03/07/24

F.C. do Porto Aquisições - Com um Campeonato Paulista de sub-17 e uma Copinha no currículo, Kaio Henrique chegou ao Dragão para se tornar o primeiro reforço do FC Porto B em 2024/25.



«KAIO HENRIQUE REFORÇA O FC PORTO B 
3 DE JULHO DE 2024 14:30

Lateral esquerdo de 18 anos assinou um contrato válido até 2029.

Com um Campeonato Paulista de sub-17 e uma Copinha no currículo, Kaio Henrique chegou ao Dragão para se tornar o primeiro reforço do FC Porto B em 2024/25. O lateral esquerdo de 18 anos rubricou um contrato válido até 2029 e vai ter o número 80 nas costas.

Natural de São Paulo, o esquerdino deu os primeiros passos no Corinthians, clube que representou desde os nove anos até à mudança para a Invicta. Visto como uma das grandes promessas do Timão, foi decisivo na conquista do Paulistão, em 2023, ao bater de forma exímia um livre direto que levou a final, jogada a duas mãos, para as grandes penalidades. Já este ano, ao serviço dos sub-20 do emblema alvinegro, participou na caminhada triunfal na Copinha e no Brasileirão da categoria.

“Muito feliz” por vestir a camisola do “maior clube de Portugal”, pelo qual espera “conquistar muitos títulos, Kaio mostrou-se “ansioso” para conhecer os companheiros de equipa e “fazer novos amigos”. O lateral, que se definiu como “um jogador muito bom nos duelos defensivos” com “capacidade para bater bolas paradas” e para “chutar de longe”, promete “raça” e garante que vai “dar o máximo” pelo FC Porto.


Focado em vencer desde o primeiro momento

“Estou muito feliz. Quero agradecer a Deus e à minha família por estar comigo. Estou no maior clube de Portugal e espero conquistar muitos títulos. Espero ajudar muito o clube e que corra tudo bem.”


A adaptação a uma nova realidade

“[O facto de a equipa ter mais brasileiros] vai ajudar-me muito. Espero dar-me bem com eles e que eles me ajudem muito. Ainda não falei com ninguém, mas estou ansioso e espero fazer novos amigos aqui. Quero crescer neste clube, adaptar-me bem e depois procurar o meu espaço e conquistar títulos.”


A referência Alex Sandro

“Gosto muito do Alex Sandro, que jogou aqui e chegou à seleção brasileira. Vou tentar seguir as pisadas dele.”


As valias que pode aportar ao plantel

“Sou um jogador muito bom nos duelos defensivos, tenho capacidade para bater bolas paradas e gosto de chutar de longe. Podem esperar muita raça e vontade de mim. Vou dar o meu máximo.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240703-pt-kaio-henrique-reforca-o-fc-porto-b


Resumo da apresentação: https://www.fcportotv.com/app/watch/7546630904?play=true


#fcporto    #equipab    #aquisições    #lateral    #esquerdo    #kaiohenrique    

#corinthians     #sãopaulo

F.C. do Porto Eventos - Rui Moreira recebeu os Órgãos Sociais do FC Porto na Câmara Municipal do Porto.



«“O FC PORTO FAZ PARTE DO CORAÇÃO DA CIDADE” 
2 DE JULHO DE 2024 13:31

Rui Moreira recebeu os Órgãos Sociais do FC Porto na Câmara Municipal.

A Câmara Municipal do Porto e o principal clube da cidade pretendem “construir uma colaboração estratégica” em nome do “desporto e da saúde”, por isso mesmo Rui Moreira recebeu André Villas-Boas nos Paços do Concelho para fomentar o “papel agregador extremamente importante que o FC Porto sempre desempenhou”.

Desejoso de que o emblema portista “volte a construir a presença que sempre teve na cidade e que é fundamental para as duas partes”, o autarca portuense falou do futebol como “um grande elevador social” de “uma cidade democrática, liberal e virada para o futuro” que tem o FC Porto como “grande bandeira” e “grande baluarte”. “Tudo faremos para contribuir para o sucesso desportivo e social do FC Porto”, garantiu Rui Moreira.


Executivo azul e branco

“Receber aqui a Direção do FC Porto é, para nós, um momento muito especial. O FC Porto não é o único clube da cidade, mas aquele que transporta o nosso nome fora de portas, a nível internacional, e faz parte do coração da cidade. Mesmo as pessoas que não são portistas, por acaso o nosso executivo é todo portista, reconhecem a importância do clube na cidade a nível desportivo e no impacto social e económico que sempre teve. Por isso é que a Câmara Municipal valoriza tanto a vinda cá do FC Porto e a relação que temos procurado construir com o clube.”


De portas abertas aos portistas

“Quando nós chegámos, há onze anos, as relações eram marcadas por distanciamento, hostilidade e conflituosidade. Não se abriam as portas aos títulos do FC Porto, havia um ressentimento que conseguimos destruir, acabámos com essa guerra que não fazia sentido, e sempre tivemos um enorme respeito. O FC Porto e a Câmara são entidades diferentes e temos muito respeito pelo papel do FC Porto, mas nunca iremos interferir na dinâmica de um clube que vai muito além do município. O FC Porto tem adeptos na região Norte, na Área Metropolitana, adeptos por todo o lado. Nunca houve, nem deve haver, uma tentativa de apropriação do município. Antes deve haver uma colaboração estratégica que vamos procurar construir, porque valorizamos muito o desporto e a saúde. Temos feito grandes investimentos nessa matéria em que o FC Porto é praticamente omnipresente.”


O outro lado do futebol

“Os miúdos, os graúdos e as famílias identificam-se com os sucessos do FC Porto e não é possível ter uma estratégia para a cidade que não esteja articulada com o seu maior clube. É isto que sempre pensámos, continuamos a pensar, já fizemos progressos em aspetos como as Piscinas de Campanhã, mas há mais coisas que poderemos fazer. Quando pensamos no futebol há quem diga que ele é maltratado, que há um extremismo ali à volta e que há violência no futebol. Isso é verdade, mas também é verdade que muitas famílias só se conseguem encontrar e conversar falando de futebol juntos. Há aqui um papel agregador extremamente importante que o FC Porto sempre desempenhou e sei que com esta Direção isso será aprofundado.”


Um clube patriota

“Esperamos que este novo FC Porto, não esquecendo as glórias do passado mas olhando ao futuro, saiba desempenhar essa função. É uma função ligada ao associativismo e esperamos que o FC Porto, na relação com os clubes de bairro, volte a construir a presença que sempre teve na cidade e que é fundamental para as duas partes. O desporto é possível se formos capazes de agregar os melhores e de ajudar os miúdos. Esse papel é extremamente importante para retirar as pessoas das más práticas de rua. O futebol foi sempre isso, um grande elevador social da cidade. Eu tinha um familiar na primeira equipa campeã do FC Porto, o meu tio-bisavô Nunes, que escondia o seu nome porque não queria ser reconhecido. Ele queria ser como os outros e isso é fundamental numa cidade democrática, liberal e virada para o futuro. As próprias cores do FC Porto transportam essa imagem, são as cores do liberalismo da cidade. Essa forma quase patriótica como o FC Porto olha para a cidade é fundamental para o futuro.”


Baluarte da Invicta

“Quero garantir ao presidente André Villas-Boas que tudo faremos para contribuir para o sucesso desportivo e social do FC Porto. Muita gente pergunta quantos sócios tem o FC Porto, isso é importante mas não é tudo o que importa. O que importa é ter essa sensação dos adeptos e das pessoas que sentem quando se ganha, quando se abrem as praças e as portas da cidade. É a nossa grande bandeira, o nosso grande baluarte, e é uma marca indelével do Porto. A cidade tem algumas instituições fundamentais e seguramente que o FC Porto é uma delas. Esta relação é importantíssima a nível social, económico e desportivo. Contem connosco na promoção de uma marca fundamental para todos nós e muito obrigado pela vossa presença.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240702-pt-o-fc-porto-faz-parte-do-coracao-da-cidade


Resumo do evento: https://www.fcportotv.com/app/watch/5332870521?play=true


#fcporto    #câmaramunucipal    #porto    #cidade    #ruimoreira    #andrévillasboas    

#receção     #união    #baluarte

02/07/24

Amarante Mancelos - Uma grata recordação de uma atividade da Stay to Talk | Instituto de Imersão Social, em setembro de 2018, no adro da Igreja Românica de Mancelos.

(Uma grata recordação que a Carolina Mendes me enviou de um evento da Stay to Talk, Instituição da qual ela é a CEO, no Convento e Igreja Românica de Mancelos)


F.C. do Porto Basquetebol - Depois da renovação de Tanner Omlid, chegou a vez de Gonçalo Delgado reforçar o grupo de trabalho às ordens de Fernando Sá e concretizar a mudança para um emblema com adeptos de elite que “apoiam a equipa nos bons e maus momentos”.



«“QUEREMOS GANHAR TODAS AS COMPETIÇÕES” 
2 DE JULHO DE 2024 11:01

Gonçalo Delgado e Mário Santos apontaram à conquista de títulos em 2024/25.

O plantel de basquetebol do FC Porto continua a ganhar forma. Depois da renovação de Tanner Omlid, chegou a vez de Gonçalo Delgado reforçar o grupo de trabalho às ordens de Fernando Sá e concretizar a mudança para um emblema com adeptos de elite que “apoiam a equipa nos bons e maus momentos”. Desejoso de “alcançar os objetivos estabelecidos pela equipa”, o poste internacional português mostra-se “muito feliz” por ingressar “num clube tão grande como o FC Porto”.

Lado a lado com o atleta de 26 anos que assinou até 2027, Mário Santos falou numa “aposta do FC Porto para melhorar a equipa de basquetebol, tornando-a mais competitiva e dando oportunidade aos jogadores portugueses de brilharem nas equipas principais” e numa “oportunidade para as duas partes”. “A carreira nacional e internacional do Gonçalo, assim como o percurso na seleção, permite enquadrá-lo facilmente nos objetivos e na pressão que é representar o FC Porto”, explicou o diretor desportivo das modalidades.


Gonçalo Delgado

Radiante pelo reconhecimento

“É algo muito bom, que me deixa muito feliz. Foi uma notícia que me deixou muito contente, porque é sinal de que reconhecem o meu trabalho num clube tão grande como o FC Porto.”


Casamento perfeito

“O FC Porto disputa competições europeias, é uma equipa muito maior do que aquela onde eu jogava anteriormente e por isso é tudo perfeito.”


Trabalhar com Fernando Sá

“Já tinha jogado contra equipas dele algumas vezes, mas claro que é sempre diferente ser treinado pelo Fernando Sá e espero que consigamos alcançar os objetivos estabelecidos pela equipa.”


Vontade de aprender

“Aconteceram coisas muito boas porque também tive colegas muito bons com quem joguei e aprendi imenso. Enquanto não tive muito tempo de jogo dediquei-me a observar os meus colegas e adaptei o meu jogo para ser melhor.”


Rei das tabelas

“Queremos ganhar todas as competições em que estamos inseridos. A nível individual acho que poderei contribuir com muitos ressaltos.”


O Dragão Arena

“Os adeptos do FC Porto são muito bons, vêm sempre ao pavilhão e apoiam a equipa nos bons e maus momentos. Isso é o melhor de tudo.”


A ajuda de Miguel Queiroz

“É muito importante poder contar com ele, é o capitão da seleção nacional e estou super habituado a treinar com ele. Não poderia pedir melhor, joga numa posição parecida com a minha e este é o cenário ideal.”


Mário Santos

Os melhores do país

“É uma aposta do FC Porto para melhorar a equipa de basquetebol, tornando-a mais competitiva e dando oportunidade aos jogadores portugueses de brilhar nas equipas principais. É esse o nosso caminho, o Gonçalo tem vindo a destacar-se e queremos que esta seja uma oportunidade para as duas partes: para o FC Porto e para ele, de jogar num clube que luta por títulos.”


Experiência dentro e fora de portas

“A carreira nacional e internacional do Gonçalo, assim como o percurso na seleção, permite enquadrá-lo facilmente nos objetivos e na pressão que é representar o FC Porto. Pensamos que ele poderá dar mais um passo na evolução.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240702-pt-queremos-ganhar-todas-as-competicoes


Resumo do evento: https://www.fcportotv.com/app/watch/458579662?play=true


#fcporto    #basquetebol    #contratação    #gonçalodelgado    #poste    #portugal    

#internacional     #portugal    #póvoa

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Guarda-redes do FC Porto, Diogo Costa, defendeu três penáltis e garantiu a passagem de Portugal aos “quartos” do Europeu.



«DIOGO COSTA, A MURALHA NACIONAL 
1 DE JULHO DE 2024 22:53

Guarda-redes do FC Porto defendeu três penáltis e garantiu a passagem de Portugal aos “quartos” do Europeu.

Diogo Costa, Diogo Costa, Diogo Costa, Diogo Costa. O guarda-redes do FC Porto defendeu uma ocasião soberana de Sesko que manteve Portugal vivo na competição aos 115 minutos, travou os três penáltis cobrados pela Eslovénia na disputa da marca dos onze metros e assegurou a passagem da seleção nacional aos quartos de final do Europeu. No final, foi naturalmente brindado com o prémio de Homem do Jogo. Pepe foi titular e saiu aos 118 minutos, Francisco Conceição rendeu Rafael Leão aos 76.

O 99 portista, que já se tinha tornado o primeiro guarda-redes da história da Champions a defender três penáltis na mesma edição da prova, tornou-se agora o primeiro guardião a defender três grandes penalidades e a não sofrer qualquer golo numa disputa dos onze metros no Campeonato da Europa.

No final do encontro, o número um nacional mostrou-se “muito feliz” por ajudar Portugal e revelou que seguiu “o instinto” apurado nos penáltis: “Estes são os jogos mais difíceis porque estamos muito tempo sem tocar na bola. Estava focado em aproveitar a oportunidade quando surgisse. Gastei toda a minha energia nisso. Estou muito contente acima de tudo por ajudar a equipa e quero dedicar este jogo à minha família, que é o meu suporte. É uma motivação extra. Da minha parte, trabalho nunca irá faltar. Mato-me a trabalhar e a acreditar em mim. É verdade, [foi um dos jogos mais felizes da minha carreira]. Foi o jogo em que mais consegui ajudar a minha equipa e é nisso que me foco. O trabalho compensa tudo. É família, trabalho e muita dedicação no dia a dia. Neste jogo, segui o meu instinto, achei que o devia fazer e ainda bem. Estou muito feliz por ajudar a equipa, é o que mais me importa”.

Segue-se um duelo com a França, marcado para as 20h00 de sexta-feira (TVI). A reedição da final de 2016 terá lugar no Volksparkstadion, em Hamburgo, onde Lucho González desferiu um pontapé memorável em 2006.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240701-pt-diogo-costa-a-muralha-nacional


Melhor em Campo: https://www.fcportotv.com/app/watch/4409083991?play=true


#fcporto    #diogocosta    #seleção    #nacional    #herói    #apuramento    #quartos

#campeonato    #europeu

01/07/24

F.C. do Porto Bilhar: F.C. do Porto 1 vs Varde BK 3 - F.C. do Porto perdeu contra o Varde BK na final da Taça da Europa de Clubes.



«TRICAMPEONATO FUGIU POR MILÍMETROS 
30 DE JUNHO DE 2024 18:35

FC Porto perdeu contra o Varde BK na final da Taça da Europa de Clubes (1-3).

A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto sofreu um desaire frente ao Varde BK e não repetiu os feitos alcançados em 2022 e 2023. Na final da Taça da Europa de Clubes, em plena Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, o conjunto da casa venceu confortavelmente na primeira mesa, perdeu a terceira por larga margem e viu o resultado nas pares sorrir ao adversário dinamarquês que acabou por lhe suceder como campeão europeu.

Ao contrário do que havia acontecido nas sessões anteriores, Rui Manuel Costa não entrou da melhor forma e viu-se confrontado com um atraso impossível de reverter. Ao cabo de 20 entradas, Dion Nelin superiorizou-se ao detentor do título individual e vencedor da Taça de Portugal por claros 40-16.

Na mesa um, o duelo de titãs entre Dick Jaspers e Eddy Merckx também foi mais desequilibrado do que se esperava. Para gáudio da plateia que preenchia as bancadas, o neerlandês somou 11 carambolas seguidas logo no arranque e superiorizou-se ao adversário belga após somente 21 entradas.

Torbjörn Blomdahl e Jean Paul De Bruijn protagonizaram o duelo mais emotivo da tarde na segunda mesa. Fruto de algumas decisões infelizes e de muito azar, nomeadamente nas bolas falhadas por milímetros ao 37-35 e ao 37-38, o sueco deixou fugir a boa vantagem de que chegou a dispor e viu o neerlandês chegar primeiro às 40 carambolas. Chamado à mesa para empatar e resgatar meio ponto, Blomdahl desperdiçou a oportunidade e os dinamarqueses fizeram o 2-1.

Obrigado a ganhar para manter viva a esperança de revalidar o título continental, José Miguel Soares anulou um atraso que chegou a parecer irrecuperável e deixou o marcador à distância mínima. Allan Schrøder não aproveitou o repique que prejudicou o vice-campeão nacional, permitindo o regresso do jovem Dragão aos panos (37-38), mas demonstrou maior acerto daí em diante e fechou o resultado da mesa que garantiu a vitória dinamarquesa (37-40).

Eis os parciais da vitória nórdica:

Dick Jaspers 40-21 Eddy Merckx

Torbjörn Blomdahl 37-40 Jean Paul De Bruijn

Rui Manuel Costa 16-40 Dion Nelin

José Miguel Soares 37-40 Allan Schrøder» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240630-pt-tricampeonato-fugiu-por-milimetros


Resumo da Final: https://www.fcportotv.com/app/watch/5499396354?play=true


#fcporto    #bilhar    #academia    #dragão    #final    #qualificação    #dickjaspers    

#ruimanuelcosta    #josémiguelsoares    #torbjörnblomdahl     #europeu     #vardebk

F.C. do Porto Boxe - Hugo Costa e José Bolela estiveram em grande destaque na Matosinhos Fight Night, o maior evento alguma vez realizado no Centro de Artes Marciais e Desportos de Combate daquele município.



«HUGO COSTA E JOSÉ BOLELA BRILHAM NA FIGHT NIGHT 
30 DE JUNHO DE 2024 17:04

Pugilistas do FC Porto venceram dois adversários espanhóis em Matosinhos.

Hugo Costa e José Bolela estiveram em grande destaque na Matosinhos Fight Night, o maior evento alguma vez realizado no Centro de Artes Marciais e Desportos de Combate daquele município.

Frente a Arahsi Delgado e Juan Areal, perante mais de 400 fãs de boxe, os pugilistas do FC Porto deram tudo o que tinham e alcançaram duas vitórias aos pontos após cinco rounds em neo-profissional.

Hugo Costa, atual campeão de Portugal na categoria de 75kg, manteve sempre a tranquilidade demonstrada aquando da entrada no ringue, enquanto Arahsi Delgado, atleta mais experiente, parecia mais confiante. Aproveitando a compleição física que o beneficia, portista encurtou a distância para o espanhol, que revelou ter capacidade de encaixe até ao terceiro assalto, quando Hugo Costa o fez cair.

José Bolela, detentor do título nacional dos 67kg, ditou sempre o ritmo do combate e obrigou o rival a utilizar todo o ringue para evitar males maiores. Mesmo assim, o triunfo final sorriu ao atleta azul e branco.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240630-pt-hugo-costa-e-jose-bolela-brilham-na-fight-night


#fcporto    #boxe    #vitórias    #hugocosta    #josébolela    #fightnight    #matosinhos