A perder por sete ao intervalo, o FC Porto somou a segunda vitória europeia no pavilhão do RK Celje (29-30).
A equipa de andebol do FC Porto alcançou uma memorável reviravolta na Eslovénia. Em casa do RK Celje, na segunda ronda da Liga dos Campeões, os portistas deram perfeito seguimento à vitória caseira da passada quinta-feira, ante o Wisla Plock, e acabaram por vencer 29-30 depois de terem estado nove atrás (21-12). Com este resultado, passam a deter quatro pontos e mantêm-se no comboio dos líderes do Grupo B.
O golo tardou em aparecer, caiu para o lado da casa e deu o mote para uma série de decisões menos boas e de bolas aos ferros que só não causaram maior prejuízo graças aos reflexos de Diogo Rêma. Os eslovenos dobraram a contagem portuguesa durante o quarto de hora inaugural (8-4) e essa tendência foi-se agravando nos instantes seguintes, após inúmeras chances desperdiçadas que iam custando caro (14-6).
O atraso, que ao intervalo era de sete (16-9), desapareceu por completo no arranque da segunda parte - período ao longo do qual o FC Porto marcou 17 vezes, sofreu dez e teve em Diogo Branquinho (seis golos) a principal arma ofensiva. Já dentro dos derradeiros dez minutos, André Sousa desenhou o esboço da remontada assinada por Victor Iturriza (26-27) e, em desvantagem, o RK Celje recuperou a pontaria que pareceu ter perdido em definitivo. Com tudo empatado a 29 no último minuto, Iturriza voltou a ter bola, voltou a marcar e, do outro lado, o compatriota Daymaro Salina encarregou-se de manter a baliza fechada para garantir o triunfo dos Pentacampeões Nacionais (29-30).
“Vi dois jogos diferentes com cinco equipas distintas: uma do FC Porto e do Celje na primeira parte, outras duas diferentes na segunda e a equipa de arbitragem. Não foi um jogo fácil, errámos muito por culpa própria no início quando cometemos bastantes falhas técnicas, desperdiçámos várias oportunidades na cara do guarda-redes e tornámos tudo mais complicado. Na segunda parte fomos mais agressivos a defender, eles cometeram alguns erros e retirámos vantagem disso no contra-ataque. Foi um mau FC Porto na primeira parte e um Celje não tão bom na segunda”, declarou Carlos Resende no rescaldo da partida.
De regresso a Portugal, segue-se uma receção ao Vitória de Guimarães no Dragão Arena, relativa à quarta jornada do Andebol 1 e agendada para as 17 horas de sábado (FC Porto TV/Porto Canal).
FICHA DE JOGO
Liga dos Campeões, Grupo B, 2.ª jornada
20 de setembro de 2023
Zlatorog Hall, em Celje (Eslovénia)
Árbitros: Lars Jorum e Havard Kleven (Noruega)
RK CELJE: Rok Zaponšek e Gal Gaberšek (g.r.); Luka Peric (4), Grega Krecic (1), Tim Cokan, Nik Cirovic, Vukasin Antonijevic, Ante Ivankovic (5), Mitja Janc (9), Leon Gregoric, Amir Muhovic, Uroš Milicevic, Vid Kacicnik, Stefan Žabic (3), Stefan Dodic (3) e Žiga Mlakar (3)
Treinador: Alem Toskic
FC PORTO: Nikola Mitrevski e Diogo Rêma (g.r.); Pedro Valdés (1), André Sousa (1), Victor Iturriza (4), Jakob Mikkelsen (5), Rui Silva, Daymaro Salina (2), Vasco Costa (1), Mamadou Diocou (3), Diogo Branquinho (6), Antonio Martínez (2), António Areia (2), Nikolaj Læsø, Pedro Oliveira e Fábio Magalhães (3)
Treinador: Carlos Resende
Ao intervalo: 16-9» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230920-pt-os-campeoes-sao-feitos-desta-fibra
Sem comentários:
Enviar um comentário