Defesa central de 24 anos chega cedido pela Juventus
O sexto reforço do FC Porto para 2024/25 já foi campeão francês e convocado para a seleção nacional, joga como central, tem 1,90 metros e chega à Invicta emprestado pela Juventus num acordo sem custos associados - válido até ao final da temporada - que incluiu o Mundial de Clubes. Tiago Djaló vai vestir a camisola número 3 azul e branca.
Nascido na Amadora ao nono dia de abril de 2000, o luso-guineense deu os primeiros toques na bola dentro de um pavilhão, ao serviço do Metralhas, antes de se mudar para os relvados e de ingressar no Damaiense com 12 anos. A experiência perto de casa foi curta, o Sporting recrutou-o e o defesa passou cinco temporadas em Alcochete a somar minutos entre os escalões de formação sportinguistas e as seleções jovens portuguesas.
Sem tempo nem espaço para se estrear em Alvalade, seguiu para Itália e assinou pelo AC Milan em janeiro de 2019. Seis meses ao serviço dos sub-19 “rossoneri” bastaram para o Lille pagar uma pequena fortuna e resgatar o adolescente que superou as melhores expetativas em França.
Se na primeira temporada ao mais alto nível realizou 14 jogos, chegou à final do Campeonato da Europa de sub-21 e se estreou na Liga dos Campeões, na segunda entrou na história participando em 24 encontros ao serviço da formação responsável por quebrar a hegemonia do Paris Saint-Germain e reconquistar o título gaulês dez anos depois.
A afirmação definitiva chegou em 2021/22 e com ela trouxe a primeira chamada à seleção principal. A campanha que arrancou com uma vitória na Supertaça frente ao todo-poderoso PSG prosseguiu com mais 37 encontros divididos entre Liga, Taça e Champions, prova europeia que só abandonou após a eliminação frente ao Chelsea nos oitavos de final.
Em março desse ano foi chamado por Fernando Santos a suprir a ausência de Pepe, que havia testado positivo à covid-19 em vésperas do play-off de acesso ao Mundial de 2022, mas não chegou a debutar pela equipa das quinas. O mesmo aconteceu após a convocatória de setembro para os jogos contra a Chéquia e a Espanha, referentes à Liga das Nações.
Perfeitamente adaptado ao futebol francês, chegou à centena de jogos pelo Lille antes de rumar à Juventus e de vencer a Taça de Itália pelo emblema de Turim. Regressa a Portugal para se juntar a Samu Omorodion, Deniz Gül, Fábio Vieira, Nehuen Pérez e Francisco Moura no leque de reforços às ordens Vítor Bruno.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240902-pt-tiago-djalo-e-dragao
Resumo da apresentação: https://www.fcportotv.com/app/watch/5809890955?play=true
Sem comentários:
Enviar um comentário