03/09/24

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Francisco Moura, um dos destaques da Liga Portuguesa na anterior edição, vai passar a defender as cores do FC Porto



«Francisco Moura é Dragão 
2 de Setembro de 2024 21:50

Lateral esquerdo de 25 anos assina até 2029.

Um dos destaques da Liga Portuguesa vai passar a defender as cores do FC Porto. Aos 25 anos, depois de brilhar ao serviço do SC Braga e do Famalicão, Francisco Moura rubricou um contrato válido por cinco temporadas com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O quinto reforço portista para 2024/25 continuará a envergar o número 74.

O FC Porto adquire 100% dos direitos económicos do atleta pelo valor total de 5 milhões de euros, retendo o Famalicão o valor correspondente a 10% de uma potencial futura transferência do jogador. O Famalicão assume a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e o FC Porto declara que não terá encargos com serviços de intermediação. 

Natural de Braga, o lateral esquerdo deu os primeiros passos na Academia Lacatoni mas cedo ingressou no clube da terra, ao qual esteve vinculado durante 15 anos. Percorreu todos os escalões da formação arsenalista, estreou-se pela seleção de sub-18 e demorou apenas seis meses a ser chamado aos sub-19. Em 2018, na Finlândia, esteve entre os juniores portugueses que bateram a Itália na final (4-3) e se sagraram Campeões Europeus de seleções.

Esse bom momento teve continuidade na equipa B bracarense, antes de o internacional jovem ser cedido à Académica de Coimbra e de regressar ao Minho para integrar o plantel principal. Carlos Carvalhal lançou-o logo à segunda jornada de 2020/21, fê-lo debutar na Liga Europa passado um mês e Francisco Moura começou a ganhar nome em novembro, quando bisou em apenas 13 minutos na Luz e garantiu a vitória do SC Braga contra o Benfica (3-2). 

Na altura descreveu-se como “um jogador explosivo” que consegue “ler bem o jogo e perceber o momento certo para pressionar ou ficar mais atrás na posição”, mas uma lesão contraída na semana seguinte viria a afastá-lo até ao final dessa temporada.

Apesar de ter disputado 42 jogos em 2021/22 acabou por sair emprestado e por contribuir diretamente para seis golos nas primeiras 34 partidas realizadas na nova casa, números que levaram o Famalicão a contratá-lo em definitivo e a utilizá-lo em 36 jogos durante o percurso que culminaria com o oitavo lugar do campeonato. O lateral assinou dois golos e cinco assistências na última campanha.

Nomeado capitão no arranque da terceira época, Francisco Moura foi totalista no corredor esquerdo da defesa que só sofreu golos à quarta jornada, em Guimarães. Deixa o Famalicão no quarto posto da tabela - com nove pontos e um dos melhores registos defensivos da Liga - para se apresentar às ordens de Vítor Bruno no Olival, seguindo o exemplo de Samu Omorodion, Deniz Gül, Fábio Vieira e Nehuen Pérez.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240902-pt-francisco-moura-e-dragao


Resumo da apresentação: https://www.fcportotv.com/app/watch/665889141?play=true


#fcporto    #contratação    #lateral    #esquerdo    #franciscomoura    #famalicão

Sem comentários:

Enviar um comentário