10/07/07

Rio Olo - Canadelo Amarante - Uma das maravilhas de Portugal!


Canadelo, uma Freguesia mineira do Concelho de Amarante, fica em pleno Marão!



(Vejam a beleza deste Rio que nasce nas Fisgas de Ermelo - Vila Real, no Alvão e desagua no Tâmega, em Fridão - Amarante. Se isto não é o paraíso, não sei se o dito existe...
O verde dos castanheiros, salgueiros, tufos de erva, contrasta com o alvura das rochas e o cristalino das águas! A minha filha Beatriz, no meio daquele paraíso, tornou ainda mais difícil a tarefa de definir a beleza; absolutamente, inefável! Canadelo aldeia mineira, tem o seu desenvolvimento ligado à extração mineira do Marão, designadamente a exploração das minas de Vieiros, na Freguesia vizinha de Rebordelo. Como quase sempre na história da humanidade, as guerras são um verdadeiro catalisador de certos negócios. Neste caso, como o nosso famoso Ditador (mas temos ainda muitos...), manteve uma dúbia "neutralidade", na 2.ª Guerra Mundial, realizando alguns negócios com isso - venda de volfrâmio e banco do ouro roubado aos Judeus, nós da guerra só retiramos, negócio "sujo". O povo de Canadelo é que não tem culpa disso, e muitos morreram jovens devido a problemas nos pulmões que a atividade mineira implica e quando o volfrâmio deixou de ser lucrativo, devido ao fim da guerra, emigraram, como muita gente de todo o Conselho, para França, a partir de 1960! Por isso, lá só se vê praticamente, gente de muito avançada idade, mas com uma simpatia invulgar. A aldeia é constituída por pequenas ruelas, onde o gado anda à solta; muito bonito, só visto! O Rio Olo, passa em Canadelo, entre encostas muito escarpadas, com uma orografia complicada, mas daí provem, muito da sua beleza! Amigos, temos grandes maravilhas em Amarante, ajudem a preservar. Hoje fui ao Rio com os meus filhos, ensiná-los a respeitar o património natural que temos; sentimo-nos a família mais rica do mundo, pois estávamos sozinhos, no meio daquele paraíso. Brevemente, a aldeia anima, estão para chegar os emigrantes. Sei tudo isto, porque os alunos que tive de lá me ensinaram. E já fiz um acampamento lá com alunos da Escola do Marão; fantástico acampamento com o ruído do rio a embalar-nos nas noites de Agosto geladas; lá à noite é muito frio! E que grande gente aquela pequena terra tem; gente das montanhas, gente boa! Bem hajam! Acho que hoje cumpri uma pequena parte da minha obrigação enquanto pai, mostrar os encantos naturais do nosso planeta e sensibilizar para a proteção da natureza - operação "Live earth" à escala de um simples pai, que também aprendeu com o seu pai querido a amar e preservar a natureza, numa altura em que tal, ainda não estava na moda, nem na agenda mediática! Vamos todos começar, força!)

4 comentários:

  1. https://www.facebook.com/OloNews?fref=ts

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Jorge, por mais um link sobre Amarante, neste caso, a bela freguesia de Ôlo.

    ResponderEliminar
  3. Thank myou Helder for showing me the beauty of our lands, lest I ever forget. Bless you and your family, living as you rightly describe, in paradise. Where I once walked too.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover