28/12/07

Amarante Educação - Prémio de Mérito e Consideração Pessoal, para a minha Professora de Inglês, Dra. Maria José Gonçalves!


A minha Professora de Inglês, Dra. Maria José Gonçalves!
---------------------------------------------------------------------------------------
Tive a sorte de ter a Professora Maria José Gonçalves numa altura difícil, para a maioria dos adolescentes. Ainda por cima, vinha de Fregim, com a malta de Louredo e de Vila Caiz. Éramos vistos como carne para o assador, com os rótulos bem apregoados por estas bandas, que nos remetiam para as turmas dos repetentes, ninguém nos queria! Esta senhora nunca desistiu de nos fazer pessoas melhores, mais bem formadas, mais educadas, com mais saber. Ainda hoje recordo a expressão de frustração quando a aula não corria bem, quando nós não rendíamos, quando não conseguíamos atingir as metas propostas. No outro dia vinha plena de energia e trazia uma nova forma de atingir os seus propósitos. Hoje como honrado colega posso constatar que, permanece igual, sempre a mesma retidão, a mesma abnegação, luta sempre contra ventos e marés pelo seu objetivo maior, ensinar com eficácia e formar seres humanos com humanidade. Tem um apuradíssimo sentido de humor, que tem que ser conquistado; a piada fácil e a roçar o ordinareco, não tem aceitação com a Professora, antes um aperto nas orelhas; e eu levei alguns que tão bem me fizeram! O poder nunca a seduziu, está no ensino para exercer a nobre missão da docência; o poder teve-o mas só o aceitou em último recurso e nunca para fazer uso dele em benefício próprio. Ainda hoje muitos se admiram, porque a Professora quer as turmas dos CEF's, diz que é um desafio cativar jovens recusados à partida! A minha Professora Maria José é assim, ela nasceu para ensinar e para ela também não há rapazes maus, há seres perdidos e desumanizados! Nada melhor do que começar mais um ano em que todos falam em esperança e num mundo melhor, mas que nos soa cada vez mais falso, do que falar numa grande Professora e Educadora de Amarante e não só: a minha Professora de Inglês, a Dra. Maria José Gonçalves, a prova de que há professores com "P" grande, sejam ou não titulares, sejam ou não bem avaliados, pelos avaliadores!

6 comentários:

  1. A Maria José nunca foi minha professora. Não tive essa sorte. Apesar disso sei que a Maria José é assim mesmo como a descreveste: competente, solidária, simples, discreta, eficaz na sua actuação... a Maria José ama os seus alunos e não desiste face a um bom desafio e tudo isto são características importantes para se ser um bom professor.
    Nestes tempos tão conturbados que se vivem actualmente nas escolas desejo-lhe serenidade para prosseguir o seu excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  2. A Professora Maria José é uma referência para o ensino em Amarante!

    ResponderEliminar
  3. E eu também tive esse privilégio prof. Hélder. Concordo com tudo o que disse. É um ser humano extraordinário. Bem haja

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pelas suas palavras, amigo!

    ResponderEliminar
  5. Posso dizer que fui um privilegiado em ter esta senhora como minha professora
    Um muito obrigado pelo que me ensinou 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover