31/12/09

Música Portuguesa - As Músicas que me despertaram este Ano que está quase a acabar, de 2009 e que eu apesar de tudo, Amei!



MANUEL PAULO & NANCY VIEIRA - "ILHA DOS OUTROS"

Amália Hoje - "A Gaivota"

Susana Félix - "Canção de Madrugar" - (Rua da Saudade)

Luanda Cozetti - "Retalhos" - (Rua da Saudade)

Viviane - "Cavalo à Solta" - (Rua da Saudade)

Mafalda Arnauth - "Estrela da Tarde" - (Rua da Saudade)

MANUEL PAULO & NANCY VIEIRA - "Pássaro Cego"

Susan Boyle - "I Dreamed A Dream"

Susan Boyle - "Cry Me A River"

SUSAN BOYLE - "KILLING ME SOFTLY"

Deolinda - "Movimento Perpétuo Associativo"

Oquestrada - "Oxalá te Veja"

Oquestrada - "Se Esta Rua fosse Minha"

Deolinda - "FadoToninho"

Deolinda - "Fon-Fon-Fon"


"Pedra Filosofal


Eles não sabem que o sonho


é uma constante da vida


tão concreta e definida


como outra coisa qualquer,


como esta pedra cinzenta


em que me sento e descanso,


como este ribeiro manso


em serenos sobressaltos,


como estes pinheiros altos


que em verde e oiro se agitam,


como estas aves que gritam


em bebedeiras de azul.



eles não sabem que o sonho


é vinho, é espuma, é fermento,


bichinho álacre e sedento,


de focinho pontiagudo,


que fossa através de tudo


num perpétuo movimento.



Eles não sabem que o sonho


é tela, é cor, é pincel,


base, fuste, capitel,


arco em ogiva, vitral,


pináculo de catedral,


contraponto, sinfonia,


máscara grega, magia,


que é retorta de alquimista,


mapa do mundo distante,


rosa-dos-ventos, Infante,


caravela quinhentista,


que é cabo da Boa Esperança,


ouro, canela, marfim,


florete de espadachim,


bastidor, passo de dança,


Colombina e Arlequim,


passarola voadora,


pára-raios, locomotiva,


barco de proa festiva,


alto-forno, geradora,


cisão do átomo, radar,


ultra-som, televisão,


desembarque em foguetão


na superfície lunar.



Eles não sabem, nem sonham,


que o sonho comanda a vida,


que sempre que um homem sonha


o mundo pula e avança


como bola colorida


entre as mãos de uma criança.



In Movimento Perpétuo, 1956"



Andebol: Dragões Conquistam Torneio de Limburg!

«FC Porto Vitalis conquista Torneio de Limburg

O FC Porto Vitalis conquistou o primeiro lugar no Torneio de Limburg, prestigiada competição de andebol que se realizou na Holanda. Na partida decisiva, os azuis e brancos derrotaram o Polva Servitti, da Estónia, por 32-25. Ao intervalo, a equipa de Ljubomir Obradovic já vencia por 17-13.
Para além do excelente desempenho colectivo, destaque para Filipe Mota, que foi considerado o melhor atacante da prova, e para Hugo Laurentino, que alcançou o estatuto de melhor guarda-redes.» in site F.C. do Porto.

30/12/09

Educação em Portugal: Sinceramente Sra. Ministra acreditei em si, mas acho agora, que só nos quer embalar!



«Sindicatos e governo sem acordo na Educação

Terminou sem acordo final a ronda desta quarta-feira entre os sindicatos da Educação e o Ministério de Isabel Alçada. «Não foram resolvidos os problemas essenciais», declarou o dirigente da Fenprof Mário Nogueira. O governo vai apresentar uma nova proposta de revisão da carreira e da avaliação docente.

À saída da ronda negocial, Mário Nogueira declarou não terem sido resolvidos os «problemas essenciais» que afastam os professores e o Ministério da Educação, considerando no entanto «positivo» que a negociação não tenha sido fechada.

No início da próxima semana, Isabel Alçada deverá enviar uma nova proposta aos sindicatos de revisão da carreira e da avaliação docente no início da próxima semana, sendo já certo que vai cair a prova de ingresso.

Uma nova ronda negocial ficou marcada para 7 de Janeiro, afirmou Mário Nogueira, destacando que se não houver acordo nesse dia não só haverá «desadordo como haverá também luta dos professores».

Mário Nogueira disse ainda que se Ministério e sindicatos falharem o entidemento na próxima semana, a Fenprof não pedirá negociação suplementar: «A próxima reunião talvez seja a última oportunidade para o Governo. Penso que os professores não têm nada a perder em dar esta última oportunidade, mas com uma certeza: se não chegarmos a acordo não iremos recorrer à negociação suplementar, iremos imediatamente recorrer à Assembleia da República».

Relativamente a alguns pontos não relacionados com a progressão na carreira, Mário Nogueira adiantou que o Ministério da Educação aceitou já eliminar a prova de ingresso na carreira e outros pontos relacionados com «o período e o regime transitório de um modelo para o outro».

Durante esta quarta-feira, a Fenprof divulgou uma lista de 30 exigências para assinar um acordo com o ministério.

Também a FNE rejeitou assinar um acordo global, reconhecendo no entanto o «esforço» negocial de Isabel Alçada.

A fixação de vagas para aceder ao terceiro, quinto e décimo escalões bem como a imposição de quotas para as notas de avaliação continuam a impedir a assinatura de um acordo.
-------------------------------------------------------------------------------
Espero agora que o PSD saiba honrar a sua palavra, porque a Senhora Ministra, com falas mansinhas, não parece querer resolver o problema... talvez contar historinhas! Lamento, pela Educação Portuguesa!


29/12/09

F.C. do Porto: 25 Anos de saudade do Grande Mestre, José Maria Pedroto!


«25 Anos de Saudade do Mestre José Maria Pedroto!

No próximo dia 7 de Janeiro cumprem-se 25 anos desde a morte de José Maria Pedroto. Para assinalar a data, o F.C. Porto e algumas figuras do futebol português estão a preparar uma homenagem àquele que muitos tratavam por Mestre.
José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores, é um dos impulsionadores do evento. «Ele implementou um modelo baseado na posse de bola. Estava muito à frente do seu tempo. Foi um técnico superior, naquilo que concerne à profissão. Promoveu e salvaguardou a carreira de treinador e foi uma pessoa com grande prestígio e competência», referiu à Agência Lusa.
«Uma vez, em Wembley, ao serviço do F.C. Porto, disse que os ingleses eram estúpidos porque apenas corriam, mas nunca com a bola. Ele soube explorar esses factores. Era um homem diferente. De grande nível.»
José Maria Pedroto nasceu a 21 de Agosto de 1928, em Almacave (Lamego). Como jogador passou pelo F.C. Porto, Leixões, Lusitano VRSA e Belenenses. Mais tarde tornou-se o primeiro treinador português com curso superior.
Além dos dragões, treinou Vitória de Setúbal, Boavista, Académica, Leixões, Varzim, Boavista e Vitória de Guimarães.» in http://diario.iol.pt/desporto/fc-porto-pedroto-maisfutebol-futebol-iol/1112460-4062.html

«José Maria Pedroto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Pedroto.José Maria Pedroto foi um treinador e ex-jogador de futebol, nasceu no dia 21 de Outubro de 1928 em Almacave, Lamego, Portugal, e faleceu em 1985. Grande jogador do F.C.Porto, da equipa que foi campeã nacional com Yustrich em 1955/56 e em 1958/59 com Bella Guttman.
Jogou nos infantis do FC Porto, e no Leixões já em idade de júnior. Pedroto compensava a falta de físico com um enorme talento. O serviço militar levou-o ao Lusitano de VRSA, onde começou a despertar o interesse dos grandes.
Em 1950 transfere-se para o Belenenses. Pedroto cedo se afirmou como um dos melhores médios do futebol Português. Em 1951 estreia-se pela selecção nacional, em Paris. Em 1952 a sua transferência para o FC Porto envolveu verbas recorde para a altura. O FC Porto estava a construir uma grande equipa que viria finalmente a quebrar um jejum de muitos anos...Em 1956, comandada por Dorival Yustrich, a equipa do FC Porto conquista o Campeonato e a Taça de Portugal. Pedroto foi uma das principais figuras da equipa.
Em 1959, Pedroto é novamente campeão nacional. Em 1960, Pedroto torna-se o primeiro treinador Português com curso superior. Foi um treinador com excelentes capacidades técnicas associadas a um discurso agressivo, na onda Mourinho numa época diferente.
Enquanto treinador, Continuou a evidenciar-se nos "estudos", obtendo uma brilhante classificação num curso de treinadores efectuado em França. Estes resultados, aliados ao bom trabalho nas camadas jovens do FC Porto, levaram-no ao posto de treinador da selecção nacional de juniores. Com Pedroto ao "leme", Portugal conquista o seu primeiro título Europeu!
Pedroto abandona o futebol jovem do FC Porto para ir treinar a Académica. Forjou grandes talentos nessa época, sendo reconhecido por todos a qualidade do futebol apresentado pela equipa de Coimbra. Depois treinou o Leixões, onde foi vitíma da única chicotada psicológica da sua carreira, traído pela falta de condições oferecidas pelo clube. Treinou depois o Varzim, que estava no seu 2º ano na primeira divisão... o Varzim foi a sensação desse campeonato.
Em 1966 realizou um sonho: tornar-se treinador principal do FC Porto, fica até 1969 e vence uma Taça de Portugal. Depois ruma até Setúbal, altura em que o Vitória obtém alguns dos melhores resultados da sua história, sendo uma vez vice-campeão, uma vez finalista da Taça, e obtendo excelentes prestações nas competições europeias.
Em 1974, mudou-se para o Boavista. Em dois anos obtém o 2º lugar no campeonato e vence 2 Taças de Portugal.
Volta às Antas em 1976 para vencer dois Campeonatos (1977-78 e 1978-79) e uma Taça de Portugal.
Falha o «tri» e sai na confusão do "verão quente". Passa a treinar o Vitória de Guimarães, onde esteve 2 épocas, obtendo um 4º e um 5º lugar. Com ele esteve Artur Jorge.
Pedroto regressa ao FC Porto já com Pinto da Costa como presidente. Nesse período ainda venceu uma Taça de Portugal e foi finalista da Taça das Taças. Pedroto e Pinto da Costa criaram as bases para a série de grandes êxitos que se seguíram e que culminaram com a vitória na Taça dos Campeões Europeus. Ao "leme" estava o seu discípulo Artur Jorge, um dos dois treinadores portugueses campeões europeus de clubes, a par de José Mourinho, em 2003/04, também ao serviço do FC Porto.
Palmarés: Como jogador: - 2 Campeonatos Nacionais - 1 Taça de Portugal - 17 internacionalizações
Como treinador: - 2 Campeonatos Nacionais - 5 Taças de Portugal - 4 vezes finalista da Taça de Portugal. - Seleccionador nacional (17 jogos, 03/04/74-30/03/77).

Algumas frases do Pedroto:

"O verdadeiro calcanhar de Aquiles do nosso futebol reside no simples facto de quase todos pensarmos que, quando saímos dos estádios, já não somos profissionais de futebol".
"Estamos na mediania no conceito europeu. relativamente ao futebol de alta competição, temos meia dúzia de jogadores com grande classe".» in "http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Maria_Pedroto"

28/12/09

Amarante - Casa da Calçada em Mancelos, onde residiram os Tios Azuíl e Tia Maria Amélia Babo!



Mais uma desfolhada dos Babo´s, desta vez na Quinta da Calçada em Mancelos, à data propriedade dos Tios Azuíl e Maria Amélia Babo, Tios da Minha Mãe, Amélia Babo!

26/12/09

Desporto Basquetebol: Sub-14 Dragões são Tetracampeões Distritais!

«Dragões Sub-14 são tetracampeões distritais

A equipa masculina de Sub14 do FC Porto sagrou-se tetracampeã distrital, ao vencer a fase final da prova, disputada no Pavilhão do Formigueiro, na Maia, onde os Dragões se superiorizaram ao Guifões, ao Académico do Porto, ao Maia, ao Vasco da Gama e ao Desportivo da Póvoa.
Os portistas Pedro Oliveira, Nuno Mesquita e João Lucas integraram o cinco ideal da competição.» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Basquetebol/Noticias/noticiabasquetebol_bassub14campdistrital_221209_48910.asp

24/12/09

David Fonseca & Vários - Canções de Natal, para o Natal 2009!



David Fonseca - "Silent Night"

David Fonseca - "O Come All Ye Faithful"


David Fonseca - "Last Christmas"

Last Christmas - "Wham"

Silence 4 - "Borrow"

Xutos e Pontapés - "Homem do Leme"

"Então É NatalSimone
Composição: Versão: Cláudio Rabello

Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, do amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.

Então é Natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração.
Então bom Natal, pro branco e pro negro.
Amarelo e vermelho, pra paz afinal.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.

Então é Natal, o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez.
E Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, o amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.

Harehama, Há quem ama.
Harehama, ha...
Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Hiroshima, Nagasaki, Mururoa...

É Natal, É Natal, É Natal."

Amarante - Postal "Lavadeiras do Tâmega", quando o Homem e o Rio viviam de braço dado!


Naqueles tempos, os Homens viviam com e para o Rio; hoje para viverem... matam o Rio!

«Rio Tâmega


O que torna a cidade de Amarante ainda mais rica em termos de beleza é o rio Tâmega. “Hoje seduz-nos mais pelo bucolismo das suas margens bordejadas a salgueiros e amieiros, de uma ou outra lavadeira, dos seus acidentes – golas, penedos, canais, ínsuas, areais – que mantêm nos seus nomes a referência às actividades humanas a que deram azo. A sua frescura comunica-se à cidade e convida aos passeios nas suas margens e aos desportos de água.”


Actualmente já não é possível encontrar/ver as lavadeiras na margem do rio, devido a melhores condições de vida e à poluição do rio.
Embora o rio esteja um pouco poluído isso não interfere na sua beleza, agradáveis são as suas margens muito procuradas tanto por turistas como pela população amarantina onde decidem passar momentos descontraídos.» in http://turismoemamarante.blogs.sapo.pt/2411.html




23/12/09

Escola Secundária/3 de Amarante - Corta-Mato Escolar 2009/2010!


«Festa do crosse bem apadrinhada

QUATRO ATLETAS OLÍMPICOS PRESENTES EM AMARANTE

Foram 1.355 os alunos que participaram no torneio concelhio de corta-mato de Amarante, aos quais se juntam ainda 50 para competir em BTT. Para a massiva adesão dos estudantes, provenientes de seis escolas do concelho, em muito contribuiu o incentivo dado pelos ilustres padrinhos da iniciativa.

Aurora Cunha deu a partida da primeira prova da manhã, de infantis A femininos, funções depois assumidas por António Pinto, António Leitão e Vanessa Fernandes. Os quatro atletas olímpicos foram muito solicitados pelos alunos, em especial a triatleta, que em 2008 conquistou a prata em Pequim.

"Tive este tipo de experiências quando era nova e devemos incutir este espírito nos jovens. Faz-lhes bem, convivem e aumentam os sonhos. Acredito que a nossa presença aqui lhes dê outro ânimo para correr", salientou Vanessa Fernandes, regozijando-se com o elevado número de participantes na corrida.

O percurso estava compreendido entre a Escola E.B.2,3 e a Secundária de Amarante e a distância percorrida variou entre os 1.000 metros (infantis A) e os 2.500 (juniores).

Eis os três primeiros classificados (por ordem) nas respetivas categorias: Infantis A fem. - Ana Catarina, Mariana, Tatiana; Infantis A masc. - João Pinto, Bruno Matos, Pedro Fins; Infantis B fem. - Vânia Magalhães, Sofia Magalhães e Eva Pinto; Infantis B masc. - Ruben Teixeira, Fábio Matos e Joaquim Silva; Iniciados fem. - Tânia Costa, Jordânia Silva e Ana Pinheiro; Iniciados masc. - Luís Moura, Tiago Ricardo e Pedro Lopes; Juvenis fem. - Estefânia Gameiro, Tâmara Sousa e Cristiana Baptista; Juvenis masc. - Eusébio Oliveira, David Rodrigues e Tiago Pinheiro; Juniores fem. - Joana Marinho, Tânia Brás e Isabel Clara; Juniores masc. - Tiago Monteiro, Bruno Jorge e Amadeu Ribeiro.

Filho de Pinto afinal também sabe voar

Quer seja pelos genes ou por influência directa, a verdade é que o filho do consagrado atleta António Pinto, natural e residente em Amarante, venceu uma das provas. Com 10 anos, João Pinto foi o primeiro do escalão de infantis A a cortar a meta. "O meu pai incentiva-me a correr e a fazer desporto. O que eu gosto mesmo é de jogar futebol, mas fiquei muito feliz por ter vencido esta corrida", disse o jovem aluno, admitindo que a presença de alguns atletas de renome foi um incentivo.

No final, Aurora Cunha louvou a iniciativa. "É muito bom para incentivar a prática do desporto. Após a nossa retirada, é fantástico que os atletas de alta competição estejam em contacto com os jovens", disse Aurora. Já António Leitão reclamou um maior apoio dos notáveis da modalidade: "Devia haver mais pessoas de peso a apelar ao desporto. Mesmo que não seja em alta competição, melhora sempre a qualidade de vida das pessoas."» in http://www.record.pt/noticia.aspx?id=0c683929-2e9e-40ab-98ac-d95dc4e25b2e&idCanal=c2880d1a-8c6e-43f2-b20b-ac33ab4c2135&h=7


22/12/09

The Stranglers - Mais Uma Grande Banda dos 80's!







THE STRANGLERS - "ALWAYS THE SUN"






The Stranglers - "Golden Brown" - (High Quality sound)



The Stranglers - "Golden Brown" - (Rock in Athens 1985)



The Stranglers - "Skin Deep"



The Stranglers - "No More Heroes" - (TOTP 1977)












Stranglers - "Hanging Around"



Stranglers - "No More Heroes"



The Stranglers - "No More Heroes" - (TOTP 1977)



The Stranglers - "Nice 'N' Sleazy"



The Stranglers - "Go Buddy Go" - (TOTP)



The Stranglers - "Thrown Away" - (TOTP 1980)



The Stranglers - "Tramp"



The Stranglers - "Goodbye Toulouse" - (High Quality)






The Stranglers - "Waltz in Black"



The Stranglers - "Don't Bring Harry"



The Stranglers - "Midnight Summer Dream"




«The Stranglers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

The Stranglers é um grupo formado na Inglaterra em 1974.

[editar] História

Depois de passar por muitos sacrifícios tornou-se quase um ícone do rock inglês.
Formado por Hugh Cornwell, Jean Burnel, Jet Black e David Greenfield, o grupo criou uma imagem contrária à sua música, no início da carreira, vestindo-se sempre de preto e tendo uma péssima relação com a imprensa.
Considerado precursor do punk rock, The Stranglers lançou vários álbuns clássicos e polêmicos dentre eles "Peaches", que foi censurado por conter o termo clitóris.

[editar] Em Portugal

Os Stranglers actuaram no festival Lisbon Calling no dia 26 de Julho de 2008 no Pavilhão Atlântico, na Aula Magna em Lisboa no dia 30 de Janeiro de 2009 e no Cinema Batalha no Porto a 31 de Janeiro de 2009.» in Wikipédia.
"Golden brown

The Stranglers

Golden brown texture like sun
Lays me down with my mind she runs
Throughout the night
No need to fight
Never a frown with golden brown
Every time just like the last
On her ship tied to the mast
To distant lands
Takes both my hands
Never a frown with golden brown
Golden brown finer temptress
Through the ages she's heading west
From far away
Stays for a day
Never a frown with golden brown
Never a frown
With golden brown
Never a frown
With golden brown"

Natação: F.C. do Porto Dolce Vita Vence Título Feminino!

«FC Porto Dolce Vita Vence Título Feminino

O FC Porto Dolce Vita sagrou-se este domingo campeão nacional feminino, revalidando o título conquistado na época passada. A vantagem de 17 pontos (117 contra 100) das nadadoras portistas sobre a Amadora (segunda classificada) não deixa margem para dúvidas, até porque o domínio foi claro desde início.
Na Piscina Municipal de Sto. António dos Cavaleiros, em Loures, o sector masculino também cumpriu o objectivo de chegar ao pódio, classificando-se em terceiro lugar, a escassos cinco pontos da segunda posição.
A jovem equipa do FC Porto Dolce Vita é composta pelos seguintes atletas:
- Masculinos: Sérgio Batista, Gil Pinto, João Carvalho, Paulo Santos, Carlos Santos, Samuel Queirós, João Almeida, Hugo Rodrigues e Rui Vilar;
- Femininos: Alexandra Oliveira, Sara Oliveira, Sara Loureiro, Marta Marinho, Cláudia Moreno, Joana Carvalho e Joana Rodrigues.
A delegação integrou ainda os treinadores José Alexandre Silva, Iara Santos e Paulo Nascimento, o enfermeiro Ferreira Pinto e o fisioterapeuta André Rodrigues. A chefiar a comitiva azul e branca esteve o dirigente João Carvalho.» in site F.C. do Porto.

21/12/09

Quercus apela a um Natal mais Ecológico!

«A associação ambientalista Quercus elaborou um conjunto de conselhos para os portugueses passarem um Natal “ambientalmente mais correcto” e também “mais económico”, no qual o bacalhau deve ser substituído por outra iguaria.
Substituir o bacalhau por outra iguaria, ter uma árvore de Natal natural em vaso, reutilizar os enfeites natalícios e usar lâmpadas económicas na iluminação de Natal são alguns dos conselhos da associação.
Em relação às prendas, a Quercus aconselha as “duráveis e reparáveis”, os brinquedos educativos e os presentes inócuos em termos de substâncias perigosas.
“Gaste apenas na medida das suas possibilidades”, recomenda ainda, em comunicado.
A Quercus aconselha também os portugueses a separarem todas as embalagens - papel/cartão; plástico; metal - e a colocarem-nas no ecoponto mais próximo, “evitando assim os amontoados de lixo que marcam o dia de Natal”.» in http://www.maraoonline.com/Marao_2009/Marao_Online/Entradas/2009/12/21_SOCIEDADE__Quercus_aconselha_portugueses_a_Natal_ambientalmente_mais_correcto.html

20/12/09

Liga Sagres: S.L. Benfica 1 vs F.C. do Porto 0 - Jesualdo Ferreira Revelou-se pouco Ambicioso ao deixar Varela no Banco de Suplentes...

«Benfica-FC Porto, 1-0: O costume...

Pela que fez essencialmente na segunda parte, o FC Porto merecia mais num clássico mesmo à medida de quem o preparou. O Dragão encolheu os ombros aos erros do árbitro, procurou adaptar-se ao péssimo relvado e não ligou ao cenário medieval de tochas e petardos que até retardou o arranque da contenda. A equipa queria somar mais três pontos nesta jornada, mas não conseguiu. Apenas isso. O resto foi o costume.
Dois minutos bastaram para destapar a evidência. Com Falcao caído e o jogo parado, Javi Garcia pontapeou a bola contra o colombiano; pouco depois, a caminho da área contrária, Hulk é agarrado ostensivamente por César Peixoto. O árbitro deixou os amarelos no bolso. Típico. Especialmente tendo em conta que o FC Porto até entrara bem na partida.
Já depois do golo do adversário, que nasce de um alívio, César Peixoto voltou a derrubar Hulk, desta vez dentro da grande área e para grande penalidade. Nada, claro. Típico… Tão típico neste árbitro como a avaliação feita cinco minutos adiante, com Cardozo anula um cruzamento com o braço, sem que juiz e assistente fossem capazes de sancionar. E a recordação da primeira parte perde-se com quem não deve ser figura...
Da etapa complementar, para além de faltas inventadas e pontapés de baliza transformados em cantos, fica o registo da bravura do Tetracampeão, um grande tiro de Alvaro Pereira e uma excelente oportunidade gerada por Raul Meireles que passou a centímetros do poste esquerdo de Quim. O FC Porto teve muito jogo ofensivo, rondou zonas de perigo e fez por se adaptar ao estado do terreno.
O Dragão não foi feliz quando mais merecia, apesar de ter procurado uma instalação permanente no meio-campo contrário. E acreditou até final, mesmo quando os derradeiros minutos estavam a ser gastos sem futebol.

FICHA DO JOGO
Liga 2009/10 (20 de Dezembro de 2009)
Estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)
Assistentes: Bertino Miranda e Venâncio Tomé
4º árbitro: João Ferreira

BENFICA: Quim; Maxi Pereira, Luisão «cap.», David Luiz e César Peixoto; Javi Rodriguez, Ramires, Carlos Martins e Urreta; Saviola e Cardozo
Substituições: Carlos Martins por Luís Filipe (66m), Urreta por Weldon (66m) e Ramires por Filipe Meneses (72m)
Não utilizados: Júlio César, Roderick, Nuno Gomes e Miguel Vítor
Treinador: Jorge Jesus

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Rodriguez
Substituições: Guarín por Varela (46m), Hulk por Farías (77m) e Raul Meireles por Belluschi (79m)
Não utilizados: Beto, Mariano, Nuno André Coelho e Sapunaru
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 1-0
Marcador: Saviola (21m)
Disciplina: Cartão amarelo a David Luiz (m), Saviola (43m), Fernando (80m), Maxi Pereira (86m), Bruno Alves (86m), Rodríguez (87m), Falcao (88m)» in site F.C. do Porto.

Golo do Benfica, com a equipa do F.C. do Porto muito desconcentrada...

Hóquei Patins - Viareggio 1 vs F.C. do Porto 1 - F.C. do Porto Empata em Itália para a Liga Europeia, com Golo de Pedro Gil!

«FC Porto Império Bonança empata em Itália

O FC Porto Império Bonança empatou este sábado 1-1 no recinto dos italianos do Viareggio, em encontro da segunda jornada da Liga Europeia.
A equipa da casa adiantou-se no marcador por intermédio de Alberto Orlandi. Na segunda parte, Pedro Gil restabeleceu o empate com que terminou a partida.
Depois de ter goleado os alemães do ERH Iserlohn por 15-3, na primeira jornada, o FC Porto Império Bonança soma agora quatro pontos.» in site F.C. do Porto.

19/12/09

Notícias de Curral de Moinas: "Cultura em Curral de Moinas em Grande Destaque"


Entrevista via satélite com o escritor Tamboril Pais
Telerural

Andebol: Sporting C.P. 20 vs F.C. do Porto 26 - F.C. do Porto Passeia Classe em Alvalade e Consolida Liderança do Campeonato Nacional!

«FC Porto Vitalis vence Sporting e consolida liderança

Em mais um clássico do andebol português, o FC Porto levou a melhor sobre o Sporting, somando, em casa do adversário, mais um triunfo no campeonato, desta feita a contar para a 12ª jornada. Os Dragões venceram por 20-26, consolidando assim a liderança na prova.
A equipa orientada por Ljubomir Obradovic entrou com grande segurança na partida, chegando ao intervalo a ganhar por sete golos de vantagem (8-15).
No segundo tempo, o adversário correu atrás do prejuízo, não sendo capaz, contudo, de colocar em causa a vitória azul e branca, que acabou por se confirmar no final dos 60 minutos.
Os golos do FC Porto Vitalis foram apontados por Dario Andrade (7), Ricardo Moreira (6), Wilson Davyes (4), Tiago Rocha (3), Filipe Mota (2), Inácio Carmo (2), Gilberto Duarte (1) e Pedro Spínola (1).» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Andebol/Noticias/noticiaandebol_andcroscpfcp_191209_48846.asp

18/12/09

Amarante - Casa da Aldeia, Gateira, Mancelos, os Babo's a Malhar o Milho!


Tio Azuíl, Tia Maria Amélia, Tia Eduarda, Prima Júlia, Minha Mãe, com os Caseiros, Sr. Luís, Esposa e filhotes!


AMALIA RODRIGUES - "Malhão Malhão" & "Tirana"


LINDA DE SUZA - "MALHÃO MALHÃO"

AMARANTE: Associação Empresarial Anima Centro da Cidade com Actividades para os mais Pequenos e para tentar Animar o Comércio Tradicional!


«AMARANTE: Associação Empresarial anima centro da cidade com actividades para os mais pequenos

© Todos os direitos reservados

Evento faz parte de um programa da associação que assinala a época natalícia e que promove, ao mesmo tempo, o comércio tradicional do concelho

Paulo Teixeira

Centenas de crianças encheram com gritos de alegria a Praça da República ontem, durante um evento organizado pela Associação Empresarial de Amarante (AEAmarante) que contou com a presença da modelo Carla Matadinho, do Pai Natal e de um enorme balão de ar quente.
Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEAmarante, explicou ao TÂMEGA JORNAL que o evento faz parte de um programa da associação que assinala a época natalícia e que promove, ao mesmo tempo, o comércio tradicional do concelho.
“Criamos aqui condições para as crianças se divertirem na época natalícia e também que temos aqui um espaço valorizado, com as ruas arranjadas de forma atractiva para que esta zona histórica da cidade se transforme num verdadeiro centro comercial a céu aberto”, disse Luís Miguel Ribeiro.
A associação promove também um comboio turístico que vai percorrer as zonas nobres da cidade durante a época do Natal, num esforço da AEAmarante para dinamizar o comércio tradicional.
Cerca de 120 comerciantes comparticipam este ano nos custos do comboio turístico, facto que o presidente da associação comercial realça como um “reconhecimento do valor as acções da associação”.
“Mostra que os comerciantes confiam na associação e mostra que só assim, com todos juntos no esforço, é que se pode fazer uma animação muito mais forte do que nos anos anteriores”, explicou.
O presidente realçou ainda que os esforços da associação comercial para dinamizar o comércio tradicional se estendem ao Largo Conselheiro António Cândido. Vulgarmente conhecido como o Arquinho, o largo tem sido alvo de uma requalificação de fundo que dura há mais de um ano e que está interrompido ao trânsito automóvel há já vários meses.
Um tapete de betuminoso temporário entrou em funcionamento esta semana, numa tentativa de reabrir ao trânsito o acesso ao largo e dinamizar as lojas do comércio local, que já contam com o segundo Natal seguido em que o Arquinho está sob o domínio da “pá e da picareta”.
“Fizemos todos os esforços, e o Município também, para abrir o transito no Arquinho, embora que ainda condicionado. O comboio já está a passar ali e também vamos levar aquela zona as actividades de animação que estamos a planear para o resto desta temporada”, confirmou Luís Miguel Ribeiro.
Fundada em 1943, A AEAmarante é uma entidade vocacionada para a defesa dos interesses dos associados de todos os sectores económicos do concelho de Amarante, prestando-lhes serviços de informação, dinamização das suas actividades económicas, consultoria e formação.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=2744

17/12/09

Amarante - Cineclube de Amarante apresenta "Abraços Desfeitos" de Pedro Almodóvar, Sexta-Feira, dia 18-12-2009, 21H30M!

«Cineclube de Amarante apresenta: "Abraços Desfeitos"

Cinema Teixeira de Pascoaes
6ª Feira, dia 18 às 21: 30
Telefone: 255 431 084

Abraços Desfeitos
Título original: Los Abrazos Rotos
De: Pedro Almodóvar
Com: Penélope Cruz, Lluis Homar, Blanca Portilla, Rossy de Palma
Género: Drama
Classificacao: M/12

ESP, 2009, Cores, 129 min.

http://www.losabrazosrotos.com

Sinopse
O mais recente filme de Pedro Almodóvar conta-nos a história de um escritor (Lluís Homar) que vive uma existência emprestada ao seu próprio pseudónimo. Catorze anos antes, ainda como Mateo Blanc, realizador e argumentista, um acidente de viação em Lanzarote roubou-lhe a visão e o seu grande amor. Para ele, Mateo morreu junto de Lena (Penélope Cruz), naquele trágico dia. Determinado a esquecer, abandona uma parte de si mesmo, optando pelo nome e existência que tinha escolhido no mundo literário: Harry Caine.
Harry, pretendendo riscar todos os traços da sua anterior individualidade, usa-se da sua incapacidade visual para apurar todos os seus outros sentidos, sentidos esses que o tornam ainda mais fascinante e apaixonado, algo que imprime nos seus argumentos cinematográficos que dita a Diego (Tamar Novas), seu secretário e filho da sua grande amiga Judit Garcia (Blanca Portillo). Um dia Diego tem um acidente e é Harry quem cuida dele durante vários dias. Uma noite, a história do que se passou há catorze anos é contada. Uma história dilacerante de amor louco coberto de fatalidade, ciúme e traição. O novo filme de Pedro Almodóvar, um festim para os almodavarianos já que a obra está repleta de autocitações, que se estendem até à recriação de cenas de "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos".

18-9-2009
Por: Mário Jorge Torres (PÚBLICO)

Por que razão pedimos a um filme de Almodóvar que ultrapasse as expectativas criadas por um universo em constante movimento? Porque nos habituámos a que cada um dos seus filmes inove, seja mais ousado que o anterior. Por isso "Abraços Desfeitos" gerou um coro de estranhos desencantos, perante "mais do mesmo", um melodrama recheado de "lugares comuns", de autocitações. Nada de mais injusto: um filme não deve conformar-se a esta angústia da novidade. Depois de "Tudo Sobre a Minha Mãe", de "Fala com Ela" ou "Volver", já sabíamos que nem todos os capítulos desta saga de sentimentos exacerbados, temperados com um humor corrosivo, não conseguiria atingir sempre a mesma intensidade, que conheceria oscilações e "pontos mortos". Almodóvar esgotou-se? Nem de perto, nem de longe. Apenas se cristalizou numa perfeição algo indulgente (faz parte da personagem e da sua pose), sem perder a essência do seu olhar. E daí? Quantos melodramas recentes possuem esta capacidade de emocionar, ridicularizando a emoção? "Abraços Desfeitos" não é uma obra-prima, mas não desmerece de um conjunto coerente. Chamem-lhe filme intervalar, glosa "menor" de grandes temas já reconhecidos. Evitem apenas o erro histórico de falar em academismo, em conformista instalação nas grandezas passadas.

10-9-2009
Por: Luís Miguel Oliveira (PÚBLICO)
O passado é um drama

Em "Abraços Desfeitos" Almodóvar "faz Almodóvar" apenas porque é isso que se espera dele - e fá-lo menos bem e com menos vigor do que nos episódios anteriores.

Qualquer espectador minimamente assíduo já deve ter visto, e mais do que uma vez, o "trailer" promocional de "Abraços Desfeitos". Há algumas semanas que anda a correr em várias salas lisboetas. É um "trailer" óptimo, completamente a contra-corrente do que é norma hoje em dia, quando os "trailers", sobretudo os dos filmes americanos, praticamente se esgotam num resumo acelerado da intriga do filme. Empobrecem-lhes o mistério, reduzindo-o à questão do "desfecho", como se tudo o que se propusesse ao espectador fosse ir ver o filme para saber "como acaba" o que já lhe foi contado no "trailer" (enfim, os brados indignados de "spoiler! spoiler!" por essa Internet fora sempre que um texto refere pormenores decisivos do desenlace de um filme emanam desta, chamemos-lhe, "cultura").

O "trailer" de "Abraços Desfeitos" não funciona nada assim, pelo contrário: é quase uma assombração do filme, com a sua montagem pontuada por fundidos a negro e baseada em planos de sentido indecifrável, que pouco ou nada explicam da intriga - o plano de um cego a tactear o percurso num corredor iluminado ou abertura sobre uma fotografia a preto e branco de Penélope Cruz.

Ora aí está, portanto, um "trailer" capaz de criar uma aura de mistério em torno de um filme. Infelizmente, e para irmos agora, depois de tão demorada preparação, direitos ao assunto, o filme tem menos mistério. Há já uns anos que se tem a sensação de que Almodóvar se anda a mastigar, a "fazer Almodóvar" porque o que se espera dele é que faça "Almodóvar". Mas, e ainda que se pense que em Espanha há uma dezena de cineastas mais interessantes do que Almodóvar mas foi a ele que saiu a taluda de ser "a melhor coisa do cinema espanhol desde Buñuel" ou outro cliché parecido (o que não é incompatível com o reconhecimento do talento que ele obviamente tem), mesmo essa mastigação já foi melhor feita e com mais vigor (ainda o precedente "Voltar", por exemplo).

Com um argumento que mergulha em cheio nos temas e nos hábitos do Almodóvar de melodrama "sério" (um passado traumático revelado em "flashback" e prolongado num presente que tem tanto de solução como de expiação, a paixão atacada por um arrepio, a "sanguinidade" castelhana transformada em "anemia"), "Abraços Desfeitos" é singularmente falho de imaginação, com demasiada coisa a ser decidida em diálogos ensossos filmados em campos/contracampos neutros (o "racconto" é uma figura narrativa importante no filme, e até o põe em marcha, mas filmar um "racconto" é arte que exige um pouco mais do que ter apenas "gente a falar"). Sobre-escrito, seguramente, mas também sobre-explicado, com notas de rodapé "esclarecedoras" metidas a martelo (por exemplo: alguém menciona Arthur Miller e ouve como réplica "Arthur Miller, o dramaturgo americano que casou com Marilyn Monroe?"...).

Dois fantasmas (cinematográficos) assombram esta história sobre o dinheiro, o estrelato, a paixão e o ciúme (Penélope, secretária de um industrial que quer ser o seu Pigmalião e patrocina a sua entrada no cinema, para depois se desfazer em ciúmes que destroem tudo o que está em volta). O Douglas Sirk dos melodramas dos "fifties" e o Billy Wilder dos filmes em que, como em "Fedora", encharcou o "glamour" do "mundo do cinema" num pivete a casa mortuária. Fantasmas recorrentes no cinema de Almodóvar, mas a que ele já soube dar outra consistência e outra substância - o realizador cego, por exemplo, é um cliché que já só se aguenta em burlesco (como Woody Allen no "Hollywood Ending"). E a auto-paródia não está longe, ficando a dúvida, relativamente grave, de saber se é voluntária ou involuntária. Já a auto-citação, sim, é obviamente voluntária, com a convocatória para pequeníssimos papeis ("cameos") de figuras "clássicas" da almodovariana (Chus Lampreave, Rossy de Palma, Kitti Manver...). O que, juntamente, com o humor desbragado de algumas cenas dos "filmes no filme", faz pensar num "wishful thinking": Almodóvar, vergado ao peso da sua seriedade autorística, num filme onde está a pose toda mas onde quase nunca se vê a necessidade dos gestos que fazem a pose, a sonhar com a irreverência dos seus filmes de juventude?

E voltamos ao princípio: ver os planos do "trailer" integrados no contexto do filme é desapontante. Afinal, não tinham mistério nenhum. Isto é só meia piada: o "trailer" é melhor que o filme.

--
Elsa Cerqueira
Cineclube de Amarante»


Abraços Desfeitos - Trailer - (legendado em PT)

Três Cantos - Espectacular Homenagem de 3 Grandes Músicos Portugueses a Zeca Afonso!


Trailer - "TRÊS CANTOS AO VIVO"

Espectáculo - "3 Cantos"

José Mario Branco, Sergio Godinho e Fausto - "3 Cantos"

(Três Cantos homenageiam Zeca Afonso)

«"Três cantos" surge no mercado em CD e DVD

A reunião em palco de José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto, "Três cantos", que aconteceu em Outubro no Campo Pequeno, em Lisboa, surge no dia 7 de Dezembro num duplo CD e em edição especial DVD/CD/Livro.
Sérgio Godinho afirmou que o legado dos três músicos "é hoje transversal na música portuguesa", num leque que vai do fado ao hip-hop, passando pela canção de raiz tradicional, o jazz, ou o pop/rock.
"Hoje faz parte que também olhem para nós com uma vontade de conhecer e nesse sentido o nosso legado está diluído", disse.
José Mário Branco, por seu turno, afirmou: "O nosso legado é o que possa haver para a canção de qualidade, em que esse casamento das palavras com os sons musicais faça uma canção que possa elevar as pessoas".
"Canções que façam com que as pessoas se sintam melhores e maiores, é essa a função da arte: nivelar por cima", rematou o cantautor.
Talvez por isto tenha sido "este ano de crise global" o que marca uma reunião agendada e sempre adiada desde há seis anos.
"Por razões várias da agenda de cada um nunca aconteceu juntarmo-nos, mas foi este ano de crise económica e também de valores que espoletou o desejo de mostrar a nossa música, não como exemplo, não somos nenhuns salvadores da pátria, mas a vontade de fazer um projecto artístico-cultural e que isso bata nas pessoas e as faça sentir mais fortes e portanto mais apetrechadas", disse Sérgio Godinho.
José Mário Branco e Sérgio Godinho consideram que há nas canções dos três "uma espécie de chão que as pessoas podem pisar com segurança" e em que perpassa "uma herança cultural comum que passa pelo José Afonso".
Para Sérgio Godinho, José Afonso "podia ter sido o quarto canto, neste caso foi o público".
O autor de "Guerra e paz", um dos temas tocados no concerto, qualificou de "vibrante" o público, com quem "houve uma partilha extraordinária" e considera que "essa emoção passa muito bem", tanto na edição em CD como em DVD.
Dia 7 de Dezembro é editado um CD duplo com 22 canções do espectáculo e uma "edição especial limitada" que inclui um livro com fotos dos ensaios e dos concertos e um texto principal, da autoria do jornalista Nuno Pacheco, dois CD com o concerto e dois DVD.
Um DVD regista o concerto e o outro é o documentário "Tudo faz parte", realizado pelo filho de Sérgio, André Godinho, que regista o trajecto dos três músicos e o processo de trabalho do "Três Cantos".» in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1433600

16/12/09

Porto - Red Bull: Turismo do Norte estranha secretismo da decisão que Favorece a Capital Macrocefalista e Bafienta do Regime Socrático!



«Red Bull: Turismo do Norte estranha secretismo da decisão

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal considera que o secretismo com que a Red Bull Air Race decidiu a deslocalização para Lisboa «é uma falta de respeito atroz para a região Norte».

«As coisas foram feitas com um tal secretismo extraordinário que até parece que tinham alguma coisa para esconder», afirmou à Lusa Melchior Moreira, realçando que «é uma falta de respeito atroz com a região Norte e com as instituições que, ao longo de três anos, assumiram a projecção do evento.

Em declarações à Lusa, o presidente do Turismo do Porto lamentou »a falta de educação« da Red Bull, com quem »pensava existir uma plataforma de diálogo«.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=426333


Steve Jones - "Wins Red Bull Air Race Porto Gaia"


Pin It button on image hover