24/10/23

Política Energética - 17 de outubro foi um dia histórico para a energia portuguesa: foi atingido um novo máximo histórico de 108 Gigawatts-hora de energia eólica — 69% do consumo de energia elétrica do país.



«Obrigado, ventania: produção de energia eólica atinge máximo histórico

17 de outubro foi um dia histórico para a energia portuguesa: foi atingido um novo máximo histórico de 108 Gigawatts-hora de energia eólica — 69% do consumo de energia elétrica do país. Depressão Aline ajudou.

A produção de energia eólica abasteceu 69% do consumo de energia elétrica no país, no dia 17 de outubro, com a produção de 108 Gigawatts-hora (GWh), um novo máximo histórico, segundo dados da Redes Energéticas Nacionais (REN), divulgados esta segunda-feira.

Segundo a REN, o anterior máximo tinha sido registado em 16 de janeiro deste ano e era de 106,3 GWh.

“Verificando o mix de produção nesse dia, percebe-se que a produção renovável abasteceu 92% do consumo diário, que totalizou 146 GWh”, apontou a REN no comunicado.

No dia 17 de outubro, a produção de energia eólica atingiu também um novo pico de 4.843 Megawatt (MW), às 02:30, ultrapassando o anterior recorde de 4.785 MW, atingidos em 03 de março de 2022.

Em média, referiu a REN, a produção eólica abastece cerca de 25% do consumo nacional de energia elétrica. Na semana passada, o sistema nacional esteve três dias (entre dia 18 e dia 20) sem produção de energia elétrica através de gás.

A energia eólica em Portugal, bem como de outras energias renováveis, é de tal forma relevante que o país já foi reconhecido internacionalmente, posicionando-se entre os maiores produtores.

As vantagens prendem-se ao facto de ser renovável, não emitir gases com efeito de estufa e à criação de empregos, bem como à redução de dependência energética do exterior; mas também há desvantagens relacionadas com a sua imprevisibilidade, o seu impacto na paisagem visual e a ameaça que apresenta às aves.

ZAP // Lusa» in https://zap.aeiou.pt/energia-eolica-atinge-maximo-historico-563408


#portugal    #políticaenergética    #energia   #eólica

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover