06/12/07

Electricistas de Manutenção - Acabou a nossa experiência!









-----------------------------------------------------------------------------
Grande grupo este, grandes momentos que vivemos nestes 3 anos!
No inicio ninguém se acreditou neste grupo. Era um conjunto muito complicado, pouca gente estava ali para um projecto de formação, aliás, como se constatou. Foi a perseverança destes 7 heróis formandos que levou a este desfecho possível; afinal apenas estes terminaram a formação tecnológica, com equivalência ao 12.º ano de escolaridade. Além da força de vontade deles, contou muito neste processo, a vontade da ACIA, consubstanciada na paciência e amizade da Dra. Sofia, Dra. Cristina e Dr. José Luís Gaspar. Claro está que para os Tecnocratas de Lisboa este foi um projecto economicamente reprovado. Mas, contextualizando, porque havia ali formadores dispostos a estabelecer uma relação que extravasava a formação pura e dura, podemos fazer um balanço extremamente positivo. Afinal, estes jovens foram rejeitados pelo ensino tradicional e tiveram aqui uma oportunidade de desenvolverem as suas competências, adquiriram uma formação tecnológica, estabeleceram laços com as empresas locais do sector eléctrico, onde no âmbito do processo formativo, puderam testar e desenvolver os seus conhecimentos, "bebendo" concomitantemente, aprendizagens em contexto de posto de trabalho, através do proficiente e generoso acompanhamento dos tutores das empresas. Estes empresários e colaboradores de PME's, deram deste modo um contributo incontornável, para a formação integral destes jovens. Jovens estes que não terão dificuldades ao nível da empregabilidade, dado que, se assim o entenderem, as próprias empresas onde os formandos estagiaram, recebem de bom grado, estes técnicos que ajudaram a formar e a qualificar. Entre ter 7 jovens em abandono escolar, sem emprego e entregues sabe-se lá a quais actividades, a andarem por aí e a actual situação, o balanço económico-financeiro pode não ser brilhante, mas em termos humanos, eu acho que não há palavras que definam o ganho social conseguido... Não há Sociedades civilizadas, com jovens abandonados! Obrigado electricistas, o que aprendi convosco em termos humanos é indelével, nunca vos esquecerei! Uma palavra especial para o meu formando, Armando, pela sua elevada proficiência operativa, com uma espectacular mostra de capacidade de saber, saber-fazer e saber-estar, conduzindo a seu pedido as aulas laboratoriais, construindo com os seus colegas a Fonte de Alimentação, que tem as suas fases de construção evidenciadas, na apresentação PowerPoint acima. Quem quiser saber mais sobre este génio da Electrónica, pode e deve visitar o seu blogue pessoal, em:
http://electronica-armando.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Este texto não deixa margens para dúvidas a nosso respeito T.E.M (Técnicos de electricidade de manutenção) pois acho que posso falar em nome de todos, de que éramos um pouco rebeldes no início e que pagamos a factura desses actos durante o resto do tempo lá discorrido no curso. E que se foi possível acabar com muito empenho e dedicação dos poucos professores nos deram formação e a Dr. Sofia que sempre nos acompanhou nos momentos bons e maus nunca deixando de acreditar em nos e nunca esquecendo a D. Barbara que foi uma das pessoas que mais passou pelo nossos maus comportamento nos memento menos bons e inteligentes da nossa parte, pois tudo isto sem eles não teria sido possível. Um grande abraço para todos eles e um muito abrigado de fundo do coração, pois estarão sempre nele presente, nunca deixando de ser lembrados. Mais uma vezes um muito obrigado.

    Para sempre T.E.M (Técnicos de Electricidade de Manutenção)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas suas palavras Armando! O meu sucesso será vê-lo a desenvolver os projectos que sonhou, você e todos os outros são muito bons naquilo que fazem, é só dar-vos asas para voar!
    Obrigado, Armando e nunca vos esquecerei!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover