu mais precisava dela. Estava empenhado em não fazer filmes sempre do mesmo género: gostava muito dos westerns que fiz, com Sergio Leone e outros, mas queria também realizar e experimentar coisas diferentes.
Mas até mesmo em «Gran Torino» há uma componente de western, quanto mais não seja por causa do tema da terra e da propriedade.
A minha personagem, Walt Kowalski, é um homem que lutou pelo seu país e se reinstalou onde vivia. Agora, depara com uma vizinhança que já não é predominantemente de origem polaca, como ele, mas asiática, da comunidade "hmong". O filme é sobre os seus preconceitos e a maneira como os acontecimentos o impelem a agir. Mas é também sobre o momento em que, por vezes, os mais novos se tentam livrar dos velhos, colocando-os em instituições. Claro que ele é o primeiro a reconhecer que não terá sabido estabelecer uma relação com os filhos. O certo é que descobre naquele obscuro grupo asiático outro respeito pelos mais velhos. Daí que um dia se olhe no espelho e diga: "Tenho mais em comum com esta gente do que com a minha desgraçada família". Podia ser um western. Mas é também muito contemporâneo.
Nesse sentido, aceita que se diga que o filme é testemunho sobre o actual melting pot americano?
Sim. Mas é também sobre o reconhecimento de que é possível aprender coisas novas em todas as idades: é sempre possível aprendermos a tolerância em relação aos outros. O que, em todo o caso, não impede a minha personagem de estar em conflito com a sua igreja e também com a família.
Podemos encarar o filme também como uma visão sobre a religião?
Kowalski provoca o padre, mas o certo é que as coisas vão mudando e ele acaba por ir à confissão. O interessante é que tudo isso abre novas possibilidades de vida. Na verdade, não tenho de me reconhecer em nada do que é contado, são apenas coisas que gosto de representar. Aliás, por vezes, é muito mais divertido representar pessoas com as quais nada temos em comum. O elenco de «Gran Torino» é quase todo composto por amadores. Que diferenças há entre trabalhar com actores sem experiência profissional e alguém, por exemplo, como Angelina Jolie?
Bem, é um prazer trabalhar com Angelina Jolie... No caso de «Gran Torino», comecei por pensar em actores profissionais de origem asiática. Até que senti que valia a pena procurar no interior da própria comunidade "hmong". Deparámos com muita gente disponível, ansiosa por entrar no filme. E acabei por encontrar os dois jovens (Bee Vang e Ahney Her) que, de facto, tinham um
"não sei quê" de especial.
Apesar do sucesso, antes do mais nos EUA, não se pode dizer que «Gran Torino» seja um típico filme de Hollywood. Como realizador, e como
espectador, qual é a sua relação com os filmes de acção, dominados por efeitos
especiais?
Os efeitos especiais são magníficos. Os efeitos visuais, em particular, evoluíram imenso e eu próprio os tenho usado, por exemplo em «As Bandeiras dos Nossos Pais». Mas, para mim, é a história que conta. Não me interessa fazer esses filmes de efeitos especiais como uma espécie de ginástica. Gosto das histórias.
Cresci a ver filmes com histórias. Por exemplo, no caso de «A Troca» tive de usar alguns efeitos para recriar Los Angeles em 1928, mas era a história que valia. Cada filme tem que ter algo que seja apelativo, uma história que valha a pena contar. JOÃO LOPES»
Gran Torino - "Trailer" -(legendado)

Jamie Cullum - "Gran Torino"

Gran Torino - (Premiére)

Gran Torino Movie Review - (Beyond The Trailer)

Associação Empresarial de Amarante - Desfile de Moda na Próxima Sexta-Feira animará Amarante!

«AMARANTE: Desfile de Moda é esta sexta-feira com muitas caras conhecidas do panorama nacional

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“Moda, divertimento e bom gosto são as palavras de ordem para esta festa, numa celebração que reflecte o espírito traçado pela AEA – Associação Empresarial de Amarante.”, pode ler-se numa nota de imprensa

É já nesta sexta-feira dia 26 que tem lugar a edição 2009 do “Amarante Fashion – O Comércio de Amarante está na moda”.
Esta iniciativa integra-se no programa de Animação Comercial da AEA, apoiada pelo MODCOM. Trata-se, segundo a organização, de uma festa que conta com um desfile de Moda acarinhado por diversas figuras públicas e com o objectivo de promover o comércio local e alguns estilistas de renome no panorama da moda em Portugal”.
A apresentação do desfile estará a cargo de José Figueiras e Marina Santiago.
A passerelle terá como figuras principais Carla Matadinho e Afonso Vilela.
Para estes eventos são esperados muitos convidados VIP com as presenças já confirmadas de Paula e Rui Rocha, Paula Bobone, Maria José Galvão de Sousa e Humberto Leal, Mónica Sofia e Rubim, Sónia Brazão, Pedro Ramos e Ramos, Francisco Corte-Real, Quimbé e Ana Palma, Duarte Siopa, Eduardo Beauté, João Malheiro, Filipa Castro, Pedro Reis e Maria Duarte, Rita Egídio, Rita Mendes, Eduardo Madeira, entre outros.
“Moda, divertimento e bom gosto são as palavras de ordem para esta festa, numa celebração que reflecte o espírito traçado pela AEA – Associação Empresarial de Amarante.”, pode ler-se numa nota de imprensa.
Este evento tem como objectivo tornar visível “o excelente trabalho e esforço diários do comércio local, sem nunca deixar de surpreender quem visita a cidade”.
Com diversos momentos de interesse, o Desfile de Moda em Amarante conta ainda com a participação de um grupo de jovens pertencentes à Cercimarante que desfilarão algumas das propostas apresentadas.
Outro ponto de interesse será a selecção de novos valores na arte de desfilar, que após este evento poderão ganhar uma inscrição numa das agências de modelos mais conhecidas a nível nacional.
Deste desfile fará parte também a apresentação do trabalho do criador de moda com trabalhos a nível internacional – Pedro Batim, conhecido por vestir figuras bem conhecidas do público português nas galas e festas mais importantes que se realizam ao longo do ano.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=2218

Sócrates o "Falamansa" ou o Senhor Engenheiro das duas caras, ou da cara de pau!


"Valsa de um Homem Carente", que está muito contente com ele próprio e mais manso, muito mais pianinho...

Pode-se verificar no "31 da Armada", como um lobo passa a cordeiro em ano eleitoral...
http://31daarmada.blogs.sapo.pt/2719789.html

22/06/09

Rali de Amarante - Exibição do Piloto Amarantino de KartCross, Valter Cardoso!





«Rali de Amarante com emoção até final



A quarta prova do Regional de Ralis Douro revelou-se bastante disputada até final. Com apenas 0,6s de vantagem sobre os 2ºs classificados, Rui Morais / Rui Teixeira em VW Golf VR6 levaram a melhor sobre Paulo Barata / António Santos em Ford Escort RS Cosworth.

Vencendo 4 da 6 PE que compunham o Rali de Amarante, Rui Morais / Rui Teixeira partiram para a última classificativa da prova a apenas 1,9s da liderança, atingindo a vitória em cima da linha de meta: “foi um bom Rali, difícil até ao fim! Entramos com muita calma e muita atenção, mas acreditámos que esta vitória seria possível. Atacámos no final e conseguimos vencer na última PE.” conclui o piloto.

Para a dupla do carro Inglês, que foi líder da 2ª até à 5ª PE, ficou a verdadeira sensação que não há vencedores sem vencidos: “Sem dúvida que foi um rali bastante disputado, tal como se pode ver pelos resultados. Penso que os troços eram um pouco desfavoráveis para o nosso carro, mas correu tudo sem qualquer problema.”
Tal como na geral, também na divisão I a vitória foi decidida na espectacular Super Especial Restaurante Quinta do Outeiro. Fazendo uma prova de trás para a frente, Jorge Leite / Estefânio Pinto em Nissan Sunny conseguiram o último lugar do pódio e a vitória entre os carros de duas rodas motrizes, com apenas 2,9s de vantagem sobre os 2ºs classificados, Nuno Pinheiro / Ricardo Pinto em Opel Kadett. Para a dupla do Nissan “entramosbastante cautelosos, adormecendo um pouco nos primeiros troços, mas o balanço é naturalmente positivo. Era uma posição que não contávamos, pois os restantes adversários amarantinos são bastante fortes, mas acabamos por conseguir boas exibições nas segundas passagens que nos levaram à vitória final. Sem dúvida que
beneficiamos de alguns azares da concorrência, mas os ralis só acabam no fim!”
Filipe L
eite / Daniel Ribeiro foram também uns dos principais animadores, sendo relegados na última PE para a 5ª posição da geral e 3ª entre os duas rodas, depois de terem dominado a categoria da 2ª à 5ª PE.
Na prova extra Vitor Pascoal e Martim Azevedo dominaram de início a fim, impondo naturalmente o Peugeot 207 S2000 à concorrência. Manuel Pinto e Tiago Bica, ambos em Citroën Saxo, completaram o pódio.

Como nota final, Paulo Silva, Presidente do Clube Automóvel de Amarante fez um balanço positivo: “estamos bastante satisfeitos com o desenrolar da prova. Tivemos um rali bastante disputado com luta ao segundo até à ultima PE da prova nas duas categorias em disputa. O público aderiu em força e penso que o Clube Automóvel de Amarante está preparado para subir de “divisão”!

Xikane / Clube Automóvel de Amarante» in http://www.caamarante.com/



Imagens espectaculares do piloto amarantino de kartcross, Valter Cardoso!

Sub-17: F.C. do Porto 2 vs Boavista 0 - Jovens Campeões Selam Título com mais uma Vitória!

«Sub-17: Título festejado com triunfo


O FC Porto fechou com uma vitória o Campeonato Nacional de Juniores B. Depois de há uma semana se terem sagrado campeões em casa do Benfica, os jovens Dragões receberam, este domingo, o Boavista e triunfaram por 2-0, com golos de Amorim, aos 66 minutos, e Sérgio, aos 74.

No final do encontro, que contou com muitos portistas no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, os jogadores do FC Porto fizeram uma merecida festa de consagração.
» in site F.C. do Porto.

Jovens Dragões obtiveram mais uma vitória e a Festa foi rija!

21/06/09

Futebol de Praia: F.C. do Porto 7 vs V. Setúbal 4 - F.C. do Porto passa ás Meias Finais do Campeonato Nacional, Edição de 2009!

«F. Praia: Vitória leva FC Porto às meias-finais

DRAGÕES BATEM SETUBALENSES (7-4) EM MATOSINHOS

O FC Porto venceu o V. Setúbal por 7-4, redimindo-se assim da derrota (4-6) no primeiro jogo do dia, frente ao Rio Ave, e assegurou um lugar nas meias-finais do campeonato de futebol de praia.
Mais pressionantes, os dragões entraram melhor no jogo, chegando aos 2-0 ainda nos primeiros minutos. O conjunto sadino reagiu de forma positiva, com destaque para Loja, que repôs a igualdade através de dois golos ao cair do pano do 1.º período.
Os azuis cresceram na 2.ª parte, sempre mais fortes na discussão dos lances, o que facilitou a dilatação do resultado para 4-2.
Apesar da boa circulação de bola do V. Setúbal, o FC Porto revelou-se mais pragmático e eficaz, confirmando a superioridade no último período da partida. Nesta fase, o marcador chegou aos 7-2, mas o V. Setúbal conseguiu atenuar a goleada com um novo golo de Loja e outro de Bruno Gonçalves.
Nas meias-finais de hoje. os dragões vão defrontar a U. Leiria.» in http://www.record.pt/noticia.aspx?id=ce1b4b54-472c-4894-85c9-5046ddbdfade&idCanal=00000004-0000-0000-0000-000000000004

Oquestrada - "Mais um Novo Projecto da Musica Portuguesa que me interpelou!







Oquestrada - "Oxalá te veja"

Oquestrada - "Oxalá te veja"

Oquestrada - "Se esta rua fosse minha"

Oquestrada - "Antena Portuguesa"

Oquestrada - "Nêga"

OqueStrada - "Creo Cariño"

Oquestrada - "Killing Me Softly"

Oquestrada - "Killing Me Softly" - (Live)

Oquestrada - (live Lisbona 2006)

Oquestrada

Oquestrada - (A tasca do tamanho do mundo)

«O'queStrada (álbum)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O'queStrada
EP por O'queStrada
Lançado em 2007
Gênero(s) Música popular
Idioma Português
Formato CD
Cronologia de O'queStrada
Último
Último

Tasca Beat
(2009)
Próximo
Próximo

O'queStrada é o primeiro registo de originais da banda portuguesa de musica popular O'queStrada. Foi lançado em formato de EP em 2007 com o apoio do Município de Lisboa.


[editar] Faixas

  1. Se Esta Rua Fosse
  2. Vá Lá
  3. Fado Skázito
  4. Oxalá Te Veja

[editar] Formação

[editar] Ligações Externas

"Agarrem-me

O'QueStrada

Agarrem-me p'ra não cair
Empurrem-me p'ra me apanhar
Segurem-me p'ra me perder
P'ra me adormeceeeer

Visto as coisas assim
Visto as coisas assim
Será melhor não vos largar
Será melhor não vos perder
Será melhor não vos largar
Não vos perdeeeer

P'ra não cair
P'ra me apanhar
P'ra me perder
P'ra me adormecer

P'ra não cair
P'ra me apanhar
P'ra me perder
P'ra me adormecer
P'ra me adormecer

Visto as coisas assim
Visto as coisas assim
Será melhor não vos largar
Será melhor não vos perder
Não vos largar
Não vos perder

(Come baby, let's go to the party)

Derramem-me, desarmem-me e esperem-me
Derramem-me, desarmem-me e esperem-me
Derramem-me, desarmem-me e esperem-me
Derramem-me, desarmem-me e esperem-me
Derramem-me, desarmem-me e esperem-me

P'ra me encontrar
P'ra me apanhar
P'ra me encontrar

É que eu visto as coisas assim
Porqu'eu, porqu'eu visto as coisas assim

Recolham-me p'ra me acordar
Transportem-me p'ra me apanhar
Doseiem-me p'ra eu regressar
Doseiem-me p'ra eu regressar

LaLaLaLaLaLaLa, LaLaLa, LaLaLaLa
LaLaLaLaLaLaLa, LaLaLa, LaLaLaLa
LaLa"

Sub-19: S.L. Benfica 1 vs F.C. do Porto 1 - Dragões travam Águias e favorecem Leões!

«Empate entre Benfica e FC Porto adia título para "derby" lisboeta

O Benfica desperdiçou, este sábado, a oportunidade de se sagrar pela 23ª vez campeão nacional de futebol em juniores, ao ceder um empate na recepção ao FC Porto (1-1), na penúltima jornada. Quem assistiu ao jogo foi Jorge Jesus, que torceu pelos «encarnados».
Com quatro pontos de vantagem sobre o Sporting à entrada para esta ronda, os "encarnados" tinham de vencer os portistas para garantirem o título, mas acabaram por só conseguir um empate, nos instantes finais do jogo da Luz, enquanto os "leões" bateram em casa o Vitória de Guimarães por 2-1, adiando tudo para a derradeira jornada.
Desta forma, o título será discutido a 27 de Junho, de novo em casa do Sporting, que terá de bater o Benfica para revalidar o título, enquanto o rival da Luz precisa de apenas um empate para voltar a ser campeão, o que não sucede desde 2004.
Numa recta final de "loucos", o FC Porto adiantou-se no marcador a dois minutos do termo, graças a uma grande penalidade cobrada por Josué, que castigou um derrube de Ivanir Rodrigues a Claro. Já em "cima" do minuto 90, um forte remate do "meio da rua" de Roderick Miranda, repôs a igualdade e alguma justiça no marcador.
O Benfica procurou cedo o golo que lhe daria maior tranquilidade e instalou-se no meio-campo portista no primeiro quarto de hora, esbanjando um par de oportunidades claras de golo, todas saídas dos pés de Nelson Oliveira.
O ponta-de-lança "encarnado", que na primeira volta tinha marcado os dois golos da vitória (2-0) na visita ao FC Porto, foi o grande protagonista deste arranque de encontro e obrigou mesmo o guarda-redes Ruca a duas intervenções atentas, aos 07 e 14 minutos.
O FC Porto não se encolheu e conseguiu sacudir a pressão inicial dos anfitriões, respondendo na mesma "moeda", com duas ocasiões saídas dos pés de Claro. Na primeira (16 minutos), o avançado obrigou Pedro Miranda a uma das grandes defesas da tarde e na segunda (25) atirou fraco quando tinha apenas o guarda-redes do Benfica pela frente.
No segundo tempo, David Simões, que entrou ao intervalo para o lugar de Domingos Silvério, foi o grande dinamizador de nova entrada fulgurante do Benfica e, em 10 minutos, acertou duas vezes na barra da baliza portista, num centro-remate (48 minutos) e num livre directo frontal (58).
Após nova ocasião de golo para os visitados, num remate de Leandro Pimenta que mereceu a mancha eficaz de Ruca (61 minutos), o jogo voltou a repartir-se, com o Benfica a "mandar" na posse de bola e o FC Porto a apostar no contra-ataque, em alguns lances rápidos que colocaram a defesa "encarnada" em sentido.
A fechar, um golo para cada lado. O primeiro para os portistas, de grande penalidade, cobrada por Josué, aos 88 minutos, e o segundo para o Benfica, num "disparo" indefensável de Roderick Miranda.
Ainda antes dos dois golos, as duas equipas ficaram reduzidas a 10 unidades, por expulsões de Massari e Ivanir Rodrigues, ambos por acumulações de amarelos, e, já a acabar, o Benfica ainda ficou com nove, depois de David Simão ver o cartão vermelho directo.
O novo técnico do Benfica Jorge Jesus, que assistiu ao jogo, festejou o primeiro golo dos «encarnados».» in http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1268344

Resumo de um jogo que mais parece de seniores: grandes jogadores, nestas duas equipas!

20/06/09

Dr. Luís Gaspar com mais de 2000 pessoas no Jantar de Apresentação da sua Candidatura à Câmara Municipal de Amarante!








Este foi sem dúvida alguma o maior jantar de sempre do PSD em Amarante e é o ponto de partida da força da mudança de Amarante! Viva o Dr. Luís Gaspar!


«AUTÁRQUICAS/AMARANTE: PSD elege como prioridade a criação de emprego


O candidato do PSD à Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, considera que é a única alternativa a uma gestão socialista desgastada, que comanda os destinos do Município há mais de duas décadas, e elege a criação de emprego no concelho a sua prioridade.

"Há muito para fazer" é o slogan da candidatura, que reuniu na sexta-feira à noite num jantar a (quase) totalidade de antigos dirigentes do partido, numa tentativa de pacificar e unir os social-democratas.

Apesar de tudo, foram notadas algumas ausências, umas mais significativas que outras.
O candidato social-democrata, que nas eleições de 2001 ficou a cerca de 1800 votos de alcançar o objectivo, elegeu a criação de emprego "como a questão fulcral e vital" do seu programa.

Potenciar o turismo, nomeadamente nos segmentos religioso e patrimonial, criar uma plataforma industrial em Vila Meã e um Pólo de Ciência e Tecnologia, executar planos de urbanização nos dois centros urbanos do Município e pugnar para que o novo hospital seja dotado de internamento e especialidades na Urgência em vez de ser apenas "uma mera clínica do Estado" foram algumas das ideias deixadas pelo candidato do PSD.

O jantar de apresentação dos candidatos do PSD à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal, José Luís Gaspar e Pedro Cunha, respectivamente, reuniu 2100 pessoas, segundo fonte da candidatura, e teve a participação do líder do PSD/Porto, Marco António Costa e do líder da JSD nacional, Pedro Rodrigues, entre outros dirigentes social-democratas, além de Aguiar Branco, vice-presidente do partido.

Foram também apresentados os candidatos às juntas de freguesia mas, contrariando as expectativas, o PSD continua a não divulgar, de forma oficial, a lista para a Câmara Municipal, sobretudo os elementos que vão em lugares ilegíveis.

Marco António Costa, numa breve declaração, acusou o actual presidente socialista da Câmara de Amarante, Armindo Abreu, de ser "um homem do passado, um homem grosseiro e um homem com uma agressividade que já não se usa na política portuguesa".
Além do PSD, em Amarante é também conhecida a recandidatura de Armindo Abreu (PS) ao quarto e último mandato.

É tida como provável uma candidatura do CDS-PP ou, em alternativa, uma candidatura independente, protagonizada por um movimento de cidadãos.

As forças políticas CDU e Bloco de Esquerda concorrem habitualmente com candidatos próprios mas a sua expressão eleitoral não atingiu sequer o meio milhar de votos nas autárquicas de 2005.

O Município de Amarante tem 55 510 eleitores inscritos, que vão eleger nove elementos para o próximo executivo.» in maraoonline.

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