FC Porto venceu o Benfica (3-2) e subiu ao topo da classificação do campeonato.
Perante o apoio ininterrupto de 1450 portistas vibrantes nas bancadas do Dragão Arena, o FC Porto conseguiu uma reviravolta e impôs a primeira derrota no campeonato ao Benfica (3-2), adversário que os Dragões substituíram na liderança do campeonato (18 pontos). Telmo Pinto (32m), Edu Lamas (40m) e Carlo Di Benedetto (48m) protagonizaram os momentos altos da manhã.
Intensidade e equilíbrio foram as palavras-chave numa primeira parte do clássico em que Xavier Malián e Pedro Henriques, os guarda-redes dos dois conjuntos, foram os grandes protagonistas. Carlo Di Benedetto, Gonçalo Alves e Rafa dispuseram de boas oportunidades para marcar, mas todas foram negadas pelo guardião lisboeta, que viu o camisola 1 dos Dragões fazer da baliza a sua fortaleza e dos postes fiéis companheiros.
As melhores oportunidades da etapa inaugural foram dos azuis e brancos: aos 14 minutos, Ezequiel Mena saiu rápido em drible pela direita e serviu Telmo, que sozinho não conseguiu enquadrar o remate e foi espectador atento à recarga de Carlo Di Benedetto defendida por Pedro Henriques. Já perto do final (22m), uma cotovelada de José Miranda a Rafa valeu-lhe o cartão azul e o respetivo livre direto para Hélder Nunes, que esbarrou no adversário direto. Ainda que com mais um elemento em campo até aos últimos segundos, os portistas não conseguiram desfeitear o nulo, que persistiu até ao intervalo (0-0).
Com apenas quatro minutos decorridos da segunda parte, o Benfica adiantou-se no marcador. Após a equipa de arbitragem assinalar uma cotovelada de Carlo Di Benedetto a Pau Bargalló, o internacional francês viu cartão azul, o espanhol assumiu o livre direto e, após duas tentativas travadas por Xavier Malián, Lucas Ordoñez empurrou para o 1-0.
O FC Porto reagiu de imediato e Rafa, já dentro da área, foi empurrado por Roberto Di Benedetto. Assinalada grande penalidade, Gonçalo Alves tentou três vezes ser feliz, mas a bola parada e as recargas esbarraram em Pedro Henriques, que viria a ser batido no minuto seguinte: Telmo intercetou um passe no meio-campo, arrancou, tabelou com Rafa e empatou a partida com grande simplicidade (1-1).
Uma triangulação entre Edu Lamas, Rafa e Telmo Pinto (35m), que terminou com a bola presa debaixo do corpo do guarda-redes do Benfica, a escassos centímetros das redes, viria a servir de premonição para o que sucederia cinco minutos mais tarde: Hélder Nunes recuperou atrás da baliza de Malián, deu para Mena, que arrancou à esquerda e virou o jogo para Carlo Di Benedetto. Fora do seu habitat natural, o 19 assistiu com classe Edu Lamas que, à boca da baliza, só teve de encostar e festejar (2-1).
A menos de dois minutos de soar a buzina, os lisboetas chegaram à décima falta e Carlo Di Benedetto não tremeu: no um contra um com Pedro Henriques, tirou o guarda-redes do caminho e desviou para o fundo das redes (3-1). O adversário reduziu por Lucas Ordoñez num livre direto que suscitou muitos protestos e valeu um cartão azul a Ricardo Ares (3-2) e Edu Castro tirou o guarda-redes. Já nesse cenário, Carlo Di Benedetto foi derrubado quando seguia para a baliza sem qualquer consequência disciplinar e, em apenas uns segundos, foi assinalada grande penalidade para o Benfica. Lucas Ordoñez atirou para defesa de Xavier Malián, o árbitro ordenou a repetição da bola parada e nem assim o espanhol do Benfica conseguiu bater o magnífico camisola 1 azul e branco. No final, sorriram os portistas.
Na próxima quinta-feira, os campeões nacionais voltam às lides europeias. A deslocação a Saint Omer (França) está marcada para as 19h00 (Porto Canal) e é relativa à segunda jornada da Liga dos Campeões.
FICHA DE JOGO
FC PORTO-BENFICA, 3-2
Campeonato Nacional, 7.ª jornada
24 de novembro de 2024
Dragão Arena
Árbitros: Pedro Silva e Nuno Oliveira
FC PORTO: Xavi Malián (g.r.), Edu Lamas, Rafa, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Telmo Pinto, Ezequiel Mena, Hélder Nunes e Diogo Barata
Treinador: Ricardo Ares
BENFICA: Pedro Henriques (g.r.), Pau Bargalló, Nil Roca, Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto
Suplentes: Rui Mendes (g.r.), José Miranda, Diogo Rafael (cap.), Vítor Oliveira e Lucas Ordoñez
Treinador: Edu Castro
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lucas Ordoñez (29m, 49m), Telmo Pinto (32m), Edu Lamas (40m) e Carlo Di Benedetto (48m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20241124-pt-reviravolta-a-lider
#fcporto #hóqueipatins #vitória #telmopinto #edulamas #carlodibenedetto
Sem comentários:
Enviar um comentário