Médio vai envergar a camisola 15 em 2024/25.
Vasco Sousa vai continuar de Dragão ao peito. O médio de 21 anos renovou o contrato que o vincula ao FC Porto até 2027 e, à semelhança da referência Dmitri Alenichev, vai ser o camisola 15 do plantel comandado por Vítor Bruno e mais um exemplo da aposta no ouro da casa.
Natural de Paredes, o internacional sub-21 português deu os primeiros toques no Futebol Clube Cristelo antes de se mudar para Paços de Ferreira, onde permaneceu durante três épocas. Com 11 anos, abraçou o desafio proposto pelo Vitória de Guimarães e representou os conquistadores nos infantis, iniciados e no primeiro ano de juvenil.
Os 34 encontros disputados e os cinco golos marcados em 2018/19 cativaram o interesse do FC Porto, que o resgatou na temporada seguinte e fê-lo crescer nos sub-17 e nos sub-19 até lhe proporcionar a estreia como profissional a 7 de agosto de 2021, ao serviço do FC Porto B, na primeira jornada da segunda liga. O criativo entrou aos 83 minutos e marcou o golo que deu o empate (2-2) aos 90 frente ao Trofense. Três dias depois, renovou até 2025 e revelou o sonho de “jogar pela equipa principal do FC Porto no magnífico Estádio do Dragão”.
O talento demonstrado ao longo de 27 jogos na segunda divisão levou-o a afirmar-se entre os graúdos. Em 2022/23, participou em 32 encontros ao serviço dos bês, divididos entre segunda liga e Premier League International Cup, alinhou nos seis disputados na Youth League pelos sub-19 e cumpriu o objetivo que havia traçado anteriormente: na 19.ª jornada da Liga, a 5 de fevereiro de 2023, entrou para o lugar de Marko Grujic aos 88 minutos e jogou pela primeira vez no palco de sonho frente ao Vizela.
Três golos e duas assistências pintaram o retrato de Vasco na edição 2023/24 do segundo escalão. Dinâmico no meio-campo, tecnicamente evoluído e fundamental na aproximação à baliza contrária, o médio chamou a atenção de Vítor Bruno, que o convocou para a pré-época do plantel principal.
Na primeira semana, ainda no Olival, afirmou à comunicação social que se sente “feliz” e que “a renovação” seria “uma coisa natural” dependente do “trabalho bem feito”. Na segunda, já na Áustria, estreou-se a marcar frente aos húngaros do Tatabánya.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240725-pt-vasco-sousa-renova-ate-2027
Imagens da renovação: https://www.fcportotv.com/app/watch/5350870835?play=true
#fcporto #atletas #internacionais #médio #vascosousa #renovação
Sem comentários:
Enviar um comentário