24/12/09

Amarante - Postal "Lavadeiras do Tâmega", quando o Homem e o Rio viviam de braço dado!


Naqueles tempos, os Homens viviam com e para o Rio; hoje para viverem... matam o Rio!

«Rio Tâmega


O que torna a cidade de Amarante ainda mais rica em termos de beleza é o rio Tâmega. “Hoje seduz-nos mais pelo bucolismo das suas margens bordejadas a salgueiros e amieiros, de uma ou outra lavadeira, dos seus acidentes – golas, penedos, canais, ínsuas, areais – que mantêm nos seus nomes a referência às actividades humanas a que deram azo. A sua frescura comunica-se à cidade e convida aos passeios nas suas margens e aos desportos de água.”


Actualmente já não é possível encontrar/ver as lavadeiras na margem do rio, devido a melhores condições de vida e à poluição do rio.
Embora o rio esteja um pouco poluído isso não interfere na sua beleza, agradáveis são as suas margens muito procuradas tanto por turistas como pela população amarantina onde decidem passar momentos descontraídos.» in http://turismoemamarante.blogs.sapo.pt/2411.html




4 comentários:

  1. Este texto, presente no site da câmara, é uma anedota, atendendo à catástrofe ambiental em que está transformado o Tâmega!

    ResponderEliminar
  2. Tens Razão Amiga, é uma hipocrisia danada!

    ResponderEliminar
  3. Continuo a desafiar o Helder (como desafiei já a Anabela) a que se publiquem fotografias do antes e do depois da «vergonha» do que fizeram a nosso Tâmega espelho de Deus!

    ResponderEliminar
  4. Amigo Poeta Ôchoa, continue a desafiar que eu não me cansarei de postar... "até que a voz me doa!" (Maria da Fé)

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover