29/12/09

F.C. do Porto: 25 Anos de saudade do Grande Mestre, José Maria Pedroto!


«25 Anos de Saudade do Mestre José Maria Pedroto!

No próximo dia 7 de Janeiro cumprem-se 25 anos desde a morte de José Maria Pedroto. Para assinalar a data, o F.C. Porto e algumas figuras do futebol português estão a preparar uma homenagem àquele que muitos tratavam por Mestre.
José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores, é um dos impulsionadores do evento. «Ele implementou um modelo baseado na posse de bola. Estava muito à frente do seu tempo. Foi um técnico superior, naquilo que concerne à profissão. Promoveu e salvaguardou a carreira de treinador e foi uma pessoa com grande prestígio e competência», referiu à Agência Lusa.
«Uma vez, em Wembley, ao serviço do F.C. Porto, disse que os ingleses eram estúpidos porque apenas corriam, mas nunca com a bola. Ele soube explorar esses factores. Era um homem diferente. De grande nível.»
José Maria Pedroto nasceu a 21 de Agosto de 1928, em Almacave (Lamego). Como jogador passou pelo F.C. Porto, Leixões, Lusitano VRSA e Belenenses. Mais tarde tornou-se o primeiro treinador português com curso superior.
Além dos dragões, treinou Vitória de Setúbal, Boavista, Académica, Leixões, Varzim, Boavista e Vitória de Guimarães.» in http://diario.iol.pt/desporto/fc-porto-pedroto-maisfutebol-futebol-iol/1112460-4062.html

«José Maria Pedroto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Pedroto.José Maria Pedroto foi um treinador e ex-jogador de futebol, nasceu no dia 21 de Outubro de 1928 em Almacave, Lamego, Portugal, e faleceu em 1985. Grande jogador do F.C.Porto, da equipa que foi campeã nacional com Yustrich em 1955/56 e em 1958/59 com Bella Guttman.
Jogou nos infantis do FC Porto, e no Leixões já em idade de júnior. Pedroto compensava a falta de físico com um enorme talento. O serviço militar levou-o ao Lusitano de VRSA, onde começou a despertar o interesse dos grandes.
Em 1950 transfere-se para o Belenenses. Pedroto cedo se afirmou como um dos melhores médios do futebol Português. Em 1951 estreia-se pela selecção nacional, em Paris. Em 1952 a sua transferência para o FC Porto envolveu verbas recorde para a altura. O FC Porto estava a construir uma grande equipa que viria finalmente a quebrar um jejum de muitos anos...Em 1956, comandada por Dorival Yustrich, a equipa do FC Porto conquista o Campeonato e a Taça de Portugal. Pedroto foi uma das principais figuras da equipa.
Em 1959, Pedroto é novamente campeão nacional. Em 1960, Pedroto torna-se o primeiro treinador Português com curso superior. Foi um treinador com excelentes capacidades técnicas associadas a um discurso agressivo, na onda Mourinho numa época diferente.
Enquanto treinador, Continuou a evidenciar-se nos "estudos", obtendo uma brilhante classificação num curso de treinadores efectuado em França. Estes resultados, aliados ao bom trabalho nas camadas jovens do FC Porto, levaram-no ao posto de treinador da selecção nacional de juniores. Com Pedroto ao "leme", Portugal conquista o seu primeiro título Europeu!
Pedroto abandona o futebol jovem do FC Porto para ir treinar a Académica. Forjou grandes talentos nessa época, sendo reconhecido por todos a qualidade do futebol apresentado pela equipa de Coimbra. Depois treinou o Leixões, onde foi vitíma da única chicotada psicológica da sua carreira, traído pela falta de condições oferecidas pelo clube. Treinou depois o Varzim, que estava no seu 2º ano na primeira divisão... o Varzim foi a sensação desse campeonato.
Em 1966 realizou um sonho: tornar-se treinador principal do FC Porto, fica até 1969 e vence uma Taça de Portugal. Depois ruma até Setúbal, altura em que o Vitória obtém alguns dos melhores resultados da sua história, sendo uma vez vice-campeão, uma vez finalista da Taça, e obtendo excelentes prestações nas competições europeias.
Em 1974, mudou-se para o Boavista. Em dois anos obtém o 2º lugar no campeonato e vence 2 Taças de Portugal.
Volta às Antas em 1976 para vencer dois Campeonatos (1977-78 e 1978-79) e uma Taça de Portugal.
Falha o «tri» e sai na confusão do "verão quente". Passa a treinar o Vitória de Guimarães, onde esteve 2 épocas, obtendo um 4º e um 5º lugar. Com ele esteve Artur Jorge.
Pedroto regressa ao FC Porto já com Pinto da Costa como presidente. Nesse período ainda venceu uma Taça de Portugal e foi finalista da Taça das Taças. Pedroto e Pinto da Costa criaram as bases para a série de grandes êxitos que se seguíram e que culminaram com a vitória na Taça dos Campeões Europeus. Ao "leme" estava o seu discípulo Artur Jorge, um dos dois treinadores portugueses campeões europeus de clubes, a par de José Mourinho, em 2003/04, também ao serviço do FC Porto.
Palmarés: Como jogador: - 2 Campeonatos Nacionais - 1 Taça de Portugal - 17 internacionalizações
Como treinador: - 2 Campeonatos Nacionais - 5 Taças de Portugal - 4 vezes finalista da Taça de Portugal. - Seleccionador nacional (17 jogos, 03/04/74-30/03/77).

Algumas frases do Pedroto:

"O verdadeiro calcanhar de Aquiles do nosso futebol reside no simples facto de quase todos pensarmos que, quando saímos dos estádios, já não somos profissionais de futebol".
"Estamos na mediania no conceito europeu. relativamente ao futebol de alta competição, temos meia dúzia de jogadores com grande classe".» in "http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Maria_Pedroto"

4 comentários:

  1. Olá Amiga!
    Com o nariz tampunado e a sangrar, mas se não me entretenho dou em doido!
    Obrigado pela tua preocupação!

    ResponderEliminar
  2. Entretem-te! Precisamos de ti escorreito!
    Recompõe-te! Precisamos de ti em forma! Kakakakaka
    Folgo em ver-te por aqui!
    Muita saúde e excelente 2010, na companhia dos teus próximos.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover