31/12/09

Música Portuguesa - As Músicas que me despertaram este Ano que está quase a acabar, de 2009 e que eu apesar de tudo, Amei!



MANUEL PAULO & NANCY VIEIRA - "ILHA DOS OUTROS"

Amália Hoje - "A Gaivota"

Susana Félix - "Canção de Madrugar" - (Rua da Saudade)

Luanda Cozetti - "Retalhos" - (Rua da Saudade)

Viviane - "Cavalo à Solta" - (Rua da Saudade)

Mafalda Arnauth - "Estrela da Tarde" - (Rua da Saudade)

MANUEL PAULO & NANCY VIEIRA - "Pássaro Cego"

Susan Boyle - "I Dreamed A Dream"

Susan Boyle - "Cry Me A River"

SUSAN BOYLE - "KILLING ME SOFTLY"

Deolinda - "Movimento Perpétuo Associativo"

Oquestrada - "Oxalá te Veja"

Oquestrada - "Se Esta Rua fosse Minha"

Deolinda - "FadoToninho"

Deolinda - "Fon-Fon-Fon"


"Pedra Filosofal


Eles não sabem que o sonho


é uma constante da vida


tão concreta e definida


como outra coisa qualquer,


como esta pedra cinzenta


em que me sento e descanso,


como este ribeiro manso


em serenos sobressaltos,


como estes pinheiros altos


que em verde e oiro se agitam,


como estas aves que gritam


em bebedeiras de azul.



eles não sabem que o sonho


é vinho, é espuma, é fermento,


bichinho álacre e sedento,


de focinho pontiagudo,


que fossa através de tudo


num perpétuo movimento.



Eles não sabem que o sonho


é tela, é cor, é pincel,


base, fuste, capitel,


arco em ogiva, vitral,


pináculo de catedral,


contraponto, sinfonia,


máscara grega, magia,


que é retorta de alquimista,


mapa do mundo distante,


rosa-dos-ventos, Infante,


caravela quinhentista,


que é cabo da Boa Esperança,


ouro, canela, marfim,


florete de espadachim,


bastidor, passo de dança,


Colombina e Arlequim,


passarola voadora,


pára-raios, locomotiva,


barco de proa festiva,


alto-forno, geradora,


cisão do átomo, radar,


ultra-som, televisão,


desembarque em foguetão


na superfície lunar.



Eles não sabem, nem sonham,


que o sonho comanda a vida,


que sempre que um homem sonha


o mundo pula e avança


como bola colorida


entre as mãos de uma criança.



In Movimento Perpétuo, 1956"



8 comentários:

  1. Excelente 2010, Helder, extensivo aos teus próximos!
    Continuação de rápidas melhoras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Amiga, que Tu e os Teus tenham um Ano de 2010 Feliz, em bora com a Alçada da Isabelinha... que só quer contar histórinha!

    ResponderEliminar
  3. Alguns dos versos que anotei das canções que hoje Helder postaste:
    «Seeing my life…
    I pray…
    With fever…
    With this song…
    Keeling me softly…
    Cry me a river…
    As eternal…
    Never die…
    Dream a dream…
    Sabe Deus onde irei dar…
    Ao vento levante voo deste sol que nunca brilha que me leve de ilha em ilha e me diga quem eu sou…
    Na alma há mais de mil cores…
    Se o vento está de feição…
    Asas no coração…
    Like a bird…
    Sei de teus olhos acesos na noite sinais de bem despertar…
    Também tens encontro marcado no céu….
    Alarguei cidades…Esta coisa nos sabe aos dois à mesma coisa…
    Never die…
    Sabe Deus onde irei dar…»
    Obrigado, amigo, por abrires portas de beleza a nossos corações!
    E feliz novo ano com todos os teus, amigo!
    Contes-me sempre com estima entre os teus amigos!

    ResponderEliminar
  4. Muito Obrigado pelas suas Palavras; Amigo, Ângelo Ôchoa!
    Que Deus nos coloque na Rota do Amor e da Amizade!
    Bom 2010!

    ResponderEliminar
  5. Deus nunca nos falha, amigo, nós, sim, poderemos falhar.
    …Mas -- porque o sonho comanda a vida -- lá vai continuação (das que não ouvi ontem, mas hoje, que já passou um ano...):
    «
    que perfeito coração...
    agora sim que só vejo gente boa...
    agora sim que cantamos liberdade... (dos filhos de Deus (acrescentamos nós)...
    mais vale ser linda d'alma do que linda de feições...
    estou aqui e estamos lá...
    oxalá... oxalá...
    te veja a meu lado...
    oxalá que te veja bem aqui...
    se esta rua fosse minha eu mandava-a ladrilhar com peddrinhas de rubi para o meu amor passar...
    que bom ser pequenino...
    e ter quem gosta de nós...
    dou-lhe forte e feio...
    beijinhos na boca e arrepios no peito...
    e digo-lhe assim: ó meu rapazinho és fraco pra mim...
    »
    «O Amor é uma coisa maravilhosa...»
    Mais canções teremos neste ano que ora começa!
    Que seja bom, amigo, e falhem as perspectivas de céus nublados!

    ResponderEliminar
  6. Amigo, Poeta, Ângelo Ôchoa:

    Adorei os versos maravilhosos que apagou nestas belas músicas, que só são boas porque têm na sua substância, belos Poemas!

    Como fui operado ao nariz e estou aqui de molho sem respirar pelo dito, foi um regalo estar a ver a interpretação do Amigo: de facto as coisas são para ver e ouvir com profundidade, por muito que procuremos, há sempre mais para encontrar.

    Muito Obrigado e tudo de Bom em 2010!
    Helder Barros

    ResponderEliminar
  7. Ochoa não «apagou...» -- que ninguém apagará a Beleza que redimirá amanhã este mundo no dizer de Dostoievski ( n'O Idiota )-- mas apanhou (lapsos, amigo, qualquer um tem). Também não são obviamente peddrinhas, mas… pedrinhas... -- também eu falho, embora não faça por isso. Mas iniciei este comment só para lhe desejar boas e rápidas melhoras a seu nariz operado (já suspeitava de que algo se passava com jeitos de sinusite por comentário anterior de nossa comum amiga Anabela Magalhães...) Não há-de ser nada, amigão, que o esperam as lutas pelo Reino!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover