Clube formalizou uma parceria com a Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.
O FC Porto e a Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho formalizaram esta sexta-feira uma parceria que visa ajudar a instituição na promoção de iniciativas e na angariação de voluntários. O primeiro exemplo desta sinergia foi protagonizado por Fernando Sá, Paulo Cunha, João Guerreiro e Hugo Ferreira, elementos do basquetebol do clube que visitaram a Unidade de Cuidados Paliativos do hospital e realizaram diversas atividades com os utentes.
Representante do clube no momento da assinatura, Rui Pedroto salientou a “responsabilidade social perante a comunidade” que o FC Porto tem enquanto “grande símbolo da cidade, do Norte e do país”, elogiou a “infraestrutura extraordinária que apoia os doentes naquilo que é complementar aos cuidados de saúde propriamente ditos”, isto é, a “componente terapêutica e emocional que ajuda claramente a mitigar os efeitos de uma doença oncológica além de promover um processo de recuperação mais bem-sucedido” e garantiu que “o FC Porto está extremamente empenhado em contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que marca presença e em ser um agente ativo de promoção e desenvolvimento social em áreas diversas, nas quais se inclui obviamente a saúde”.
No dia em que Fernando Gomes, figura marcante do clube que em várias ocasiões colaborou com a Liga dos Amigos, faria 68 anos, o filho Martim expressou a “alegria” sentida por ver que as “duas entidades se vão ligar para ajudar os doentes deste hospital e para motivarem as pessoas a serem voluntárias”: “Espero que esta ligação seja perpétua entre os três, pois o FC Porto e o Fernando Gomes já estavam ligados. Esta é uma simbiose que vai fazer sentido”.
“Esta junção de uma Liga forte com um clube forte, com um propósito muito forte que é ajudar os doentes, para nós é uma enorme alegria”, completou Rui Guimarães, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, ao lado de Joaquim Massena, homólogo da Liga dos Amigos, para quem os voluntários têm “um papel preponderante no relacionamento com pessoas que são de facto parte da nossa cidadania” através da “amizade”: “Desta parceria resulta amizade, acima de tudo. A capacidade que temos de fazer amigos e criar memórias”.
Rui Pedroto (vice-presidente do FC Porto)
“O FC Porto, como grande organização que é e como grande símbolo da cidade, do Norte e do país, tem uma responsabilidade social perante a comunidade e tem a responsabilidade de se aliar às causas que contam. Claramente, a saúde é o bem mais precioso que nós temos e estamos aqui numa unidade local de saúde de grandes dimensões, como é o Hospital Santos Silva, que abrange os centros de saúde e outras unidades. Aqui mesmo, na Liga dos Amigos do hospital, está uma infraestrutura extraordinária que apoia os doentes naquilo que é complementar aos cuidados de saúde propriamente ditos. Há aqui uma componente terapêutica e emocional que é desenvolvida e que ajuda claramente a mitigar os efeitos de uma doença oncológica, além de promover um processo de recuperação mais bem-sucedido. Portanto, o FC Porto não podia não se aliar a esta causa e ainda teremos aqui atletas do clube que se voluntariaram para dar uma ajuda. A nossa presença aqui simboliza e representa essa ligação umbilical do FC Porto às grandes causas e o reforço dessa componente social que é indeclinável da missão do FC Porto enquanto grande clube, que vai muito para além do futebol e das modalidades desportivas. O FC Porto está extremamente empenhado em contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que marca presença e em ser um agente ativo de promoção e desenvolvimento social em áreas diversas, nas quais se inclui obviamente a saúde. É um bem fundamental para todos nós.”
Martim Gomes (filho de Fernando Gomes)
“É o dia de aniversário do meu pai, por isso tem que ser um dia de alegria. Ao fazer este protocolo, é um dia de enorme alegria para mim ver que estas duas entidades se vão ligar para ajudar os doentes deste hospital e para motivarem as pessoas a serem voluntárias. É de uma enorme felicidade para mim e espero que esta ligação dure durante muitos anos. Tal como a Liga dos Amigos já tinha perpetuado o nome do meu pai com este espaço e com este quadro, espero que esta ligação seja perpétua entre os três, pois o FC Porto e o Fernando Gomes já estavam ligados. Esta é uma simbiose que vai fazer sentido.”
Rui Guimarães (presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho)
“Toda a gente, quando tem a infelicidade de passar pelos cuidados de saúde, seja no internamento ou numa cirurgia, apercebe-se da fragilidade e do valor que uma palavra ou um toque têm naquele momento certo, num momento tão duro e cru. Portanto, essas pessoas são os nossos melhores voluntários e aqueles que melhor entendem o valor destes gestos. Podermos ter aqui voluntários que ajudem os nossos doentes e mesmo as próprias famílias em momentos destes, é fundamental. Com a chancela do FC Porto, diria que é muito melhor. São um exemplo para nós, são pessoas habitualmente ligadas ao desporto que cuidam da sua própria saúde e que têm uma sensibilidade apurada para ajudar os outros. Esta junção de uma Liga forte com um clube forte, com um propósito muito forte que é ajudar os doentes, para nós é uma enorme alegria.”
Joaquim Massena (presidente da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho)
“As Ligas são isso mesmo, devem ter um papel preponderante no relacionamento com pessoas que são de facto parte da nossa cidadania, os lugares e as pessoas, que são fundamentais para que tudo possa acontecer. Também é importante transmitir que temos de ser voluntários para recebermos e cedermos aquilo que conhecemos. As Ligas são entidades que têm essa função no relacionamento com as pessoas, com a pedagogia, com a ética e com a liberdade, portanto, é essa a nossa missão e é essa a nossa preocupação. Desta parceria resulta amizade, acima de tudo. A capacidade que temos de fazer amigos e criar memórias. Temos de fazer com que a memória não se apague, pois ela é fundamental na perspetiva do desporto e da solidariedade.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20241122-pt-a-nossa-presenca-simboliza-a-ligacao-umbilical-do-fc-porto-as-grandes-causas
#fcporto #solidariedade #ligaamigos #centrohospitalar #bibota
Sem comentários:
Enviar um comentário