13/03/16

F.C. do Porto Boxe - A equipa de boxe do FC Porto venceu quatro combates que integraram as galas que decorreram este fim de semana em Matosinhos e Guimarães e que servem de preparação para os Campeonatos nacionais agendados para abril.



«BOXE: DRAGÕES SOMAM VITÓRIAS COM OS CAMPEONATOS NA MIRA

At​letas do FC Porto estiveram em ação este fim de semana em Matosinhos​ e Guimarães.

A equipa de boxe do FC Porto venceu quatro combates que integraram as galas que decorreram este fim de semana em Matosinhos e Guimarães e que servem de preparação para os Campeonatos nacionais agendados para abril.

Na Gala de Matosinhos, que decorreu este domingo, a portista Sara Filipa, tricampeã nacional de juniores, e Márcio Cardoso ganharam aos pontos os combates em que estiveram envolvidos. No Torneio do Vitória Sport Clube, realizado no sábado em Guimarães, o FC Porto esteve representado por Carlos Alberto, Pedro Ribeiro e Márcio Conceição tendo levado a melhor em dois dos três combates.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/boxe-torneio-vitoria-sc.aspx

12/03/16

Amarante Música - A exemplo do que acontece todos os anos, o Município de Amarante organiza o “Concerto de Páscoa”, com a Orquestra do Norte, que terá lugar amanhã, 13 de março, pelas 22h00, na Igreja de S. Gonçalo.



«Concerto de Páscoa de Amarante decorre amanhã com a Orquestra do Norte
12/03/2016, 19:17

A exemplo do que acontece todos os anos, o Município de Amarante organiza o “Concerto de Páscoa”, com a Orquestra do Norte, que terá lugar amanhã, 13 de março, pelas 22h00, na Igreja de S. Gonçalo.

O concerto terá a participação do Coro Sinfónico Inês de Castro, da soprano Ana Pinto e do barítono Pedro Telles. A entrada é livre.

Com direção do maestro Ferreira Lobo, será executado o seguinte programa:

Johannes Brahms – Um Requiem Alemão Op. 45

1. Selig Sind, Die Da Leid Tragen

2. Denn Alles Fleisch, es Ist Wie Gras

3. Herr, Lehre Doch Mich

4. Wie Lieblich Sind Deine Wohnungen

5. Ihr Habt Nun Traurigkeit

6. Denn Wir Haben Hie Keine Bleibende Stat

7. Selig Sind Die Toten» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/12228

F.C. do Porto Hóquei Patins: Sporting de Tomar 3 vs F.C. do Porto Fidelidade 7 - Continuidade em prova garantida com triunfo sobre os Nabantinos nos 16 avos de final da prova.



«DRAGÕES SEGUEM PARA OS "OITAVOS" DA TAÇA DE PORTUGAL

Continuidade em prova garantida com triunfo sobre o Sporting de Tomar (7-3) nos 16 avos de final.

O FC Porto Fidelidade bateu este sábado o Sporting de Tomar (7-3), no Pavilhão Jácome Ratton, em jogo referente aos 16 avos da Taça de Portugal. Com bis de Gonçalo Alves e Jorge Silva, além dos golos de Vítor Hugo, Telmo Pinto e Hélder Nunes, os Dragões confirmaram o estatuto de favoritos na antecâmara desta eliminatória e carimbaram o passaporte para os oitavos de final da competição.

A qualificação para a eliminatória que se segue na segunda maior competição nacional começou a desenhar-se logo aos quatro minutos, altura em que Jorge Silva abriu o ativo para os azuis e brancos. O golo madrugador deu confiança e tranquilidade aos Dragões e as dificuldades para o Sporting de Tomar acentuaram-se, sobretudo depois dos dois remates certeiros de Gonçalo Alves num espaço de três minutos (16m e 19m), que elevou o marcador para 3-0. No caminho para o intervalo, João Lomba reduziu para os locais e estabeleceu o 3-1 com que as equipas recolheram aos balneários.

A etapa complementar foi consideravelmente diferente e o Sporting de Tomar surgiu com outra atitude, ganhando novo ânimo com o golo de Hernâni Diniz, de grande penalidade (30m). Vítor Hugo voltou a dar vantagem de dois golos aos Dragões (38m), mas Ivo Silva, na marcação de um livre direto, pareceu relançar novamente a partida (42m). Puro engano. Numa grande reta final de encontro, Telmo Pinto (44m), Hélder Nunes (48m) e Jorge Silva (50m) estabeleceram o 7-3 final favorável ao FC Porto Fidelidade, que assim segue em frente na prova.

FICHA DE JOGO 

SPORTING DE TOMAR-FC PORTO FIDELIDADE, 3-7
Taça de Portugal, 16 avos de final
12 de março de 2016
Pavilhão Jácome Ratton, em Tomar

Árbitros: Orlando Panza e Jerónimo Moura (Porto)

SPORTING DE TOMAR: Daniel Leal (g.r.); João Lomba, Ivo Silva (cap.), Pedro Martins e Hernâni Diniz
Jogaram ainda: Filipe Vaz
Treinador: Nuno Domingues

FC PORTO FIDELIDADE: Edo Bosch (g.r., cap.); Reinaldo Garcia, Hélder Nunes, Jorge Silva e Vítor Hugo
Jogaram ainda: Nélson Filipe (g.r.), Gonçalo Alves, Telmo Pinto
Treinador: Guillem Cabestany

Ao intervalo: 1-3
Marcadores: Jorge Silva (4m, 50m), Gonçalo Alves (16m, 19m), João Lomba (23m), Hernâni Diniz (30m), Vítor Hugo (38m), Ivo Silva (42m), Telmo Pinto (44m), Hélder Nunes (48m)

Disciplina: cartão azul a Edo Bosch (30m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/SC-Tomar-FC-Porto-Fidelidade-16a-avos-Taca-de-Portugal.aspx

F.C. do Porto Ciclismo - W52-FC Porto-Porto Canal foi a melhor equipa portuguesa na primeira etapa do Grande Prémio Liberty Seguros.



«SAMUEL CALDEIRA FOI O MELHOR PORTISTA NO ALGARVE

W52-FC Porto-Porto Canal foi a melhor equipa portuguesa na primeira etapa do Grande Prémio Liberty Seguros.

Samuel Caldeira foi o quarto classificado e melhor portista na 26.ª Clássica do Restaurante Alpendre, a primeira etapa do Grande Prémio Liberty Seguros em ciclismo, que decorre este fim de semana no Algarve. Na prova que serve de preparação para a Volta ao Alentejo, agendada para a próxima semana, a W52-FC Porto-Porto Canal terminou o primeiro dia no terceiro lugar da classificação geral por equipas, o melhor resultado entre as 13 equipas portuguesas em competição.

“Vamos tentar disputar a corrida até ao final, até ao último metro. O Samuel esteve bastante bem e vamos continuar a apostar nele, que é o nosso grande homem para esta corrida”, garantiu Nuno Ribeiro, o diretor desportivo da W52-FC Porto-Porto Canal.A primeira etapa que decorreu longo de 151,6 quilómetros no sotavento algarvio e ficou marcada por uma corrida disputada a grande velocidade, mas muito controlada, com muitas tentativas de fuga anuladas pelo pelotão, acabando com um rápido sprint, que consagrou como grande vencedor Jensen August, da Team Coop-Oster Hus.

O ciclista norueguês comanda com quatro segundos de vantagem sobre Pierre Moncorgé e Rafael Silva (Efapel), segundo e terceiro, respetivamente, seguidos do portista Samuel Caldeira e de Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira). Esta etapa chegou a estar neutralizada, devido a uma queda grave que afetou um terço do pelotão, entre eles o portista Joaquim Silva, que foi transportado para o Hospital de Faro, tendo-lhe sido diagnosticado uma fratura de uma clavícula.

As decisões estão guardadas para este domingo, dia em que se disputa a segunda etapa, a Clássica Lagoa Cidade do Vinho, ao longo de 186,6 quilómetros, com partida e chegada em Lagoa.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/ciclismo-oitavo-grande-premio-liberty-seguros-1aetapa.aspx

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto 29 vs Boa Hora 25 - Vitória sobre o Boa Hora no Dragão Caixa assegurou presença na fase decisiva da prova, designadamente, final a quatro da Taça de Portugal.



«HEPTACAMPEÕES ESTÃO NA FINAL A QUATRO DA TAÇA

Vitória sobre o Boa Hora no Dragão Caixa (29-25) assegurou presença na fase decisiva da prova.

Os heptacampeões nacionais garantiram, este sábado, a presença na final a quatro da Taça de Portugal ao vencer o Boa Hora por 29-25, em partida dos quartos de final da competição disputada no Dragão Caixa. Num jogo que os colocou frente ao primeiro classificado da zona Sul do Andebol 2, os Dragões realizaram uma exibição competente e garantiram a presença na próxima fase da prova-rainha do andebol português, agendada para 2 e 3 de abril, em Almada. Os melhores marcadores dos azuis e brancos foram Gilberto Duarte (seis golos), Gustavo Rodrigues e Hugo Santos (ambos com quatro).

O Boa Hora apresentou-se descomplexado no Dragão Caixa e conseguiu manter o resultado equilibrado durante a maior parte do primeiro tempo, assumindo mesmo a liderança do marcador por algumas vezes (nunca por mais do que um golo). Do lado azul e branco, era Gilberto Duarte que acelerava o jogo quando era necessário e o lateral direito chegou ao intervalo com seis golos marcados, praticamente metade dos remates certeiros do FC Porto. A superioridade dos comandados de Ricardo Costa era notória, mas a verdade é que a diferença, por esta altura, era de apenas dois golos (13-11).

Os Dragões entraram melhor na segunda parte e foram aumentando a vantagem sobre o conjunto lisboeta, que até agora tinha o registo notável de apenas uma derrota em todas as competições. À passagem dos 40 minutos, a diferença era de 20-15 favorável aos heptacampeões nacionais, mas o Boa Hora reagiu e chegou aos 21-19 à passagem dos 45 minutos. A verdade é que os portistas voltaram a aumentar um pouco o ritmo do encontro e ampliaram de novo as distâncias para uma diferença de cinco golos (25-20, à entrada dos dez minutos finais), comandando o jogo até ao final da partida, que terminou com o marcador em 29-25. Nota ainda para o facto de Ricardo Costa ter dado ainda minutos de jogo aos jovens Tomas van-Zeller (o guarda-redes fez a sua estreia absoluta) e Rui Ferreira.

O próximo jogo dos heptacampeões nacionais é na quarta-feira, no Dragão Caixa, frente ao Benfica, no primeiro jogo da meia-final do play-off do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Pode encontrar aqui toda a informação sobre os bilhetes para a partida, que será transmitida em direto pelo Porto Canal.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BOA HORA, 29-25
Taça de Portugal, quartos de final
12 de março de 2016
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Alberto Alves e Jorge Fernandes (Braga) 

FC PORTO: Hugo Laurentino (g.r.); Jordan Pitre (1), Gilberto Duarte (6), Rui Silva (1), Alexis Borges (3), Gustavo Rodrigues (4) e Ricardo Moreira (cap., 2)
Jogaram ainda: Tomas van-Zeller (g.r.), Daymaro Salina (2), Nuno Gonçalves, Hugo Santos (4), António Areia (3), Yoel Morales (2), Nuno Roque (1), Miguel Martins e Rui Ferreira
Treinador: Ricardo Costa

BOA HORA: Tiago Moreira (g.r.); Alexandre Pereira (3), Luís Nunes (6), Bruno Ferreira (4), Diogo Domingos (5), Rui Barreto (3) e Nuno Pinto
Jogaram ainda: António Ribeiro (g.r.), Pedro Dias (1), Igor Stojanovic (1), Nuno Santos (2) e António Cabaça
Treinador: Luís Santana

Ao intervalo: 13-11.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/fcporto-boahora-andebol-tacadeportugal-120316.aspx

F.C. do Porto Natação - Diana Durães tirou quase quatro segundos ao seu anterior recorde nacional sénior e absoluto nos 400 metros livres, cumprindo a distância em 4.13,47 minutos no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores, e Absolutos que está a decorrer no Complexo de Piscinas do Jamor.



«DIANA DURÃES BATE RECORDE NOS 400 METROS LIVRES

Nadadora portista estabeleceu nova marca no Complexo de Piscinas do Jamor, em Oeiras.

Diana Durães tirou quase quatro segundos ao seu anterior recorde nacional sénior e absoluto nos 400 metros livres, cumprindo a distância em 4.13,47 minutos no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores, e Absolutos que está a decorrer no Complexo de Piscinas do Jamor.

Conseguindo assim melhorar a marca anterior, que era de 4.17,27 minutos, a nadadora dos Dragões ficou a dois segundos do mínimo olímpico para os Jogos que terão lugar no Rio de Janeiro, no Brasil.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Diana-Duraes-bate-recorde-pessoal-nos-400-metros-livres.aspx

F.C. do Porto Sub 19 Futebol: F.C. do porto 4 vs Académica 0 - Vitória dos dragões por quatro bolas sem resposta, na receção Académica, em jogo da quarta jornada da fase final do Nacional de Juniores A.



«SUB-19: GOLEADA ATIRA DRAGÕES PARA A LIDERANÇA

Vitória por 4-0 na receção Académica, em jogo da quarta jornada da fase final do Nacional de Juniores A.

A equipa de Sub-19 do FC Porto goleou este sábado a Académica por 4-0, na quarta jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A, e juntou-se ao Paços de Ferreira na liderança da classificação, com os mesmos sete pontos. Os golos foram apontados por Bruno Costa (14m), João Cardoso (50m) e Rui Pedro (32m e 84m), que bisou num jogo em que os portistas foram claramente superiores.

Os jovens Dragões entraram exercendo uma forte pressão sobre o adversário e foi com naturalidade que inauguraram o marcador ainda antes de estar cumprido o primeiro quarto de hora de jogo: na sequência de um canto, Bruno Costa atirou forte e certeiro para o 1-0 (14m), assinando o primeiro golo nesta fase final, o sexto da temporada. Num jogo com praticamente um único sentido, e já depois de terem ameaçado novo golo num remate muito perigoso de João Cardoso (22m), os azuis e brancos dilataram a vantagem por intermédio de Rui Pedro (na foto), na sequência de um cruzamento bem medido de Luís Mata (32m). Em 90 minutos, a Académica raramente assustou o estreante Mouhamed, o substituto de Diogo Costa, o habitual titular da baliza portista atualmente ao serviço da seleção nacional de Sub-17.

O terceiro golo nos pés de João Cardoso ainda na primeira parte, mas só apareceria no início da segunda, quando o médio e capitão portista, servido por Chidera Ezeh, rematou sem dificuldades para o seu décimo golo na temporada (50m). O jogo continuava a ter o domínio total dos Sub-19 portistas a quem não faltaram oportunidades para saírem deste encontro com um resultado bem mais avolumado, não fosse a boa exibição de João Gomes na baliza academista. O guarda-redes já nada pôde fazer, quando, na sequência de uma jogada de contra-ataque, Rui Pedro tirou com toda a classe um defesa do caminho e assinou o mais belo golo da tarde e o seu segundo (84m) num jogo em que os campeões nacionais foram bem mais fortes do que a Académica.

Os Sub-19, orientados por António Folha, alinharam com: Mouhamed; Fernando, David, Jorge Fernandes e Luís Mata; Rui Pires, João Cardoso (cap.) (Moreto, 71m) e Chidera Ezeh; Bruno Costa (José Pedro, 78m), Rui Pedro e Tony Djim (Mesquita, 60m).

Na próxima jornada, a equipa de Sub-19 do FC Porto joga no reduto do Paços de Ferreira. A partida está marcada para 3 de abril, às 16h00.​» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/sub19-fcporto-academica-4aj-fase-final-cnja.aspx

11/03/16

Música Portuguesa - José Gonçalo Ferreira Tavares Amaral Gomes é um cantor e compositor português, que interpreta canções de música ligeira portuguesa.


Gonçalo Tavares - "Só Me Lembro de Ti"


GONÇALO TAVARES - "Só Me Lembro de Ti" - (Lyrics)


José Cid e Gonçalo Tavares - "Só Me Lembro de Ti"

Mais informações sobre Gonçalo Tavares em:
http://www.goncalotavares.com/index.htm

Amarante Turismo - De 2 a 6 de março, o Município de Amarante marcou presença em mais uma edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, que decorreu na FIL, em Lisboa.



«Amarante apresentou artesanato, turismo e doçaria na BTL
11/03/2016, 10:42

De 2 a 6 de março, o Município de Amarante marcou presença em mais uma edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, que decorreu na FIL, em Lisboa.

Amarante esteve em destaque a 4 e 5 de março tendo levado a cabo algumas ações promocionais, nomeadamente a mostra de peças de artesanato, com Marta Cruz em contexto de trabalho; a apresentação do Hotel Monverde e a degustação de doces conventuais e do doce fálico.

O Município integrou o stand da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), localizado no espaço da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/12219

Arquitetura - O castelo original, do século IX, é uma das muitas ruínas que encimam as colinas da Andaluzia, para a sua recuperação, o arquitecto Carlos Quevedo fez erguer uma estrutura quadrangular em betão branco, que recupera aquela que seria a forma original da fortaleza, contra a qual são visíveis as paredes e pedras que sobreviveram ao passar do tempo.


 

«Será esta a pior forma de restaurar um castelo? Em Espanha há quem ache que sim

As obras no castelo de Matrera, no sul de Espanha, deixaram muito habitantes locais estupefactos - para não dizer furiosos ou simplesmente tristes.

O castelo original, do século IX, é uma das muitas ruínas que encimam as colinas da Andaluzia. Para a sua recuperação, o arquitecto Carlos Quevedo fez erguer uma estrutura quadrangular em betão branco, que recupera aquela que seria a forma original da fortaleza, contra a qual são visíveis as paredes e pedras que sobreviveram ao passar do tempo.

É o contraste entre os novos materiais, usados para consolidar a ruína e recuperar a forma, e os antigos que deixou muita gente em choque, incluindo uma associação espanhola de defesa do património, a Hispania Nostra: "Não é preciso fazer comentários, basta olhar para as fotografias. Há estrangeiros que nos escreveram dizendo que não conseguem perceber que estas loucuras - que se podem descrever melhor como 'massacres' do património - continuem. E é o que são, de facto."

Em declarações ao The Guardian, o arquitecto Carlos Quevedo defende-se: "O projecto teve três objectivos principais: consolidar estruturalmente os elementos que estavam em perigo; diferenciar o que foi acrescentado daquilo que faz parte da estrutura original - evitando assim as reconstruções imitativas que são proibidas por lei; e recuperar o volume, textura e tonalidade que a torre terá tido originalmente".

Nas redes sociais, os comentários e críticas sucederam-se, e algumas pessoas chegam a comparar a intervenção à célebre e anedótica recuperação do quadro "Ecce Homo" numa igreja de Borja, feita por uma mulher devota e bem intencionada, que animou as notícias no verão de 2012. A forma como Espanha recupera - ou destrói - o seu património arquitectónico tem gerado debates e polémicas intensas.

Spain, plz stop! You're drunk. The Matrera castle Cádiz before & after the renovation. pic.twitter.com/y29uws2hBf

— gabi angeleti (@gabiangeleti) March 10, 2016» in http://24.sapo.pt/article/sapo24-blogs-sapo-pt_2016_03_10_2076933054_sera-esta-a-pior-forma-de-restaurar-um-castelo--em-espanha-ha-quem-ache-que-sim




(Castelo de Matrera)

10/03/16

Amarante Poesia - O Grande Escritor, Poeta e Pensador Amarantino, Filósofo Panteísta, na sua obra a «Vida Etérea», definiu assim a dor.



Divina Tragédia

«O universo é infinita solidão
Onde a sombra fantástica do ser
Divaga numa eterna exaltação.
A vida é dor. Sofrer é conhecer.
Só os olhos que choram sabem ver.
A lágrima é que vê; os olhos não.
Os olhos são Calvário, negra cruz,
E a lágrima é presença de Jesus...»

Teixeira de Pascoaes

Música Pop/Rock - O produtor musical britânico George Martin, que transformou os Beatles em estrelas mundiais, morreu aos 90 anos, disse esta quarta-feira o baterista da banda Ringo Starr.



«Chamavam-lhe o "quinto Beatle", George Martin foi muito mais do que isso
MÁRIO LOPES 09/03/2016 - 07:19

Produtor britânico morreu aos 90 anos, anunciou o baterista Ringo Starr.

O produtor musical britânico George Martin, que transformou os Beatles em estrelas mundiais, morreu aos 90 anos, disse esta quarta-feira o baterista da banda Ringo Starr. "Deus abençoe George Martin. Paz e amor para Judy [a sua mulher] e para a sua família (...). Vamos sentir a falta de George", escreveu o músico na rede social Twitter.

"Podemos confirmar que Sir George Martin morreu serenamente em casa na noite de ontem [terça-feira]", escreveu em comunicado Adam Sharp, fundador da CA Management, representante do músico e produtor, sem especificar a causa da morte. "Numa carreira que atravessou sete décadas ele foi reconhecido globalmente como um dos mais criativos talentos na música e como um cavalheiro até ao fim."

Chamavam-lhe o quinto Beatle e a distinção era tão merecida quanto redutora. George Martin foi determinante ao traduzir os desejos da criatividade dos Beatles, ao dar resposta às suas dúvidas técnicas, ao colocar-se na música da banda não só enquanto produtor, mas também enquanto músico – é dele, por exemplo, o solo de piano, inspirado na música barroca, que ouvimos em In my life. Mais velho do que os membros dos Beatles, foi determinante ao aprovar a sua contratação pela Parlophone, em 1962, deixando-se seduzir pelo carisma e pela promessa de futuro que via nos quatro jovens de Liverpool, e não tanto pelos seus talentos musicais, que considerou limitados no final daquela primeira audição nos estúdios da EMI.

"Estavam sempre a perguntar-me por novos sons, a querer saber mais. Eu apresentei-lhes uma série de coisas que desconheciam, eles obrigaram-me a oferecer-lhes melhor material", dizia ao Ípsilon em 2006, aquando da edição de Love, o álbum em que, com a ajuda do filho Giles, reorganizou, quase em modo remistura, toda a obra dos Beatles num fluxo contínuo de música. Concluiu o raciocínio desta forma: "Levaram-me ao limite o tempo todo mas, honestamente, não acho que me tenham ensinado nada."

Quando se deu o encontro que mudaria radicalmente o seu percurso, George Martin já era um técnico respeitado pelo seu trabalho, não só na EMI mas, antes disso, na BBC, onde entrara nos anos imediatamente seguintes ao final da Segunda Guerra Mundial. Músico de formação clássica (piano e oboé), era nesse departamento que o encontrávamos na BBC. Mas não só. Curioso pelo som, pelas possibilidades da sua manipulação que as novas tecnologias ofereciam e pelas vanguardas musicais, trabalhara com Peter Sellers, Peter Ustinov ou Spikey Milligan, assinando as colagens sonoras e outras experiências que se ouviam nos discos editados pelos célebres comediantes nos anos 1950.

Esses conhecimentos e esse aventureirismo seriam fundamentais na relação futura com os Beatles. Não lhe chamavam o quinto Beatle por acaso, ainda que George Martin, no momento em que os Fab Four transformavam radicalmente o panorama da música popular urbana (contribuindo para mudar o mundo além dele), não se apercebesse da dimensão do que construía com a banda. "Trabalhei com eles durante quase dez anos, mas num período tão intenso, em que estava tão incrivelmente ocupado, que nunca parei para fazer julgamentos de valor. Fiz apenas que achava correcto e esperei que funcionasse", disse-nos na entrevista supracitada. "Quarenta anos depois, quando já tenho o privilégio do distanciamento, olho novamente e comento para mim próprio: 'Não eram maus, pois não? Eram muito, muito bons'."

Após o fim dos Beatles, George Martin continuou a trabalhar como produtor, assinando não só a produção de álbuns a solo de Paul McCartney ou Ringo Starr, mas também de Jeff Beck, dos Cheap Trick, de Ella Fitzgerald, dos America, da Mahavishnu Orchestra, dos Ultravox e de bandas-sonoras (007 – Vive e Deixa Morrer¸interpretado por Paul McCartney, foi uma delas, o seu segundo crédito no universo James Bond, depois de, em 1964, ter produzido Goldfinger, composta por John Barry e cantada por Shirley Bassey). 

Foi produtor da nova gravação de Candle in the wind, que Elton John registou em 1997 – um dos singles mais vendidos de sempre, na ressaca da morte de Diana de Gales –, numa altura em que já havia sido tornado Sir por Isabel II. No período pós-Beatles, actuou também ocasionalmente enquanto maestro. Em 1994 esteve no Coliseu de Lisboa e do Porto, dirigindo a Orquestra Clássica do Porto em dois concertos de celebração dos 50 anos da fundação da ONU.» in http://caras.sapo.pt/famosos/2016-03-09-Morreu-George-Martin-o-quinto-Beatle


The Beatles - "Penny Lane"


The Beatles - "Love me Do"


The it be Beatles - "Let it Be"


The Beatles - "While My Guitar Gently Weeps" - [Digital Remastered]


The Beatles - "Here Comes The Sun"


"While My Guitar Gently Weeps
The Beatles
Compositor: George Harrison

I look at you all
See the love there that's sleeping
While my guitar gently weeps

I look at the floor
And I see it needs sweeping
Still my guitar gently weeps

I don't know why nobody told you
How to unfold your love
I don't know how someone controlled you
They bought and sold you

I look at the world
And I notice it's turning
While my guitar gently weeps

With every mistake
We must surely be learning
Still my guitar gently weeps

I don't know how you were diverted
You were perverted too
I don't know how you were inverted
No one alerted you

I look at you all
See the love there that's sleeping
While my guitar gently weeps

I look at you all
Still my guitar gently weeps"

Link: http://www.vagalume.com.br/the-beatles/while-my-guitar-gently-weeps.html#ixzz42Wva3teL

Arte Fotografia - Na sua última série de fotografias Castells, de 40 anos, mergulhou até três metros de profundidade para recolher provas da beleza da medusa – e conseguiu bastantes.



«AS MEDUSAS MAIS BELAS DO MEDITERRÂNEO 

Durante o dia, Jordi Benitez Castells trabalha numa instituição bancária, rodeado de números e papeis. Mas nos tempos livres e folgas, este fotógrafo amador espanhola pega na sua câmara e mergulha na costa da Catalunha à procura de medusas e outros habitantes do Mar Mediterrâneo.

Na sua última série de fotografias Castells, de 40 anos, mergulhou até três metros de profundidade para recolher provas da beleza da medusa – e conseguiu bastantes. “Há muita beleza debaixo de água e descobri que as medusas são incríveis de fotografar. Quermo mostrar o que é desconhecida da maioria das pessoas e, com um pouco de sorte, ajudar os cidadãos a respeitar os oceanos e os seres que nele habitam”, explicou o espanhol ao Mail Online.

Segundo Castells, fotografar uma medusa não é complicado: basta mergulhar três metros e escolher o melhor lugar. “Temos de ter cuidado para não sermos picados: devermos utilizar fatos de mergulho, chapéus, luvas e minimizar o risco. Mas é sempre bom manter um olho naquilo que nos rodeia”, concluiu.» in http://greensavers.sapo.pt/2016/03/09/as-medusas-mais-belas-do-mediterraneo-com-fotos/


(Meduses)

09/03/16

Amarante Poesia - Notável esta quadra que o Grande Escritor, Pensador e Poeta de Amarante, Teixeira de Pascoaes, escreveu na sua obra «Terra Proibida»



«Nasci ao pôr do sol dum dia de Novembro,
O meu berço o crepúsculo embalou...
E até parece, às vezes, que me lembro,
Porque essa tarde, triste, em mim ficou.»

Teixeira de Pascoaes

Poesia - O Meu Colega e Amigo, Professor Eugénio Mourão, interpela-nos com o Poema: "Olhos nos olhos"


Foto: a modelo Iza Ribeiro


"Olhos nos Olhos

Lindos são os teus olhos, cor da terra,
Castanhos ousados, os meus contidos.
Como janelas com vista para os céus
Os teus estrelas, que iluminam os meus.
E as tuas sobrancelhas, alecrim da serra,
As minhas desnudas, outeiros despidos.
Flores de girassol que se voltam para mim,
Os teus, quantas vezes dispersos e alheios,
Outras, asas de borboletas batem que sim,
Ao sol, e ao olhá-lo nos teus, encandeio.
E sonho, ao fixá-los tão profundamente,
Ficam vidrados de paixão, reflexo dos teus.
O mundo para, o olhar escurece,
Porque os teus olhos leem os meus.
O corpo desperta, o peito humedece
A boca, e diz mudas palavras em voz.
Sentinelas que abrem alas ao coração,
Sorriso de alma embaciado em vós,
Como semáforos em ruas de solidão.
Noite de nevoeiro que cega o mar,
De compaixão, faróis mostram o cais,
Intermitentes, olho os teus sinais,
Como pirilampos que brincam no ar.
Fê-los Deus, e um dia ao olhar adeus,
Levarei para sempre o amor dos teus."

Eugénio Mourão

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