17/07/24

Arte Pintura - Fase artística inicial de Amadeo de Souza Cardoso, com uma pintura da vista do adro da igreja vista do altar e outra do jardim interior do Convento de Mancelos.



«Interessou-me explorar a obra inicial de Amadeo. Folheio o catálogo Raisonné, e fico parado a olhar para uma obra mergulhada de azuis, onde se sentem os ecos das atmosferas criadas pelos naturalistas portugueses, a paz de uma «[A] volta do mercado» (António da Silva Porto, 1886); um grupo de pessoas sai da igreja, apenas apontadas em pinceladas breves. 

Uma vista do altar da igreja de São Martinho de Mancelos, onde Amadeo é batizado a 16 de novembro de 1887, dois dias depois do seu nascimento. Viro mais umas páginas. 

Uma torre eleva-se sobre o casario. O catálogo da exposição de Paris de 1925 dá-lhe o nome de «Église»; e será óbvio para aqueles que já tiveram o prazer de visitar Mancelos que se trata da mesma igreja mencionada acima, da torre que vigia a última morada do artista, mas agora vista do seu claustro.Também nesta, a atmosfera é consistente, tão fria e montanhosa como a sua paisagem envolvente. 

Nestas, que o catálogo deixou como P5 (1910) e P16 (1909) respetivamente, Amadeo ainda estará longe das vanguardas, e do “de-tudo-um-pouco-ismo” que assumiu durante a sua carreira. Aqui, o pintor constrói, com pinceladas ainda pouco seguras, mas com a familiaridade de quem tem o espaço como parte de si mesmo, um dos seus edifícios formativos; a igreja como casa espiritual, e de uma grande importância para uma família de devotos católicos, como a de Amadeo. Mas ainda que sejam radicais as diferenças entre estas obras e as do seu período final de isolamento, já aqui se sente as vibrações de talento que se viriam a confirmar nos anos seguintes. 


Bibliografia 

Alfaro, C. (2007). Catálogo Raisonné: Amadeo de Souza-Cardoso: Fotobiografia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian & Assírio & Alvim. 

Almada Negreiros, J. (1916). “EXPOSIÇÃO amadeo de souza cardoso LIGA NAVAL DE LISBOA” in Vasconcelos, M. J. (coord.) (2016). Amadeo de Souza-Cardoso, Porto – Lisboa, 2016-1916. Lisboa: Museu Nacional de Soares dos Reis & Blue Book, pág. 292. 

Fonseca, C. (2016). Amadeo de Souza-Cardoso: O último segredo da arte moderna [Documentário]. RTP PLAY – 21/12/2017 (Acedido em 19/05/2018). 

Freitas, H. (2008). Catálogo Raisonné: Amadeo de Souza-Cardoso: Pintura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian & Assírio & Alvim. 

Souza-Cardoso, A. (1910a). Carta de Amadeo a Lucie, 1910. Colecção espólio de Amadeo de Souza-Cardoso. Lisboa: Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (Cota BA ASC 12/15). Disponível em: https://goo.gl/tL9JUH (Acedido em 23/03/2018). 

(1910b) Carta de Amadeo a Lucie, 1910. Colecção espólio de Amadeo de Souza-Cardoso. Lisboa: Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (Cota BA ASC 12/19). Disponível em: https://goo.gl/brfT3k (acedido em 23/03/2018).» in https://pontesdevista.wordpress.com/2018/05/22/o-bom-filho-a-casa-pintou-manhufe-e-mancelos-na-pintura-de-amadeo-de-souza-cardoso-1887-1918/

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