«A propósito dos resultados do PISA, Jorge Pedreira, secretário de Estado da Educação, afirmou:
“A verdade é que os jovens de 15 anos que frequentam o 10.º (que nunca chumbaram) apresentam resultados superiores à média da OCDE. Os outros têm desempenhos significativamente mais baixos. Por estarem a frequentar o 7.º ou o 8.º anos, não tiveram acesso às competências esperadas aos 15 anos, explica. (...) É preciso que haja a noção nas escolas de que a retenção é um fenómeno de último recurso. Só que o discurso que passa é que mais rigor implica mais retenção, o que é totalmente falso." (Público, 05-12-07)
"… os dados desfazem a ideia de que o sistema educativo português é facilitista: pelo contrário, é selectivo. Há muitos países onde não há retenção ou esta só existe em final de ciclo (...) a retenção é uma solução extrema e de último recurso. É preciso que as escolas assimilem a ideia de que a retenção não é normal". (Diário de Notícias, 05-12-07)
“A verdade é que os jovens de 15 anos que frequentam o 10.º (que nunca chumbaram) apresentam resultados superiores à média da OCDE. Os outros têm desempenhos significativamente mais baixos. Por estarem a frequentar o 7.º ou o 8.º anos, não tiveram acesso às competências esperadas aos 15 anos, explica. (...) É preciso que haja a noção nas escolas de que a retenção é um fenómeno de último recurso. Só que o discurso que passa é que mais rigor implica mais retenção, o que é totalmente falso." (Público, 05-12-07)
"… os dados desfazem a ideia de que o sistema educativo português é facilitista: pelo contrário, é selectivo. Há muitos países onde não há retenção ou esta só existe em final de ciclo (...) a retenção é uma solução extrema e de último recurso. É preciso que as escolas assimilem a ideia de que a retenção não é normal". (Diário de Notícias, 05-12-07)
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Eu só questiono é o seguinte: se o Senhor Secretário de Estado da Educação, acredita mesmo no que diz, deve ser intelectualmente honesto e rever toda a legislação sobre avaliação em vigor, que prevê a retenção, logo a letra de lei obriga a uma práxis coerente, não será assim? Este Senhor decerto que nunca deu aulas, ou se deu, quero aceder aos seus registos de avaliação e talvez encontremos lá, toda a sua incongruência prática! E mais, com este regime de avaliação, já se fizeram muitos milhares de retenções, logo esses alunos e suas famílias terão de ser indemnizados, não será assim, a bem da honestidade? Mas o que eu ainda mais me mete confusão é verificar no discurso conveniente anti-retenção, de certos colegas mais experientes, alguns que até já foram meus professores e num passado não muito distante, a sua prática era implacavelmente pró-retenção... as voltas da vida são curiosas! Os discursos como as políticas são voláteis e mudam-se os tempos, os governantes, mudam-se as vontades...
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