«Drone voa até aos nadadores e transforma-se numa boia salva-vidas
Já é possível chegar até a um nadador em perigo a um quilómetro de distância, através do drone TY-3R Flying Lifebuoy.
Fabricado pela empresa chinesa de drones Didiok Makings, o TY-3R é essencialmente um cruzamento entre um quadricópetro e uma boia salva-vidas.
Segundo o New Atlas, a ideia é que quando um nadador em dificuldades for avistado por socorristas em terra, basta ligar o drone, voar até à pessoa e aterrar na água, onde o nadador o utilizará como dispositivo de flutuação.
Um socorrista humano, que viaja mais lentamente, seguirá então numa embarcação para trazer o individuo de volta à costa.
O TY-3R descola com o premir de um botão num joystick remoto incluído e fornece ao piloto uma visão em tempo real a partir de uma câmara 720p inclinável a bordo durante o percurso.
Depois de o nadador ter sido recolhido e já não precisar de drone para flutuar, um outro botão faz com que a aeronave voe autonomamente de volta para as coordenadas GPD da sua localização de descolagem — o helicóptero é capaz de descolar da água, bem como de aterrar nela.
De acordo com a Didiok, o TY-3R pode fazer flutuar até dois adultos, tem um alcance de comunicação de 1,1 km, uma velocidade máxima de 47 km/h e um tempo de funcionamento de mais de 10 minutos por carga da bateria.
Também se afirma que pesa menos de 5 kg e é totalmente à prova de água IP68, isto significa que pode resistir a uma submersão até uma profundidade de 1 m durante 30 minutos.
O TY-3R desliga os seus motores ao aterrar na água, além de ter ecrãs sobre as suas hélices para proteger ainda mais os dedos e outros apêndices dos nadadores.
Teresa Oliveira Campos, ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/drone-voa-ate-aos-nadadores-e-transforma-se-numa-boia-salva-vidas-600167
#ciência #tecnologia #drone #ty-3rflyinglifebuoy #salvavidas #bóia
Sem comentários:
Enviar um comentário