06/09/23

Política Educativa - O ministro da Educação explicou hoje ter pedido um parecer ao Conselho das Escolas sobre o uso de telemóveis dentro dos estabelecimentos de ensino por se tratar de um “tema complexo” e para não decidir de “forma intempestiva”.



«Acabar com telemóveis nas escolas? Ministro pediu parecer

O ministro da Educação explicou hoje ter pedido um parecer ao Conselho das Escolas sobre o uso de telemóveis dentro dos estabelecimentos de ensino por se tratar de um “tema complexo” e para não decidir de “forma intempestiva”.

“Acho que é um tema complexo e porque é complexo nós precisamos do saber de quem sabe, em particular dos professores e das direções das escolas que estão no terreno”, afirmou João Costa no VIII Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABI 2023, na Maia.

“Por isso é que pedi este parecer ao Conselho das Escolas para não decidir por achismo ou de alguma forma intempestiva”, acrescentou o ministro.

Assumindo não ter uma “posição definida” sobre o assunto, o governante vincou, contudo, não ser “adepto da proibição, mas mais adepto da promoção de hábitos saudáveis”.

Os Agrupamentos de Escolas de Almeirim vão proibir o uso de telemóveis nas escolas do 1.º ciclo no próximo ano letivo, de acordo com uma recomendação do Conselho Municipal de Educação cujos diretores votaram favoravelmente.

Já em 2017, a Escola EB 2/3 António Alves Amorim, de Santa Maria da Feira, no distrito do Porto, proibiu o uso de telemóveis em todo o recinto, levando a que os alunos socializem mais entre si e evitem situações de ‘bullying’ na internet.

Em maio, uma Petição Pública com o título “VIVER o recreio escolar, sem ecrãs de smartphones!” pediu o fim dos smartphones nas escolas, a partir do 2º ciclo, “em prol da socialização das crianças nos recreios”.

“Para que socializem, conversem cara-a-cara e brinquem. Para que diminuam os casos de cyberbulling e contacto com conteúdos impróprios para a sua idade”, lê-se no texto da petição, que, à hora desta edição, a petição tinha recolhido mais de 19 mil assinaturas.

João Costa considerou que o telemóvel é também um recurso didático, preocupando-o, no entanto, o aumento de “algumas questões de segurança e de `cyberbullying´”.

“Aquilo que me preocupa, dizendo assim, é quando estou em escolas e vejo às vezes nos intervalos que os alunos não falam uns com os outros, estão todos com os olhos postos no ecrã”, frisou.

“Preocupam-me algumas questões de segurança e de ‘cyberbullying’ que tem aumentado”, acrescentou.

ZAP // Lusa» in https://zap.aeiou.pt/acabar-com-telemoveis-nas-escolas-ministro-pediu-parecer-555984


#política    #educação    #telemóveis    #almeirim    #joãocosta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover