30/07/07

Ciclismo - Volta a Portugal em Bicicleta 2005!


E chegou, finalmente, já com muito atraso, o último grupo, com o carro vassoura atrás!

O carro de apoio da equipa espanhola encantou-se com as minhas formandas!

Aí estão eles, os primeiros, já estão a passar a bom ritmo!

Ao fundo já se vêm os primeiros ciclistas, o pelotão da frente!

Primeiro passaram os carros de apoio às equipas!

Para quem gosta de ciclismo como eu, a Volta a Portugal em bicicleta é sempre um momento especial. É claro que, actualmente, já não falamos de voltas como as dos anos 80 e 90 do século passado, em que se percorriam mais de 2000 Km em duas semanas, com muita montanha, grandes contra-relógios e grandes etapas para os roladores, principalmente, as do Alentejo.
É um desporto tipicamente de Verão, logo mais um motivo, para eu gostar e apreciar, particularmente. Em 2005, tive a oportunidade de ver a volta ao vivo, pois ao passou na Tabopan, com as minhas formandas de TIC. bem os ciclistas deliraram com elas; mulher de Amarante é assim, até faz parar o trânsito.
A volta a França deste ano ficou ensombrada pelos casos de "doping". A competividade extrema, assim como os valores monetários em jogo, fazem com que os atletas e respectivas equipas, não olhem a meios, para atingirem os seus fins. Num destes dias, em conversa com o meu colega, professor Alfredo Pinheiro, também ele um grande ciclista, falamos deste problema, tendo-me ele referido bastante resignado que, agora, infelizmente, o desporto é "doping". É por isso que, os ciclistas amadores como eu (muito amador), têm ao menos esse privilégio de serem os desportistas mais puros... damos o que temos, de graça, por amor ao desporto!
Quando era muito jovem, os meus pais deram-me uma bicicleta, na altura designada de "especial de corrida". Foi ver-me percorrer essas estradas, de Amarante, Felgueiras, Lousada, Penafiel, Marco e Baião. Nunca largava a bicicleta, dei muitos tombos, mas era uma grande paixão. Para um jovem que vivia em Fregim e naquela altura os jovens não andavam com tanto dinheiro, como os de agora, sendo, deste modo, a bicicleta uma forma de permitir alguma mobilidade, nas fugas para Amarante, gastando praticamente só, a nossa energia e que energia!
Com as condições que temos hoje, qualquer jovem pode e deve criar hábitos de desporto sadios! Vamos a começar, primeiro custa, depois vicia! E a nossa terra oferece condições naturais e não só, para a prática de muitos tipos de desporto! Força, vamos lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover