19/07/07

Desporto Futebol - Quando eu jogava no Amarante F.C. - 1984!


O plantel dos Juniores do Amarante F.C. de 1986/87 que foi disputar a subida ao Nacional de Juniores, com o Boavista F.C., só perdendo numa finalíssima, no Estádio Municipal Machado Matos em Felgueiras. Para quem não me conseguir identificar, eu estou na fila de baixo à direita, destacam-se o Paulo Amor (Grande Capitão), o Juary (Jorge ACIA), o Paulo Pereira (Paulinho do café), o Henrique G.R (Vila Chã), o Djonsa (Irmão do Mané grande jogador do A.F.C.), o Rolando (Estradinha), o Artur de Felgueiras (genro Barrigana), o Pinto (Fridão), o Luís Coluna (Lomba), o Filipe (Rei Preto - SubCapitão), o Oliveira de Gatão, o Jorge Humberto (Funcionário na ESA), o Paulinho e Filipe do Campo da Feira, o Toninho de Moure, o Guedes de Bustelo (Funcionário C.M.A.), o Quim G.R. de Figueiró e por fim, o Ismael e o Zé Carlos de Celorico. O Paulo Rato já não estava porque tinha sido transferido para o F.C. Porto, e o Jaime Cerqueira para o Boavista F.C.!

Snr. António (Massagista); Ferreira Pinto (Treinador); Jaime Cerqueira; Jorge; e eu na base da Torre Eifel.


Sr. Manuel (Director); Eu, Quim, Oliveira, Ferreira Pinto (Treinador); José Carlos e Guedes.


Entrei no A.F.C. nos Juvenis em 1984, já lá vão 23 anos, levado pelo saudoso Mister Chantre que me viu jogar num torneio de futebol na Estradinha e que veio ter comigo no final de um jogo convidando-me a ir treinar no Amarante. Fui, contra a vontade dos meus pais, mais da minha mãe, mas fiquei. Claro que, como dizia o meu falecido pai, se me visse a fumar, se tivesse alguma negativa ou se saísse à noite, imediatamente me tiraria do futebol. Coitados dos meus pais, esperavam por mim, até que os treinos acabassem, lá para as 22 horas; iam ver os meus jogos fora de casa: Lixa, Marco, P. Ferreira, Freamunde, Leixões, Salgueiros, Lousada, Penafiel, Vizela, St. Tirso, Vila das Aves, Felgueiras, Paredes, Rebordosa, Aliados de lordelo, Boavista, Grijó, Candal, Vilanovense, etc. A eles devo esta alegria, adorava correr atrás de uma bola, nunca fumei, fiquei amante do desporto, etc. Com o Amarante tive oportunidade de ir a Paris (cidade lindíssima) de autocarro, onde fomos a Ácheres convidados pelos emigrantes portugueses, disputar um torneio que vencemos. Grandes tempos os da juventude; jovens aproveitem ao máximo! A vida tem coisas muito boas, é só estar atento e aproveitar!

3 comentários:

  1. Não dá para te reconhecer nas fotografias mais antigas... sei que és tu, pois se tu o dizes!!!lol

    ResponderEliminar
  2. Pois, quase uma quarto de século é muito tempo, mas aquele magricelas era mesmo eu... Os treinos militares do nosso mister, Ferreira Pinto, puuxaram pelo meu cabedal, foram 4 anos de tropa, tipo comandos! Lembro-me que o Professor Taí treinava os séniores do Amarante e o Paulo Antunes, mais o Zeca Lopes vinham, às vezes, treinar connosco, dizendo que aquilo era um treno a sério! O prof. Taí é que não achava piada, dizia que nós naquela idade não podiamos ter treinos tão pesados e tinha razão, muitos dos jogadores que continuaram a jogar nos séniores tiveram imensos problemas de lesões de esforço! Coincidência ou Ciência! Acredito mais na segunda!

    ResponderEliminar
  3. Mas lá que na altura ficamos fortes e com muita força e cabedal, lá isso ficamos! E o Mister Ferreira Pinto, fazia o que se fazia na altura, entretanto a preparação fisica dos futebolistas, avançou muito! Muita saúde, Mister Ferreira Pinto!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover