25/07/24

Amarante Mancelos - A fase de modernismo e de geometrização da paisagem que Amadeo realizou inspirado na paisagem de Mancelos, Manhufe, nas casas da sua família.

(Vista frontal da Casa de Amadeu em Manhufe)


(Fotografia atual da Casa de Amadeo, a partir das vessadas traseiras a partir do ribeiro)


(«P23 – A Casa de Manhufe» (c. 1910) — Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) — Coleção Particular — ASC-BA: ASC 02/54 — In Freitas, H. (ed. 2008). Catálogo Raisonné Amadeo de Souza-Cardoso: Pintura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Assírio & Alvim.)


(«P44 – A Casa de Manhufe» (c. 1912-1913) — Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) — Coleção Particular, em depósito no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, Amarante —DEP. N.º 4 — In Freitas, H. (ed. 2008). Catálogo Raisonné Amadeo de Souza-Cardoso: Pintura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Assírio & Alvim.)


(«Cosinha da Casa de Manhufe» (1913) — Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) — 86P36 — © Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa / Museu Calouste Gulbenkian — Coleção Moderna.)


(«P45 – Casa do Ribeiro» (1913) — Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) — Coleção Particular — In Freitas, H. (ed. 2008). Catálogo Raisonné Amadeo de Souza-Cardoso: Pintura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Assírio & Alvim.)


«Prendo-me depois com as duas pinturas que Amadeo fez da sua própria casa, a Casa de Manhufe, a que o viu nascer, se acreditarmos nos registos paroquiais, às duas horas e meia da manhã, de dia 14 do dito mês. Essas, quando em confronto, mostram tão claramente a evolução vertiginosa; a primeira, de cerca de 1910, e a segunda de cerca de 1912-1913, dificilmente podiam ser mais diferentes, quando pensamos no tempo que separa a produção de ambas. 

 Na primeira (P23, segundo o catálogo), como que numa experiência impressionista, captura uma atmosfera de fim de tarde, quando o sol radiante e anguloso, tinta toda a paisagem de amarelos e laranjas; uma “luz intensa, desta terra cheia de coisas pitorescas.” (Souza-Cardoso, 1910b). Pinceladas mais rápidas, numa tela pequena e portátil, onde o pintor dedica tempo a definir apenas a torre acastelada, como marca identitária principal da casa; o resto do casario tosco, e a vegetação muitas vezes uma simples pincelada grossa. 

A segunda (P44) é já uma experiência completamente diferente. Amadeo geometriza a Casa de Manhufe que se avista “ao longe no alto de uma das montanhas do sopé do Marão (…) com o seu tipo acastelado, com o ar de quem vigia as montanhas aos pés” (Souza-Cardoso, 1910b) e a sua paisagem circundante. As linhas que passam os seus limites naturais, as formas destorcidas, o arvoredo altamente estilizado, conferem à obra uma identidade muito própria. Não há, também, como não mencionar uma das mais fantásticas obras de Amadeo: «a Cosinha da Casa de Manhufe» (P50, 1913). Do mesmo período da P44, a incessante geometrização das formas, a exploração dos vários planos, sagram a entrada definitiva de Amadeo pelo cubismo. Ainda em Manhufe, não muito longe, fica a Casa do Ribeiro, onde o pai de Amadeo lhe constrói um atelier. Também foi pintada (P45), em 1913, no mesmo estilo de P50. 

 Fica assim completa a tríade mais intensa da formação (portuguesa, entenda-se) de Amadeo de Souza-Cardoso: a casa onde nasceu, a que o viu ser batizado, e aquela onde trabalhou e tanto produziu. Nesse sentido, o pintor faz, numa das cartas que envia a Lucie, a confissão: “não imaginas o efeito que me tem produzido a minha terra desta vez” (Souza-Cardoso, 1910a). Hoje, felizmente, não precisamos de imaginar esse efeito: está patente no seu corpo de obra. A presença das suas raízes, em Manhufe, Mancelos, Amarante, Espinho, e a cor e luzes portuguesas, será a base a partir da qual Amadeo desenvolverá a sua estética. 

Ou então, somos apenas nós, portugueses, a tentar reclamar a nossa presença e importância para um percurso magnífico de um dos melhores artistas modernistas do século XX. A realidade é que já muito foi dito sobre Amadeo, sua vida e obra, mas havendo ainda tanto por se descobrir e por se discutir, a relevância é incontestável.


Bibliografia 

Alfaro, C. (2007). Catálogo Raisonné: Amadeo de Souza-Cardoso: Fotobiografia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian & Assírio & Alvim. 

Almada Negreiros, J. (1916). “EXPOSIÇÃO amadeo de souza cardoso LIGA NAVAL DE LISBOA” in Vasconcelos, M. J. (coord.) (2016). Amadeo de Souza-Cardoso, Porto – Lisboa, 2016-1916. Lisboa: Museu Nacional de Soares dos Reis & Blue Book, pág. 292. 

Fonseca, C. (2016). Amadeo de Souza-Cardoso: O último segredo da arte moderna [Documentário]. RTP PLAY – 21/12/2017 (Acedido em 19/05/2018). 

Freitas, H. (2008). Catálogo Raisonné: Amadeo de Souza-Cardoso: Pintura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian & Assírio & Alvim. 

Souza-Cardoso, A. (1910a). Carta de Amadeo a Lucie, 1910. Colecção espólio de Amadeo de Souza-Cardoso. Lisboa: Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (Cota BA ASC 12/15). Disponível em: https://goo.gl/tL9JUH (Acedido em 23/03/2018). 

(1910b) Carta de Amadeo a Lucie, 1910. Colecção espólio de Amadeo de Souza-Cardoso. Lisboa: Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (Cota BA ASC 12/19). Disponível em: https://goo.gl/brfT3k (acedido em 23/03/2018).» in https://pontesdevista.wordpress.com/2018/05/22/o-bom-filho-a-casa-pintou-manhufe-e-mancelos-na-pintura-de-amadeo-de-souza-cardoso-1887-1918/


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